Consumo no Brasil volta aos níveis de 2010

Leia em 2min 40s

Com as famílias endividadas e o fantasma do desemprego rondando a economia, o consumo - que já foi o motor de crescimento do País - deve chegar ao fim deste ano no mesmo nível de 2010. Um retrocesso de seis anos, se descontada a inflação. Nesse período, o mercado consumidor brasileiro encolheu R$ 1,6 bilhão, valor que se aproxima, em dólares, do PIB da Argentina.

A expectativa para este ano é que o total de gastos dos brasileiros com produtos e serviços chegue a R$ 3,9 trilhões, segundo projeções da IPC Marketing. “A queda que houve em 2015 e a que é esperada para este ano anulam o crescimento que ocorreu entre 2011 e 2014”, diz Marcos Pazzini, responsável pelo estudo e diretor da consultoria.

O consumidor, na prática, já percebeu isso. O carrinho de supermercado não é mais o mesmo, o plano de trocar de carro ou de comprar um imóvel foi adiado, as férias no exterior voltaram a ser uma meta de longo prazo. “Uma das diferenças dessa crise é que, agora, o brasileiro tem uma sensação de perda muito maior”, diz Renato Meirelles, do instituto Data Popular.

Por quatro anos consecutivos, de 2011 a 2014, a taxa de crescimento do consumo das famílias superou o desempenho do PIB. No ano passado, pela primeira vez, o consumo caiu 4% e superou a retração do PIB, de 3,8%.

Para 16 de 22 categorias de produtos analisadas, o consumo é ainda mais baixo que o nível de 2010. Entre elas, estão despesas com vestuário, recreação e cultura, mensalidades escolares, alimentação no domicílio e gastos com viagens.

O que aconteceu no setor automotivo é emblemático para entender esse processo de ascensão e queda do consumo, diz o economista José Roberto Mendonça de Barros, sócio da MB Associados. “O governo não entendeu que a demanda começou a cair e continuou estimulando a capacidade de produção”, diz. Hoje, as montadoras estão preparadas para produzir 5 milhões de unidades por ano, mas fazem apenas 2 milhões. No setor, a estimativa é de que se leve uma década para retomar os níveis recordes de venda.

Em quanto tempo o mercado consumidor como um todo vai se recuperar é uma previsão que os economistas ainda não conseguem fazer. “As famílias estão muito endividadas. Primeiro, terão de pagar suas contas para depois voltar a consumir”, diz Zeina Latif, economista chefe da XP Investimentos. “Será uma recuperação lenta.”

O caminho, dizem os economistas, pode ser mais curto do que se imagina se a equipe do presidente em exercício Michel Temer conseguir, como vem dizendo, retomar a confiança do mercado. “Esse é um fator que não é possível medir, mas pode ser um acelerador”, diz Adriano Pitoli, da consultoria Tendências. Essa, diz ele, é uma forma de subir o abismo de elevador e recuperar parte do mercado consumidor com certa agilidade. Os últimos andares, no entanto, só dá para subir de escada e os degraus não facilitam. “É preciso estabilizar a economia, fazer o ajuste fiscal, reduzir taxa de juros, controlar a inflação, não tem outra saída.”

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Sobe e desce de preços nas feiras livres desafiam comerciantes

                    ...

Veja mais
Soja impulsiona inflação do atacado no IGP-10 de maio, aponta FGV

O avanço dos preços da soja fez com que a inflação atacadista acelerasse no Índice Ge...

Veja mais
Produção de açúcar maior é projetada para safra atual

As usinas da região centro-sul têm aumentado o foco na produção de açúcar nesta...

Veja mais
Mercado interno se torna um campo fértil para venda de milho neste ano

No início do ano, quando as cotações do milho para a safrinha que seria colhida em meados de junho ...

Veja mais
Cena latino-americana muda o e-commerce

A recessão no Brasil, as eleições na Argentina e a chegada da Amazon no México mudaram, ano ...

Veja mais
Indicador de atividade recua pela 15ª vez seguida

Ao atingir 134,35 pontos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março, conhec...

Veja mais
RIO: Terminais de consulta de preços podem ser obrigatórios em supermercados

Supermercados e hipermercados do estado podem ser obrigados a ter terminais de consulta de preços para os consumi...

Veja mais
As estratégias para incentivar a compra

Com a retração econômica, consumidores se mostram mais cautelosos no momento da compra. Para tentar ...

Veja mais
Liberados, queijos, salames e doces devem reativar comércio na fronteira

Um dia após a liberação de alguns produtos como queijos, salames, peixes, doce de leite e derivados...

Veja mais