Soja, milho e minério de ferro puxam IGP-10 de março para o alto

Leia em 1min 10s

A inflação atacadista acelerou em março, influenciada principalmente pelo encarecimento da soja e do milho e pela queda menos intensa nos preços do minério de ferro. O resultado levou o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) a subir 0,83% neste mês, após alta de 0,43% em fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV)

 

 



De acordo com a instituição, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) avançou 0,75%, ante aumento de 0,03% na mesma base de comparação. As maiores pressões vieram das matérias-primas brutas (-1,26% para 0,88%), com destaque para soja (-7,79% para 4,29%), minério de ferro (-4,45% para -0,47%) e milho (-2,23% para 3,24%). No sentido contrário, destacaram-se mandioca (18,09% para 1,01%), bovinos (1,31% para -0,36%) e café (2,46% para -1,40%).

Entre os bens intermediários (-0,17% para 0,24%), três dos cinco subgrupos ganharam força na passagem do mês. O destaque ficou coma materiais e componentes para a manufatura, que caiu 0,68% em fevereiro e passou a subir 0,16% em março.

No caso dos bens finais, houve um pequeno alívio, com a taxa passando de 1,29% no mês passado para 1,17% agora em março. Segundo a FGV, o subgrupo bens de consumo duráveis (1,22% para -0,05%) foi o principal responsável pelo movimento. Apesar disso, outros itens ficaram mais caros, como o tomate (21,19%) e os ovos (26,31%). O período de coleta de preços para o IGP-10 de março foi do dia 11 de fevereiro ao dia 10 deste mês.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Melhoria da produção de tangerina é debatida em seminário

Promover o cultivo e o aprimoramento técnico no semiárido baiano é o principal objetivo do I Semin&...

Veja mais
Inmetro vai fiscalizar vendas de ovos de Páscoa com brinquedos

Os estabelecimentos que colocam à venda produtos que não tragam obrigatoriamente informações...

Veja mais
Pão nosso de cada dia também ficará mais caro este mês

Com a alta da moeda norte-americana, trigo ficará mais caro e o pão careca também   O pre&cc...

Veja mais
Páscoa não anima lojista de Belo Horizonte

Cenário econômico adverso já atinge a confiança do empresário do comércio, que ...

Veja mais
Promoções do varejo ajudaram vendas a subir em janeiro, diz o IBGE

Após um Natal fraco, as promoções para desencalhar os estoques favoreceram as vendas no varejo no m...

Veja mais
Empresas apostam em lançamentos e novos mercados para crescer no ano

Fabricantes de cosméticos esperam elevar as vendas em 2015 mesmo com o acirramento da concorrência, repasse...

Veja mais
Cargill amplia portfólio com chocolate com selo sustentável

Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Paçoquita Cremosa e Forno de Minas fazem parceria sugestiva para o consumidor

A Santa Helena, fabricante da Paçoquita Cremosa, e a Forno de Minas, que inovou no mercado com a produç&at...

Veja mais
Superávit inusitado na balança do trigo

...

Veja mais