Setor agrícola do país alavanca as vendas

Leia em 1min 40s

O bom momento vivido pela agricultura, em um ano com safra recorde, e a facilidade de acesso ao crédito por parte dos pequenos produtores rurais alavancaram as vendas de caminhões e máquinas agrícolas no país, no mês de julho. O reflexo já é sentido pelas fábricas que atuam em Minas Gerais na fabricação de veículos pesados. Os dados de mercado foram divulgados ontem pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A Mercedes-Benz, com planta em Juiz de Fora, Zona da Mata, aumentou as vendas de caminhões em 8,68% no acumulado dos sete meses deste ano, frente ao mesmo período de 2012, ao passar de 20,499 mil para 22,448 mil unidades. Na comparação de julho com o mesmo mês do exercício anterior, a alta foi de 34%, ao passar de 2,56 mil para 3,88 mil.

A Iveco Latin America, divisão do grupo Fiat especializada na fabricação de veículos pesados, seguiu a mesma tendência de alta e alcançou um emplacamento de 4,74% superior no acumulado do ano frente ao mesmo período, saindo de 6,204 mil para 6,513 mil. Entre julho de 2012 e o mesmo mês de 2013, a elevação na comercialização registrada foi de 28,84%, ao passar de 792 unidades para 1,11 mil.

A Fiat Automóveis registrou uma alta na comercialização de 0,31% no acumulado dos sete meses deste ano frente ao anterior, ao passar de 445,87 mil unidades de automóveis e comerciais leves para 447,283 mil.

Agricultura - Segundo o coordenador da assessoria técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Pierre Vilela, para este ano o país espera uma safra recorde de grãos, com a produção de 185 milhões de toneladas, volume que precisará ser escoado por intermédio de caminhões.

No caso das vendas de máquinas agrícolas, a redução gradativa da oferta de mão de obra no campo também serve como estimulador para a alta. Esse fato, associado às facilidades para a aquisição de novos equipamentos por meio de programas de incentivo e crédito mais acessível, tem colaborado para a alta em todo o país.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Varejo negocia com agências publicitárias

Depois de o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informar mudanças em sua área de comunica&ccedi...

Veja mais
Queijo de Minas ganha centro de qualidade

Está marcada para o próxima quinta-feira a inauguração do primeiro Centro de Qualidade do Qu...

Veja mais
Linha de produtos Paulista, da Danone, agora vendida em todo o Nordeste

O plano de expansão da Danone no Nordeste, onde a marca está instalada com fábrica própria h...

Veja mais
A volta das commodities

Com uma aposta renovada em empresas ligadas à economia doméstica, mas ainda na estratégia de sele&c...

Veja mais
Zona rural da China vira desastre ambiental

Na chuvosa Dapu, um lugarejo no centro da região que é considerada o celeiro da China, uma agricultora cul...

Veja mais
Brasil foca no mercado de algodão da Ásia

Maior consumidor mundial de algodão, destino de metade das importações globais da pluma, a China es...

Veja mais
EUA vencem disputa contra China sobre frango na OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu que a China violou regras ao impor tarifas sobre a ...

Veja mais
Geadas devem prejudicar a próxima safra de café do PR

As geadas da penúltima semana de julho podem reduzir em 40% a 50% a produção de café do Para...

Veja mais
Hypermarcas reverte perda e lucra R$ 19,3 milhões

A fabricante de produtos de cuidados pessoais e medicamentos Hypermarcas registrou lucro líquido de R$ 19,3 milh&...

Veja mais