Comércio de TV chega a crescer 40% com proximidade da Copa

Leia em 2min 50s

A proximidade da Copa do Mundo está impulsionando a comercialização de aparelhos de TV pelas redes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do interior do Estado. A alta nas vendas, em alguns casos, já chega a 40% em relação aos tradicionais meses do ano, índice que poderá se elevar ainda mais. A expectativa das empresas, que investiram em formação de estoque e campanha publicitária desde o início deste ano, é que haja uma alta procura pelo item nos próximos 15 dias, confirmando, mais uma vez, o hábito do consumidor brasileiro de deixar as compras para a última hora.

Na Eletrozema, rede varejista do Grupo Zema, com sede em Araxá, no Alto Paranaíba, segundo o subdiretor comercial, Juliano de Oliveira, a expectativa é que haja aumento de pelo menos 25% nos níveis de comercialização. Tanto é que os estoques cresceram na mesma proporção. Já os investimentos em mídia se deram tanto nas propagandas de TV quanto nos encartes.

De acordo com ele, embora os esforços da rede para o aumento das vendas estejam ocorrendo desde o começo de 2014, a procura pelo item se intensificou em maio. "Agora já estamos percebendo o interesse dos consumidores pelas televisões. Para se ter uma ideia, tradicionalmente, o mês de maio não é marcado pela procura deste item, mas, sim, de aparelhos eletrodomésticos femininos, por conta do Dia das Mães. Neste ano, houve uma complementação. Além dos produtos típicos, houve demanda também pelos aparelhos de TV", observou.

Ainda conforme Oliveira, a rede comercializa eletrodomésticos principalmente para as classes C e D. Por esse motivo, o principal modelo que tem sido procurado é o tradicional televisor de 32 polegadas. No entanto, ele afirma que a alta na procura também tem ocorrido junto a modelos superiores, de 46 e 50 polegadas. "Os anúncios contemplam itens para todos os públicos, desde os aparelhos de 24 polegadas até 60. Há ainda a possibilidade de parcelar o pagamento em até 18 vezes", ressalta.

Última hora - Na Eletrosom, rede de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, sediada em Monte Carmelo, também no Alto Paranaíba, a situação não é diferente. De acordo com o diretor de Compras, Vicente Paulo Andrade, a aposta é de um incremento de 60% a 65% na comercialização de aparelhos televisores neste ano. No entanto, ele afirma que essa alta ainda não pode ser sentida. "Até agora registramos um aumento de 40% sobre as épocas tradicionais. Há dois fatores que podem estar influenciando isso: a própria situação do país, que está deixando os consumidores receosos de gastar e o hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora", justifica.

Ainda otimista, Andrade acredita que as próximas duas semanas ainda serão de grande movimento das lojas da rede. "Nos preparamos para um ritmo melhor de vendas e apostamos nos próximos dias para que haja uma melhora", diz.

Para isso, a empresa está investindo em ações promocionais e até treinamento dos colaboradores como forma de incrementar os negócios. "Estamos fazendo um trabalho direcionado aos próprios produtos, com parcerias, inclusive, com os fabricantes. A ideia é que o vendedor consiga convencer o cliente a levar uma TV maior e mais completa por um preço bom", revela. No caso da Eletrosom, os maiores aparelhos têm sido os mais procurados. Já os atrativos têm ocorrido na precificação e na forma de pagamento.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Lego projeta expansão, apesar de preocupação com inflação

Apesar das incertezas envolvendo a economia brasileira, a fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego não cogita u...

Veja mais
Pão de Açúcar incentiva a atitude #praserfeliz

Objetivo da nova estratégia institucional do Grupo Pão de Açúcar para este ano é evol...

Veja mais
Cade aprova compra da Massa Leve pela JBS

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisiç&atild...

Veja mais
O comércio junto é mais forte, diz presidente da Fecomércio

Carlos Andrade, empresário e presidente eleito da Federação do Comércio do Estado da BahiaFa...

Veja mais
30ª Fispal Tecnologia começa amanhã com mais de 2 mil marcas expositoras

Promovido pela BTSInforma, a feira é a porta de entrada para a indústria de alimentos e bebidas na Am&eacu...

Veja mais
Monsanto tenta salvar a tecnologia de milho Bt

Maioria dos produtores que utilizaram a semente não plantou área de refúgioO plantio da área...

Veja mais
Deutsche e Brasil Plural revisam setor de varejo

O Brasil Plural reduziu a recomendação para as ações da Via Varejo de compra para neutra e c...

Veja mais
Produtividade do algodão é maior nesta safra em Minas Gerais

Combate a lagarta gera bons resultadosProdutores de algodão em Minas Gerais vivem um bom momento no períod...

Veja mais
Nissin-Ajinomoto está entre as marcas mais escolhidas pelos consumidores

A Nissin-Ajinomoto é uma das 50 marcas mais escolhidas pelos consumidores. A constatação da marca c...

Veja mais