Produtos alternativos caem no gosto dos consumidores

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Pesquisas de entidades mostram aumento da procura por outros itens

Não é mais só de chocolate que vive o comércio em período de Páscoa. Pesquisas encomendadas por entidades do setor de varejo apontam que há um crescimento da procura por outros itens para presente durante a data comemorativa.

Levantamento da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) indica que, mesmo que 85% dos entrevistados ainda procurem os ovos de Páscoa como opção de compra, apenas 37% dos consumidores questionados sobre o que gostariam de ganhar escolhem os chocolates. No ano passado, esse índice era de 48%. O presidente da entidade, Vilson Noer, explica que a tendência é de que o chocolate seja acompanhado de um presente considerado de utilidade no dia a dia do consumidor. “Além disso, acreditamos que há uma mudança nos cuidados com a saúde e a forma física. Para comemorar a data, se agrega algo e diminui o doce”, ressalta.

Com o advento da Páscoa, a perspectiva de vendas no setor varejista do Estado pela AGV é de 9% nas vendas em abril. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) também fez seu levantamento e estima uma alta de até 7,5% na comercialização do mês. Segmentos que tradicionalmente têm suas forças de vendas em outras datas tiveram incrementos em 2013 também no período. Por exemplo, o segmento de computação registrou alta de 35,6% nas vendas, e o de cosméticos e produtos farmacêuticos também tiveram uma elevação de 12,5%.

O efeito é registrado pelo vice-presidente da entidade, Fernando Luís Palaoro, que explica que a própria indústria de chocolates, percebendo essa mudança, começou a agregar produtos alternativos, como brinquedos, para atrair o consumidor. Para o dirigente, o crescimento poderia ser até maior se não houvesse o comprometimento da renda com itens como financiamentos imobiliários e de automóveis. “Mas temos um período de Copa do Mundo, e as pessoas estão procurando itens de eletroeletrônicos, especialmente televisores, para acompanhar o evento”, explica.

A questão da Copa do Mundo foi lembrada pelo presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, que também confirma a percepção de alta nas compras de produtos alternativos como presente de Páscoa pelos consumidores. Para o dirigente, o aumento do poder aquisitivo da população contribui para que os compradores aproveitem as datas comemorativas para renovar os produtos dentro de casa. Um dos principais atrativos, de acordo com Kruse, tem sido as vendas do vestuário infantil na época. “Como a Páscoa fica às portas do inverno e as crianças crescem rapidamente, acaba sendo um produto com muita saída e vem trazendo um acréscimo no período desta data comemorativa”, informa.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


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