BR Malls estima venda estável no 3º trimestre

Leia em 3min 20s

                                    Administradora apontou alta de 10,6 % no lucro líquido de abril a junho. Segundo dados do Ibope Inteligência, no primeiro semestre houve aumento de 1,3% no fluxo de pessoas nos shoppings



São Paulo - A administradora de shopping centers BR Malls viu em julho um fluxo "muito bom" de clientes em seus empreendimentos, mas estima que as vendas no conceito mesmas lojas do terceiro trimestre sejam semelhantes às dos três meses anteriores."O que estamos ouvindo de lojistas é que foi um mês [julho] bom", afirmou o presidente da administradora, Carlos Medeiros em teleconferência com analistas.

Segundo Medeiros, o bom fluxo no mês passado foi verificado ao contabilizar a utilização do estacionamento dos empreendimentos da administradora. "Pelos dados dos estacionamentos, vemos que julho foi um mês muito bom em termos de fluxo nos shoppings. Mas acho que isso não é uma indicação de que esteja havendo uma inflexão nas vendas mesmas lojas. As vendas mesmas lojas do segundo trimestre devem continuar no terceiro trimestre", acrescentou ele à Reuters.

Segundo o índice da atividade comercial em shopping para o mês de junho - divulgado anteriormente pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo -, caiu levemente -0,3% em relação a junho do ano anterior. No acumulado do primeiro semestre, o índice registra alta de 1,3% na comparação com o mesmo período de 2014, mas apresenta tendência de queda.

"O resultado do primeiro semestre deve ser comemorado pelo setor. Frente ao clima de incerteza que o momento econômico projeta sobre o consumidor em geral, é surpreendente que a variação de fluxo de clientes mantenha-se em níveis positivos. Vamos torcer para que no segundo semestre os resultados se mantenham acima da linha vermelha", disse em nota, a diretora de geonegócios do Ibope Inteligência, Márcia Sola.

Inadimplência

Medeiros afirmou ainda que espera continuidade na queda da inadimplência por locatários nos shoppings da BR Malls nos próximos trimestres devido a melhorias nos processos de cobrança, após índice de 3,7% no segundo trimestre, abaixo dos 4,4% apurados entre janeiro e março.

Porém, ele comentou que vai ser "difícil" o nível de calotes cair aos mesmos patamares de dois anos atrás, diante da fraqueza atual da economia. A BR Malls divulgou uma alta de 10,6 % no lucro líquido do segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado, mas em termos ajustados o lucro caiu 18 % na mesma base de comparação.

Segundo informou Medeiros, a BR Malls está promovendo estratégia de venda de participações menores em seus shoppings para usar os recursos para reduzir o endividamento da companhia em um momento de juros elevados do País. "Hoje faz mais sentido usar capital excedente para reduzir dívida do que usar para outra coisa", disse o executivo, acrescentando que a estratégia poderá mudar a partir de 2017, quando espera-se um recuo dos juros da economia.

Concorrente

Outra líder do setor, a Multiplan viu as vendas dos shoppings que administra totalizarem R$ 3,2 bilhões de abril a junho, ou seja, alcançaram uma alta de 4,8%. No segundo trimestre, as vendas cresceram um total de 84%. O aumento é resultado da entrega de expansões, mudanças no mix de lojistas e consolidação de novos shoppings da Multiplan. Como destaque, o complexo de escritórios Morumbi Corporate atingiu no período 90% da área bruta locável (ABL) e registrou R$ 15 milhões em locação, em comparação a R$ 10,1 milhões no mesmo período de 2014.

A baixa disponibilidade de lojas desencadeou em pequenas expansões em seis shopping centers da marca, totalizando 10.228 metros quadrados de ABL no curto prazo, informou a empresa na divulgação de seus resultados.

Vacância

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o segmento prospera no País. Enquanto o comércio aponta o fechamento significativo de operações no varejo, nos shoppings a taxa de vacância (locais vagos para locação) não passou de 4% no primeiro semestre deste ano. Atualmente, o Brasil conta com 527 shoppings e para este ano a entidade estima que mais 16 novos centros no País.



Veículo: Jornal DCI


Veja também

TPV lança televisor da Philips para estimular venda no semestre

A TPV, fabricante de televisões da marca Philips, aposta no lançamento de uma nova linha de produtos para ...

Veja mais
44% dos brasileiros planejam gastar menos com presente

Os gastos do brasileiro no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, dia 9, serão mais modestos do que ...

Veja mais
Novo cenário do atacado

                    ...

Veja mais
Marca popular e embalagens maiores

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Oferta só para quem é fiel

                    ...

Veja mais
Marca própria está em alta

                    ...

Veja mais
Empresas se preparam para período de volta às aulas

- Atenta ao período de vendas de volta às aulas deste segundo semestre, a Armarinhos Fernando diz que as l...

Veja mais
Produção de flores no Rio Grande do Sul aposta em tecnologia para driblar o frio e cultivar o ano todo

                    ...

Veja mais
Postos ampliam a participação de serviços em suas operações

                    ...

Veja mais