Vendas de eletrodomésticos triplicam

Leia em 2min 40s

A onda de calor que tomou conta do Estado desde a virada do ano tem favorecido bastante os fabricantes e revendedores de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. No varejo, as vendas triplicaram nesses primeiros dias de janeiro. E a expectativa é que batam recordes até o fim do mês.

Na rede mineira Ricardo Eletro, somente nos primeiros quatro dias úteis de janeiro, foram vendidos mais de 20 mil ventiladores, uma média de 5 mil unidades/dia, e 4 mil aparelhos de ar condicionado. De acordo com o diretor de linha branca e portáteis das lojas da Ricardo Eletro, Ricardo Torres, desde o final do ano passado, a venda desses produtos vinham apresentando crescimento significativo.

"Novembro de 2013 apresentou crescimento de 35% (ventiladores) e 90% (ar condicionado) em relação ao mesmo período de 2012. Com a chegada das chuvas e queda da temperatura, esses números caíram em dezembro, chegando aos mesmos patamares de vendas do ano anterior. Mas em janeiro triplicaram", afirmou.

O executivo prevê que se a temperatura permanecer em alta, o ritmo de vendas deverá ser mantido. "A expectativa é que mais de 100 mil ventiladores, e cerca de 30 mil aparelhos sejam vendidos até o final do mês", disse Torres.Na rede varejista de eletrodomésticos Eletrozema S/A, com sede em Araxá, no Alto Paranaíba, o início de 2014 também tem sido positivo em relação às vendas de ventiladores e ares-condicionados. "Nos últimos 10 dias, as vendas estão muito acima do normal", afirmou o diretor-geral da rede, Romeu Zema Neto.

Segundo ele, só não houve escassez de produtos nas lojas porque a empresa se preveniu e aumentou os estoques no ano passado. "Fizemos um grande estoque para o verão", ressaltou. A expectativa do empresário é de que sejam comercializadas 5 mil unidades de ar-condicionado e 30 mil ventiladores neste mês.

Zema Neto acredita que, além do aumento das temperaturas no Estado, janeiro é o mês das liquidações, o que atrai um maior número de consumidores para as lojas. "No geral, estamos otimistas com 2014. Nossa expectativa é crescer 24% em relação ao ano anterior", disse.A rede conta com 444 unidades, sendo 306 concentradas em municípios mineiros de pequeno porte, com uma média de 10 mil a 30 mil habitantes. As demais estão distribuídas entre Bahia, Goiás e São Paulo.


Furacão - Na Furacão Ventiladores e Exaustores, fabricante e revendedora desses produtos, a produção aumentou e as vendas também triplicaram neste verão. "Estamos com o estoque de modelos industriais zerado. As vendas em janeiro devem crescer 30% em relação ao mesmo período do ano passado", relatou o gerente-técnico da empresa, Paulo Leandro Coelho.Hoje a Furacão é referência no mercado regional e possui a única fábrica de ventiladores e exaustores de Minas Gerais, atendendo todo o Estado, além do Espírito Santo e do Nordeste brasileiro.

Conforme Coelho, os modelos comerciais também têm grande procura no período, mas o estoque ainda não acabou. "Normalmente vendemos cerca de 2 mil por mês, mas agora chegam a sair 1 mil por semana. Cheguei na empresa outro dia e tinha gente na porta esperando abrir", ressaltou.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Açúcar com boas perspectivas neste ano

O ano de 2013 para o mercado de açúcar e de etanol foi turbulento, com ocorrências raras, difí...

Veja mais
Capital colherá 4 milhões de quilos de frutas

Safra de uva, ameixa, melão e figo, aberta ontem, em Porto Alegre, é responsável por cerca de metad...

Veja mais
Coop promove liquidação

A Cooperativa de Consumo (Coop) realizará neste próximo final de semana o seu primeiro Saldão de El...

Veja mais
Kaiser Radler traz esquimó para provar sua refrescância em dobro

Campanha de comunicação ressalta o principal atributo do produto com o mote "Tá calor pra Kawaka", ...

Veja mais
Sadia estreia campanha que reforça a qualidade de seu frango

Juvenal, famoso personagem da marca, volta em anúncio criado pela DPZ       &nbs...

Veja mais
Comércio eletrônico tem melhora em preços

Os preços dos produtos vendidos pelo comércio eletrônico caíram em média 0,77% em 2013...

Veja mais
Sadia assina naming rights da Copa do Brasil

A Sadia estará presente nos gramados do torneio que envolve clubes de todas as regiões do país Ap&...

Veja mais
Crescimento do país exige uma política de longo prazo

Planejamento estimula investimentos e eleva competitividade empresarialA inexistência de uma política indus...

Veja mais
Varejo ganha ânimo com o calor

Com o calor acima de 40 graus em algumas cidades nos últimos dias, fabricantes de condicionador e ventiladores co...

Veja mais