Minas terá safra maior de cana

Leia em 2min

Para Conab, área plantada com a cultura no Estado poderá atingir 781 mil hectares.

A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve ficar em 59,7 milhões de toneladas, o que, se alcançado, representará incremento de 16,6% sobre os 51,2 milhões de cana produzidos na safra anterior. A produtividade média estimada é de 76,3 toneladas por hectare, representando avanço de 7,7% sobre o rendimento registrado na safra anterior, que era de 70,9 toneladas por hectare.

A área plantada no Estado gira em torno de 781 mil hectares. O aumento da área foi de 8,32% quando comparado com os 721,8 mil hectares cultivados no período produtivo anterior.

Dados da Conab mostram que a área de renovação dos canaviais no Brasil, prevista para a safra 2013/14 deverá alcançar 969 mil hectares. O aumento da área com renovação diminui a infestação por ervas daninhas, reduz a idade média do canavial e, conseqüentemente, melhora a produtividade.

Na região Centro-Sul,que inclui Minas, a área de renovação deve chegar a 872,8 mil hectares, correspondendo a 11% das lavouras atuais. Destaque para São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, que, juntos, devem responder por 797,1 mil hectares de área de renovação no Brasil.

Em Minas, das 59,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar cerca de 26,8 milhões de toneladas serão destinadas à produção de açúcar e 32,8 milhões de toneladas para a fabricação de etanol. A quantidade de cana destinada à fabricação de açúcar foi ampliada em 3,31% enquanto a evolução para o etanol foi de 30,32%.


Etanol - A produção de açúcar deve encerrar a safra com o volume de 3,5 milhões de toneladas, alta de 4,46% quando comparada com a produção anterior, que foi de 3,4 milhões de toneladas. No caso do etanol, o volume esperado é de 2,6 bilhões de litros, incremento de 31,08% quando comparado com os 2 bilhões produzidos na safra passada.

Para a fabricação de etanol anidro cerca de 18,1 milhões de toneladas de cana serão processadas, alta de 67,4%. A produção de anidro deve render 1,4 bilhão de litros, alta de 69,26%. No caso do hidratado, a projeção da Conab, aponta para crescimento de 3,51% no volume que deve alcançar 1,2 bilhão de litros. O volume de cana a ser esmagada para a produção é de 14,7 milhões de toneladas, variação positiva de 2,37%.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Socorro do governo chega aos cafezais

Na quarta-feira passada, a presidente Dilma Rousseff anunciou, em Varginha, Sul de Minas, a implantação de...

Veja mais
Medeiros já conta com centro de qualidade do Queijo Mineiro

Medeiros, no Centro-Oeste mineiro, foi o primeiro município a receber um Centro de Qualidade do Queijo Minas Arte...

Veja mais
Recursos para o café somam R$ 5,803 bi

Políticas anunciadas deverão fomentar a cafeicultura e atender aos pleitos do setor como um todo.Um montan...

Veja mais
País tem desafio de logística

Sem problemas atuais, é possível bater novos recordes.A segunda safra de milho, ou safrinha como é ...

Veja mais
CNA quer conselho para mais transparência

A presidente da Confederação da Agricultura, Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu,...

Veja mais
Safra mais alcooleira estabiliza o mercado

As cotações internacionais do açúcar chegaram a tocar no princípio de julho no ponto ...

Veja mais
Utilização de sementes transgênicas sobe 6,3%

Uso no algodão aumentou 31,4%.O primeiro acompanhamento da adoção de biotecnologia agrícola ...

Veja mais
CNA avalia importação de fruta do Equador

Preocupação é com a entrada de novas pragas e doenças com a chegada da banana equatoriana .O...

Veja mais
Estudo inédito da GfK em 14 países revela novos hábitos de compra

Pesquisa destaca o "Xtreme Shopper" e o impacto das compras mobile para fabricantes e varejistas on-line e off-line &nb...

Veja mais