Marca própria está em alta

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                                Produtos sem a chancela de rótulos famosos têm preço até 30% menor e ganham mais espaço


 Em tempos de crise econômica, com emprego em baixa e inflação em alta, a ordem é uma só: economizar. E o consumidor tem utilizado as mais variadas estratégias para gastar menos. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), Neide Montesano, seja para reduzir a despesa ou manter as compras, o consumidor está optando pelas marcas mais baratas. “É aí que as marcas próprias, que podem chegar a ser até 30% mais baratas que as tradicionais, ganham mais espaço”, explica Neide. O ganho médio com a aquisição desses produtos é de 15% a 20%. Atualmente, existem mais de 60 mil itens de marca própria (que têm o selo do supermercado).

Neste ano, enquanto vários setores devem fechar no vermelho ou ter um crescimento modesto, a previsão da entidade é de alta nas vendas de 10% a 15%. Em 2014, o faturamento desses produtos chegou a R$ 4 bilhões. “Estamos crescendo ano a ano. Em 2006, nosso faturamento era de R$ 1,6 bilhão. Com a crise, os produtos de marca própria acabam sendo uma alternativa para a inflação. Logo, o nosso crescimento deve ser mais acelerado neste ano”, observa Neide. E para encontrar as marcas próprias, basta ir aos supermercados. No Walmart, por exemplo, mais de mil itens são marca própria – Great Value, +Ekonomico; Sentir Bem, Equate e Parents Choice, rações Pure Balance e Special Kitty – fazem parte da lista, segundo o diretor de marca própria do Walmart Brasil, Gerard Antonius Eysink.

Ferramenta. Para Eysink, a marca própria é uma eficiente ferramenta de fidelização de clientes. “Esses produtos conquistam cada vez mais adeptos e custam entre 5% a 35% menos que os produtos das marcas líderes e é uma aposta do Walmart para as famílias que buscam qualidade e preço mais baixo”.

Para economizar

O coordenador do MBA de Finanças da Universidade Fumec, Alexandre Pires, dá dicas para economizar nas compras:

- Pense bem antes de comprar e analise o que é de fato necessário adquirir

- Pesquise o preço

- Faça uma lista para evitar comprar o que não deve (compras por impulso)

- Veja o quanto você pode gastar, tenha um orçamento prévio

- Busque alternativas em produtos de promoção, embalagens econômicas e marcas mais baratas

Participação

Vendas. Hoje, a marca própria responde por 11% das vendas do varejo alimentar do Grupo Pão de Açúcar (bandeiras Extra e Pão de Açúcar). Há cinco anos, girava em torno de 6%.



Veículo: Jornal Diário de Pernambuco





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