Fluxo de clientes no varejo físico aumenta 9,5% em novembro

Leia em 1min 40s

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo), indicador lançado ontem (2/12) pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), que mede o fluxo de consumidores em lojas de todo o Brasil, apontou crescimento de 9,5% em novembro, em relação a outubro.

 

 



No índice acumulado até novembro, sobre o mesmo período do ano passado, a alta na movimentação de consumidores é de 1,2%.

O desempenho de novembro foi influenciado pela Black Friday, que já se configura como data sazonal para o varejo. Mas, mesmo em outubro, houve alta de 7,2% em relação a setembro, segundo o ICV 30.

O novo indicador, criado em parceria com a Virtual Gate – que monitora 1500 pontos de venda em todos os Estados do Brasil com exceção do Acre – foi lançado para antecipar os números da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que é divulgada com 50 dias de diferença em relação ao mês de referência.

O varejo alimentar tem pouca representatividade no índice, devido à dificuldade de se medir o fluxo de pessoas nessas lojas. A idéia é que a base cresça no futuro, segundo Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate. A empresa faz o monitoramento por meio de câmeras instaladas nas entradas das lojas.

“As altas de outubro e novembro mostram, no mínimo, que os consumidores estão voltando às lojas e mais afim de comprar ” afirmou Eduardo Terra, presidente da SBVC.”Fundamentos para que haja consumo nós temos, renda, emprego. O que falta é a confiança”, diz Terra. Falta também, segundo ele, um comportamento mais confiante dos bancos e demais instituições de crédito na concessão aos consumidores.

A expectativa da SBVC é que o varejo ampliado feche o ano entre uma queda nas vendas de 1,5% e uma alta no mesmo percentual, a depender do desempenho de dezembro. Ainda não se sabe em que proporção a Black Friday antecipou as compras de Natal, segundo Terra, por isso a previsão inexata.



Veículo: Varejo.ESPM


Veja também

Clientes voltam às lojas, mas sobra cautela

Um sinal mais positivo para o varejo foi publicado ontem e pode indicar alguma reação na demanda de consum...

Veja mais
Natal sem brilho na indústria

Produção fica estagnada em outubro, e analistas esperam queda de 2,7% no ano   Às vés...

Veja mais
Setor de transportes entrará em 2015 em estado de alerta

Cenário Desafiador. Clima de incertezas política e macroeconômicas reduz a confiança dos empr...

Veja mais
Estoques acumulados nas fábricas darão conta das encomendas de Natal

Produção brasileira ficou estagnada na passagem de setembro para outubro, na série livre de influ&e...

Veja mais
MT terá queda na produção de grãos

O milho deverá puxar a produção de grãos para baixo   O último relatóri...

Veja mais
Têxteis: Expansão em espera

O desempenho pífio do varejo e da economia brasileira fizeram a marca de roupas Mob paralisar temporariamente o s...

Veja mais
Consumo mundial de algodão volta a subir, mas exportação tem ritmo menor

A demanda mundial por algodão melhorará na safra 2014/15 e atingirá 24,4 milhões de tonelada...

Veja mais
Carne e lácteos viram alvos na Europa

Crescem as pressões na Europa para que os governos incitem a população a consumir menos carne verme...

Veja mais
Encomendas de final de ano ainda não reanimam indústria

As encomendas para as vendas de fim de ano não foram suficientes para tirar a indústria da estagnaç...

Veja mais