A Gap, maior varejista de roupas dos Estados Unidos, está veiculando anúncios de televisão com sua marca pela primeira vez em quatro anos, para aproveitar a recuperação recente da rede.
Os dois comerciais que estrearam ontem apresentam músicos executando versões atualizadas de canções que seus pais tornaram famosas. Em um deles, Alexa Joel canta "Just the Way You Are" de Billy Joel. No outro, Dhani Harrison, filho do beatle George Harrison, canta "For You Blue" ao violão. Os comerciais promovem a campanha "Back to Blue" da Gap, para a coleção de outono de jeans da marca.
O CEO da Gap, Glenn Murphy, está levando a rede de volta à TV após o sucesso recente de seus novos jeans e roupas para ginástica entre os consumidores americanos. As vendas nas lojas da companhia abertas há pelo menos um ano vêm crescendo há seis trimestres consecutivos, ajudando a alavancar suas ações na bolsa, que apresentam o melhor desempenho do ano entre os papéis que compõem o índice Standard & Poor's 500 (S&P 500).
"Agora que a Gap está vendo força na própria marca, talvez seja a hora de investir em propaganda na TV", afirma Jason Asaeda, analista da Standard & Poor's em Nova York. Asaeda tem a recomendação "hold" (manter) para a ação da companhia. "Com a propaganda na TV, se as pessoas não aparecem em uma loja [da Gap] há algum tempo e gostarem do que virem, poderão dar uma investigada."
Outros comerciais da Gap já mostraram celebridades como Audrey Hepburn e Madonna. Os telespectadores poderão não reconhecer os músicos dos novos comerciais, mas eles provavelmente já ouviram falar dos Beatles, aposta Seth Farbman, diretor de marketing da marca Gap. Os comerciais, segundo ele, pretendem introduzir o público a algo novo, seja para os membros da Geração Y, que estão descobrindo os músicos da geração de seus pais, ou para os consumidores mais velhos, com novas versões de músicas conhecidas.
Os filmes serão veiculados até 13 de outubro, segundo informou Tricia Nichols, diretora sênior de parcerias e engajamento global do consumidor. Os comerciais serão veiculados em ocasiões de grandes eventos, como os jogos da liga nacional de futebol americano, a premiação American Music Awards e estreias de programas populares como "Modern Family".
Com a melhoria das vendas da Gap, a companhia poderá bancar mais facilmente o investimento nos anúncios de TV, e poderá usá-los para despertar o interesse dos consumidores na ausência de uma forte tendência de moda, como a dos jeans coloridos no ano passado, disse Stephanie Wissink, uma analista da Piper Jafrray em Minneapolis.
A Gap ainda não decidiu se vai veicular mais comerciais de TV para a marca durante as festas de fim de ano, disse o CEO da companhia em uma comunicação divulgada em 22 de agosto.
A ação da Gap fechou ontem em alta de 0,4%, para US$ 41,81, em Nova York. Os papéis apresentam uma valorização de 35% no ano, em comparação a uma alta de 19% do índice S&P 500.
Veículo: Valor Econômico