Páscoa terá reforço com anúncios e decoração

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Para o varejo de alimentos, a Páscoa é a segunda melhor data para o segmento, atrás apenas das festas de fim de ano que englobam o Natal e Réveillon. Este ano, a perspectiva é que 80 milhões de ovos sejam colocados no mercado, fora outros tipos de chocolate. Nos centros de compras, supermercados e doçarias, a tendência é maior decoração nas fachadas e espaços lúdicos, além de promoções nas vitrines e divulgação em massa, na disputa pelo cliente.

Na opinião de Ana Vecchi, diretora da Vecchi Ancona, consultoria especializada em gestão e negócios, o setor este ano deve agir rápido para ampliar as vendas sazonais, principalmente com gastos em comunicação em todas as frentes: anúncios, promoções, vitrines, e-mail marketing, gôndolas criativas e temáticas propondo "combos" incluindo bebidas, como champanhe e pro secco.

"Estimular a compra com sugestões que possam ampliar o ticket médio, porém cabendo no bolso do consumidor que vai comprar para a família, amigos, parentes é a dica. Então, há de ser bem criativo nas propostas de composição de mix para, em uma só loja, o consumidor levar itens para todos os presenteados", orientou a especialista. Para ela, as pequenas e médias empresas devem, ainda, planejar as compras em cima do histórico do ano passado, além de treinar a equipe para vendas sugestivas. "É preciso propor a degustação variada no ponto de venda, conhecer o cliente que entra na loja e suas expectativas, mas sem usar as mesmas tradicionais perguntas: "Está procurando alguma coisa? Vai querer dar um ovo de páscoa?"".

Mesmo diante do aumento da inadimplência, as entidades que representam o comércio varejista mantêm boas projeções. O ticket de compra deve variar de R$ 70 a R$ 100, e na comparação com o mesmo período do ano passado, 2014 pode ter crescimento médio de 4% a 5% nas vendas em todo o estado no período de Páscoa, estima a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo. "Aos pequenos comerciantes, estreitar os laços de conhecimento buscando aproximação com o cliente é fundamental para alavancar as vendas", disse o presidente da entidade, Mauricio Stainoff. Sobre as contratações temporárias para esta época, o especialista acredita que elas podem crescer 4,5% em lojas, comércios e supermercados. "Na cidade de São Paulo, supermercados devem liderar as contratações e podem ter aumento nas vendas de alimentos, como azeite, vinhos, bebidas em geral e bacalhau", anunciou Stainoff.

No centro de compras União de Osasco, de acordo com o superintendente do empreendimento, João Carlos Alves Feitosa, a expectativa de vendas com a Páscoa deste ano, em relação ao ano passado, envolve a projeção de um fluxo de clientes até 8% maior no período do feriado. Para chamar a atenção do público, o espaço apostou em uma campanha mais infantil e alusiva ao coelho da Páscoa. "Contratamos uma empresa de eventos especializada em atividades lúdicas infantis e foi sugerida a criação de artesanato alusivo à data. O objetivo da ação é inserir na criança o encanto que a data representa, unindo diversão e criatividade", comentou ele.

Entre os centros de compras, abusar de decorações temáticas tem sido a opção. Para o período, o União Osasco aponta ter investido R$ 100 mil na ação alusiva à data, com cenografia repleta de prateleiras decoradas com latas de biscoitos, vidros com balas, cumbucas, colher de pau, bules, xícaras, formas, além de guirlandas. Como a perspectiva é de que os produtos mais procurados no empreendimento sejam trufas, ovos e kits de Páscoa, o centro de compras resolveu incentivar o lúdico com a criação do Ateliê dos Coelhos, que oferece atividades como pintura e embalagem de ovinhos. A previsão é também atender a crianças de 3 a 12 anos que irão ganhar no rosto ou nas mãos pintura com o tema.

Localizado em Indaiatuba (SP), o Shopping Jaraguá também se preparou para a data. Aliás, antecipou atrações para tentar impulsionar as vendas do período e s expectativa de aumento de 6% nas vendas em relação ao ano anterior, conforme Cinthia Lagranha, coordenadora de marketing do empreendimento. Para as crianças, a ação que será realizada até 30 de abril aposta no tema "Click Legal", em que o público infantil pode ser fotografado em cenário alusivo à data. Em parceria com a empresa Elmo Kids, o Shopping montou um estúdio fotográfico equipado com cenário temático de Páscoa, sendo que no local estão disponíveis roupas, maquiagem e acessórios para as crianças. A foto é feita por um profissional e pode ser levada para casa gratuitamente. A atividade é voltada a crianças até 12 anos.

Delícias em rede


Ao DCI, a rede Chocolates Munik, revelou que a expectativa é de um crescimento de vendas de 20% sobre a Páscoa de 2013, período em que a empresa comercializou 660 toneladas de chocolates. Segundo a gerente de expansão e corporativo da Chocolates Munik, Marcia Bergamini Ferreira, a projeção de crescimento deste ano está atrelada à produção de ovos de chocolates para terceiros, um filão que ganha cada vez mais espaço nos negócios da marca .

Conforme a executiva da rede, que tem atualmente 30 lojas, sendo 20 na capital e 10 nas cidades da Grande São Paulo e interior, o investimento no período de Páscoa representa 40% do orçamento anual, guardado a sete chaves.

Otimista, ela aponta entre os produtos mais procurados são ovos recheados nos sabores mousse de leite, de maracujá e de coco. "A Munik é reconhecida pela fartura de recheio. São muito procurados também ovos tradicionais."

E-commerce

E quem pensa que só doces são os presentes na Páscoa, o diretor de Marketing da Giuliana Flores, Juliano Souza é taxativo: "A cada ano que passa aumenta a procura por kits de presentes. Isso mostra que a busca do consumidor está além de apenas chocolates". Este ano, a previsão é de um impacto até 30% maior no período, em relação a igual época do ano anterior.

Considerada, hoje, a maior no e-commerce de flores e presentes do País, a Giuliana Flores criou uma coleção de produtos exclusivos para a data. "São mais de 20 lançamentos, entre caixas recheadas com chocolates importados e nacionais (Lindt, Kopenhagen, Guylian, Havanna, Amor aos Pedaços), buquês acompanhados de ovos de páscoa, e kits com pelúcia, além da opção do cliente montar o presente". Na opção de floricultura, a empresa espera ter mais de 1,3 mil vendas no período. "Os investimentos da loja para alcançar as expectativas estão focados em marketing nas mídias on-line e off-line."



Veículo: DCI


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