Royal Canin procura o cliente fiel

Leia em 3min 50s

A fabricante francesa de ração premium pretende transformar o Brasil em seu segundo maior mercado em cinco anos


Por: Fabrício Bernardes



A francesa Royal Canin, fabricante de rações premium para cães e gatos, está, literalmente, com o apetite aguçado para os negócios no País. Mesmo disputando o concorrido mercado pet com um produto 40% mais caro que a média dos seus concorrentes, a empresa prevê dobrar até o ano que vem a capacidade de produção da sua fábrica, em Descalvado, no interior paulista, além de transformar a operação brasileira, em cinco anos, na segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição em um ranking de 92 mercados.

A expansão das vendas no País dará condições para a subsidiária brasileira substituir a Argentina como principal fornecedora dos mercados no Chile e no Uruguai. Globalmente, a marca, controlada pela gigante americana de alimentação Mars, faturou mais de U$S 1 bilhão no ano passado. Tanto otimismo no mercado local se justifica. O Brasil deve movimentar R$ 16,6 bilhões com o incremento das indústrias de produtos para pets, em 2014, e possui a segunda maior população de cães e gatos do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

E o que é melhor: há muito terreno para crescer nessa categoria. De acordo com a Abinpet, apenas 50% dos 106 milhões de animais de estimação existentes no País são alimentados com ração. E mais: os alimentos super premium, segmento no qual a Royal Canin concorre com marcas como Premier e Pro Plan, representam apenas 5,3% do volume de vendas nacional. Na sexta-feira 1º, a Mars anunciou a compra, na América do Norte e na América Latina, de outras três marcas que atuam no segmento: Iams, Eukanuba e Natura, que pertenciam à americana P&G.

A Royal Canin cresce a dois dígitos há oito anos e fatura mais de R$ 100 milhões no Brasil, segundo o presidente da empresa no País, Vladmir Maganhoto. “Nós fabricamos a ração com a melhor solução nutricional possível”, diz o executivo. Para garantir a fama de produto de qualidade, o que compensaria seu preço acima da média, a empresa colocou em prática uma série de estratégias aprendidas com a matriz na França. Aqui como lá, a Royal Canin decidiu ignorar as gôndolas dos supermercados e vender seus produtos apenas em pet shops ou lojas especializadas.

“Nos pet shops, há profissionais que entendem das necessidades nutricionais de cada raça”, diz Maganhoto. “No supermercado, o consumidor vai comprar pelo preço.” A empresa, desde seus primeiros tempos, mantém um relacionamento próximo com profissionais que atuam no ramo dos bichos de estimação. Criada em 1968 pelo veterinário francês Jean Cathary, a Royal Canin é fruto da necessidade de seu fundador de tratar cachorros com carência de vitaminas e sais minerais na dieta. Por isso, sempre esteve bastante próxima a profissionais como veterinários e nutricionistas.

Na semana retrasada, em seu estande na Fippa, feira de marcas da indústria de pets que acontece anualmente em São Paulo, a Royal Canin patrocinou um seminário sobre diabetes em cachorros. Ao mesmo tempo, do outro lado do estande, a companhia anunciou o lançamento de uma ração para o tratamento da doença. “A Royal Canin atingiu um status próprio devido ao apoio que tem dos profissionais”, diz José Edson França, presidente da Abinpet. A marca também se beneficia de uma mudança comportamental do brasileiro nos últimos anos.

“Hoje é normal gastar muito com a saúde dos animais de estimação”, diz França. “Eles são parte da família.” As boas perspectivas para a marca no Brasil contrastam com as dificuldades enfrentadas mundialmente no ano passado, após ser flagrada patrocinando uma rinha de cachorros e ursos na Ucrânia. O vídeo com o logotipo da Royal Canin nos troféus do torneio vazou na internet e causou comoção internacional. Embora a filial brasileira não esteja autorizada a se pronunciar sobre o assunto, Maganhoto afirma que o episódio foi um caso isolado.

Além das ações junto a pet shops e clínicas, a Royal Canin aposta na interatividade da internet para fidelizar novos consumidores. Em seu site é possível escolher a ração correta para o cachorro ou gato por meio de um questionário. O dono responde a perguntas como idade, raça e necessidades específicas e tem como resposta o produto mais indicado – tamanha a especificidade dos alimentos oferecidos. “Também temos uma linha de ativos especiais que só veterinários prescrevem”, diz Maganhoto. “Ao lado dos profissionais especializados no bem-estar animal, crescemos.”

 

Veículo: Revista Isto É Dinheiro


Veja também

Demanda fraca coloca setor de transporte em xeque

Economia desaquecida está derrubando os negócios em Minas GeraisLeonardo FranciaO desaquecimento da econom...

Veja mais
Preços dos alimentos tiveram queda expressiva

A maior variação foi no preço da batata, de 147,71%   Liza Mirella  A desaceleraç...

Veja mais
Magazine Luiza prevê alta de até 30% nas vendas on-line no 2º semestre

O comando da rede Magazine Luiza disse na sexta-feira (1/8), em teleconferência com analistas, que a companhia tem...

Veja mais
Sintonia fina

A fabricante chinesa de televisores TPV, dona das marcas AOC e Philips, mais que dobrou seu faturamento no Brasil. Agora...

Veja mais
Samsung congela fábrica

Anunciada em 2011, adiada para 2013 e agora sem prazo para ficar pronta, a fábrica de aparelhos da linha branca d...

Veja mais
Grande convenção atacadista, ABAD 2014 começa hoje em CURITIBA

A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) realiza a partir de hoje, 4, até o d...

Veja mais
Compras para o Dia dos Pais devem injetar R$ 5,3 bilhões

As vendas do Dia dos Pais neste ano, comemorado no próximo dia 10 de agosto, vão injetar no comérci...

Veja mais
Indústrias abrem franquias próprias para elevar lucros

Objetivo é fugir da negociação com supermercados e lojas multimarcas e vender diretamente ao consum...

Veja mais
Empresas saem à procura dos jovens mais talentosos

Por Edson Valente | De São PauloNesta época do ano, as mais cobiçadas portas de entrada de muitas e...

Veja mais