"Região do Queijo da Canastra" agora é marca

Leia em 3min 10s

Visando a agregar valor, produtores lançam hoje, em São Roque de Minas, novo diferencial para a iguaria

 



Com vistas a promover e agregar valor à produção do queijo canastra, será lançada, hoje, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado, a marca "Região do Queijo da Canastra". O objetivo dos produtores é diferenciar o produto regional dos demais.

Uma prova de que essa diferenciação tem dado certo é o resultado alcançado dois anos depois da conquista do selo de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência (IP). Em alguns casos, o queijo canastra já é negociado a valores 100% superiores. O lançamento do selo IP está previsto para 2015.

De acordo com o analista técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e responsável técnico pelo projeto marca Região do Queijo da Canastra, Ricardo Boscaro, as expectativas em relação ao lançamento da marca são bastante positivas. A Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra (Aprocan) gerenciará o uso da marca, e o estabelecimento comercial interessado deve obedecer a normas exclusivas.

"O lançamento da marca vem para profissionalizar ainda mais a produção e a comercialização do queijo canastra e será utilizada em paralelo com o selo de Indicação de Procedência, previsto para ser lançado em 2015. Com a identidade vamos desenvolver o marketing do queijo da região. Tanto os produtores como comerciantes, hotéis e demais pontos de vendas, por exemplo, poderão utilizar a identificação. Mas, para isso, terão que obedecer a uma série de normas que têm como objetivo proteger a produção do queijo canastra. Com a marca, também pretendemos valorizar o queijo".

Outra ação que promoverá ainda mais o queijo canastra é o lançamento do selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), conquistado pelos produtores há dois anos e que também será gerido pela Aprocan.

"As regras para o uso do selo IG já foram definidas e a expectativa é lançar o selo em 2015.  um processo lento e gradual, mas que fará muita diferença na região. Estamos trabalhando com um pequeno grupo de produtores, que manifestaram o interesse desde o início do projeto, mas acreditamos que, no futuro, as ações abrangerão todos os produtores localizados na região que se adaptarem às normas estabelecidas para a conquista do IG. Atualmente o conselho regulador dos produtores está recebendo as fichas de interessados e avaliando quem está apto a usar o selo", disse.

Ainda segundo Boscaro, a região do Canastra concentra cerca de 800 produtores, distribuídos em sete municípios - Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita. Cada produtor fabrica, em média, 21 queijos por dia, sendo o processo totalmente artesanal.

Ganhos - Desde a conquista do selo de Identificação de Procedência, vários produtores vêm investindo na melhoria da qualidade e padronização do queijo. O resultado observado é a conquista de novos mercados e a agregação de valor ao produto final. Para se ter ideia, antes da conquista do IP a unidade de queijo canastra, que era negociada em torno de R$ 12, hoje é comercializada, em média, a R$ 25.

"A demanda pelo queijo canastra é crescente e acreditamos que ainda tem muito espaço para novas expansões. Devido à qualidade e às características exclusivas, como o sabor e textura, o produto tem sido muito apreciado por chefes de cozinha, restaurantes e empórios. São clientes que estão dispostos a pagar um valor maior pela qualidade e sabor diferenciado do queijo", explicou.

A comercialização do queijo canastra é feita em Minas Gerais e demais estados. Para as negociações interestaduais, é necessário que o produtor tenha o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Poa), concedido no Estado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Imposto fica como está, diz Abihpec

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmétic...

Veja mais
Desemprego fica estagnado em 6,8%, diz o IBGE

A taxa de desemprego no país ficou estagnada em 6,8% na passagem do segundo para o terceiro trimestre deste ano, ...

Veja mais
Batata é nova vilã da cesta básica em Porto Alegre

Em Porto Alegre, segundo o levantamento do Dieese, o quilo do produto subiu 42,38% entre outubro e novembro   &nb...

Veja mais
Azeite de oliva, o elixir do Mediterrâneo, vai faltar este ano

O azeite de oliva, uma bênção dos deuses do Mediterrâneo que, segundo cientistas, prolonga a v...

Veja mais
Vendas e produção de bicicletas terão queda de 10% em 2014, prevê Abraciclo

Apesar de ter ganhado espaço no noticiário e nas ruas recentemente com a implantação das cic...

Veja mais
Cesta básica fica mais cara em BH; batata sobe 61,94% em um mês

Alimentos básicos passaram de R$ 307,50 em outubro para R$ 309,56 em novembro   Os preços dos alime...

Veja mais
Cesta básica da Capital acumula alta de 2,6%

Oito dos 12 produtos pesquisados todo mês pelo Dieese tiveram os preços mais caros em Fortaleza em novembro...

Veja mais
Nas compras de Natal, olho na política de troca

Teste do GLOBO verifica que maioria das lojas aceita substituir mercadoria, mesmo sem defeito. Mas prazo varia de 3 a 45...

Veja mais
Lojas conceito viram alternativa para os varejistas que buscam fidelização

Modelo de negócio aparece como solução para a indústria se aproximar do consumidor e redes d...

Veja mais