Indicador de atividade recua pela 15ª vez seguida

Leia em 2min 30s

Ao atingir 134,35 pontos, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de março, conhecido como a "prévia do PIB", atingiu o pior resultado para todos os meses desde janeiro de 2010.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira pelo Banco Central (BC). No mesmo dia, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) antecipou o seu Monitor PIB, que deveria ser publicado no dia 17 de maio. O indicador, que estima o desempenho do Produto Interno Bruto, aponta que a economia do País encolheu 0,3% no primeiro trimestre de 2016 em relação ao quarto trimestre de 2015.

No caso do IBC-Br, o recuo de março foi o 15º consecutivo. O índice teve baixa de 0,36% ante fevereiro, com ajuste sazonal, quando estava em 134,84 pontos. O indicador serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Trimestre

O IBC-Br registrou baixa de 1,44% no acumulado do primeiro trimestre, na comparação com o resultado dos três meses anteriores, pela série ajustada do Banco Central.

Na comparação de janeiro a março com igual período de um ano antes, o resultado do índice foi de queda de 6,27% pela série observada. Já no acumulado de 12 meses até março, pelo dado sem ajuste, a queda é de 5,26%.

Como de costume, o Banco Central revisou dados do Índice de Atividade Econômica na margem, na série com ajuste. Em fevereiro, o percentual passou de -0,29% para -0,33%. Em janeiro, o percentual passou de -0,68% para 0,67%. Em dezembro, o resultado foi alterado de -0,17% para -0,21%.

Em novembro, o dado passou de -0,86% para -0,90. Em outubro, por sua vez, mudou de uma queda de 0,10% para baixa de 0,11%.

Em setembro, a retração de 0,73% na economia passou para uma queda de 0,76. Em agosto, a redução passou de 0,41% para 0,40%. A taxa de julho continuou em -0,39%.

Desafios continuam

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) alertou na última sexta-feira que o presidente interino Michel Temer enfrenta desafios similares aos de Dilma Rousseff em seu governo, como restaurar a credibilidade, mudar a trajetória de crescimento e reverter a deterioração fiscal.

"O elevado grau de incerteza e a natureza fluida da dinâmica política deriva tanto do processo de impeachment quanto das investigações de corrupção que atingiram importantes políticos", destacou a analista Lisa Schineller em relatório.

Lisa afirmou que esses dois fatores pesam sobre a economia brasileira, afetando tomadas de decisões sobre políticas econômicas, prejudicando a confiança do setor privado e restringindo o investimento.

Temer promoveu na última sexta-feira a sua primeira reunião ministerial, após assumir interinamente a Presidência na véspera com um discurso que tratou das reformas necessárias para tirar a economia da recessão e restabelecer a credibilidade e a confiança dos agentes econômicos no Brasil.

A S&P rebaixou o rating do Brasil em fevereiro para "BB", de "BB+", alertando para desafios políticos e econômicos consideráveis, deixando o Brasil ainda mais longe do selo de bom pagador e afastando investidores do País.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Produção de açúcar maior é projetada para safra atual

As usinas da região centro-sul têm aumentado o foco na produção de açúcar nesta...

Veja mais
Mercado interno se torna um campo fértil para venda de milho neste ano

No início do ano, quando as cotações do milho para a safrinha que seria colhida em meados de junho ...

Veja mais
Cena latino-americana muda o e-commerce

A recessão no Brasil, as eleições na Argentina e a chegada da Amazon no México mudaram, ano ...

Veja mais
RIO: Terminais de consulta de preços podem ser obrigatórios em supermercados

Supermercados e hipermercados do estado podem ser obrigados a ter terminais de consulta de preços para os consumi...

Veja mais
As estratégias para incentivar a compra

Com a retração econômica, consumidores se mostram mais cautelosos no momento da compra. Para tentar ...

Veja mais
Liberados, queijos, salames e doces devem reativar comércio na fronteira

Um dia após a liberação de alguns produtos como queijos, salames, peixes, doce de leite e derivados...

Veja mais
Sinais tímidos de volta da confiança do consumidor

Embora a maioria dos indicadores do setor de serviços em geral e do comércio varejista em particular conti...

Veja mais
Vendas no varejo nos EUA têm em abril maior avanço mensal desde março de 2015

As vendas no varejo aumentaram 1,3% em abril ante o mês anterior nos Estados Unidos, para o valor sazonalmente aju...

Veja mais
Indústria e comércio reagem com otimismo

O afastamento de Dilma Rousseff do cargo traz otimismo ao mercado local. Jairo Ribeiro, da Diretoria do Ciesp/Fiesp em L...

Veja mais