Compras para o Dia dos Pais devem injetar R$ 5,3 bilhões

Leia em 1min 30s

As vendas do Dia dos Pais neste ano, comemorado no próximo dia 10 de agosto, vão injetar no comércio brasileiro cerca de R$ 5,3 bilhões. Ainda assim, com crescimento de 4,3% nas vendas em relação ao ano passado, será a evolução mais fraca de vendas para a data nos últimos dez anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No levantamento, a pesquisa foi feita com mil consumidores, em 70 municípios do País, pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos. De acordo com a entidade, a procura por roupas lidera a preferência nacional para presentes, com 43,4% das intenções, depois estão perfumes e cosméticos, com 15,2%.

O economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, disse que embora o Dia dos Pais seja uma das principais datas para o comércio, depois do Dia das Mães e do Natal, o consumidor está mais cauteloso, "vivendo um momento de pisada no freio". Segundo Travassos, o freio nos gastos, demonstrado pelo consumidor brasileiro, não está ligado ao fato de ele estar mais inadimplente; significa que ele está mais consciente em relação à sua renda, ao impacto da inflação: "Ele está mais cauteloso". A perspectiva para 2015, acrescentou, é que o momento mais difícil passe, "em função de o governo ter tomado medidas para reverter isso".

Shoppings

Nos centros de compras, a previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), após sondagem feita junto a varejistas de todo o País, é de o setor registrar a evolução menos expressiva dos últimos quatro anos, projetando um crescimento de 3%. O segmento, contudo, continua atraente, tanto que o Shopping Vila Velha, maior centro de compras do Espírito Santo, abrirá suas portas para a população capixaba no dia 22 de agosto.


Veículo: DCI


Veja também

Samsung congela fábrica

Anunciada em 2011, adiada para 2013 e agora sem prazo para ficar pronta, a fábrica de aparelhos da linha branca d...

Veja mais
Grande convenção atacadista, ABAD 2014 começa hoje em CURITIBA

A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) realiza a partir de hoje, 4, até o d...

Veja mais
Indústrias abrem franquias próprias para elevar lucros

Objetivo é fugir da negociação com supermercados e lojas multimarcas e vender diretamente ao consum...

Veja mais
Empresas saem à procura dos jovens mais talentosos

Por Edson Valente | De São PauloNesta época do ano, as mais cobiçadas portas de entrada de muitas e...

Veja mais
Empresas saem à procura dos jovens mais talentosos

Por Edson Valente | De São PauloNesta época do ano, as mais cobiçadas portas de entrada de muitas e...

Veja mais
BRF pode desmembrar área de lácteos se venda não acontecer

Por Luiz Henrique Mendes | De São PauloA definição sobre a possível venda da divisão ...

Veja mais
Procter & Gamble planeja eliminar até 100 marcas

Por Barney Jopson | Financial Times, de WashingtonA indústria de bens de consumo está oferecendo às...

Veja mais
Dívida da Argentina aumenta incertezas sobre exportações

Por Sérgio Ruck Bueno | De Porto AlegreAs exportações de calçados para a Argentina, que j&aa...

Veja mais
Orygen fecha parceria com Pfizer

MÔNICA SCARAMUZZO - O Estado de S.PauloBiolab e Eurofarma, donas da Orygen, fazem acordo de cooperaçã...

Veja mais