Delivery se expande e redes têm novas estratégias na área

Leia em 3min 50s

O crescimento de 9% nas vendas por delivery da rede de restaurantes America no primeiro trimestre em comparação com o período em 2012 reflete a maior demanda por produtos entregues em casa, que só no setor de alimentos movimentou R$ 8 bilhões no ano passado. Mais empresas estão investindo nas opções de delivery e diversificando o serviço, oferecendo diferenciais muito além do tradicional pedido por telefone e via Web.

De acordo com estimativas feitas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), nos últimos cinco anos, só no mercado de delivery de alimentos, foi registrado um crescimento de 30% nas receitas. O America aposta justamente no delivery para crescer, e para isso investiu em novas funcionalidades além do tradicional pedido pelo telefone.

Em entrevista ao DCI, a gerente de marketing da rede, Mirella Scorza, explica que os pedidos delivery têm o maior crescimento dentro da receita bruta de vendas, que atingiu 3% nos três primeiros meses de 2013, em relação ao mesmo período do ano passado. "Hoje o delivery representa 15% do faturamento do America. E dentro do delivery, o faturamento digital representa cerca de 12%."

Esse faturamento digital engloba os pedidos feitos pelo site e pelo Facebook, funcionalidade que foi lançada em fevereiro para cativar mais consumidores e oferecer uma gama maior de possibilidades. "Com o Facebook, o cliente não sai de sua página, simplesmente faz o pedido. A grande diferença é que ele continua na plataforma, e não precisa ir até o site do America fazer login, em nenhum momento ele para o que está fazendo", comenta a gerente de marketing. Ainda assim, o número de demandas por essa ferramenta ainda é muito pequena se comparada ao site, com uma média de 10 pedidos por dia.

Mirella Scorza ainda conclui que o faturamento com as vendas eletrônicas devem ser impulsionadas em breve, justamente devido aos investimentos em mídias digitais. "Há dois anos fazemos um trabalho muito forte, introduzindo a marca no meio virtual, com o faturamento nessa área quase triplicando no período. E a expectativa é que cresça cerca 30% até 2015."

A Convenié, loja de conveniência virtual que atende a cidade de Campinas (SP), também trouxe inovações para se destacar no mercado de delivery eletrônico. Inaugurada há dois meses, a marca tem mantido um crescimento de 50% no faturamento por semana, e conta com um mix de 800 bens, oferecendo desde alimentos até produtos de limpeza, conforme afirma o sócio fundador Felipe Fontes. "Estávamos processando oportunidades que poderiam ser colocadas em teste, e encontramos essa lacuna existente na entrega imediata de bens de consumo. É um serviço diferente do delivery de redes como Extra e Carrefour, que demoram até 48 horas para entregar os pedidos."

Para se diferenciar de outras lojas, a Convenié adotou uma série de medidas, sempre visando oferecer maior comodidade aos clientes. "Realizamos entregas até as três horas da manhã, oferecemos um chat com atendentes para tirar dúvidas, acompanhamento em tempo real do pedido e também a identificação prévia do entregador, para maior segurança", comenta o empresário. Ele ainda afirma que o retorno tem sido vantajoso. "Esperamos atingir um faturamento mensal de R$ 50 mil a R$ 60 mil mensais em até seis meses. Hoje, faturamos metade disso. Já ultrapassamos lojas de conveniência tradicionais, que tem investimento maior que o nosso."

Custos e investimentos


O pedido on-line tem se tornado mais comum. Segundo a Abrasel-SP, 50% dos consumidores já realizam seus pedidos de alimentos e bebidas via Internet, sobretudo aqueles que moram em grandes centros urbanos, como São Paulo. No entanto, esse número é menor quando se trata de pequenas empresas. A iFood, por exemplo, é uma plataforma de delivery on-line que permite pedir comida pela Internet e por aplicativos em smartphones. Ela oferece uma opção às empresas por um custo de 10% do valor de cada demanda, e uma taxa mensal de R$ 79,90 para restaurantes que não possuem Internet.

Abrangendo cerca de mil restaurantes e planejando englobar 5 mil estabelecimentos até 2015, a plataforma foi responsável por R$ 35 milhões em transações no ano passado, com expectativa de R$ 80 milhões neste ano.

Entre as grandes redes, o Pão de Açúcar é tido como um dos pioneiros entre os supermercadistas a entregar os pedidos na residência dos clientes, fazendo-o desde 1995 e crescendo em média 15% ao ano. O investimento mais recente da empresa no segmento foi de R$ 5 milhões, visando aumentar em dez vezes o número de transações diárias através de melhorias operacionais e logísticas.



Veículo: DCI


Veja também

Preços do algodão continuam em queda no Brasil

Os preços do algodão em pluma seguem em queda no mercado brasileiro, pressionados por uma demanda fraca, d...

Veja mais
Produtores elogiam Plano Agrícola e Pecuário

O Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, que ofertará R$ 136 bilhões aos produtores na pr&oacu...

Veja mais
Setor aguarda vetos no novo marco regulatório dos portos brasileiros

A perspectiva de vetos a emendas essenciais à MP dos Portos movimentou o setor até a noite de ontem. A pre...

Veja mais
MP 609 da cesta básica poderá ser votada hoje com emenda da luz

A Comissão mista que analisa a Medida Provisória 609 suspendeu a sessão marcada para a tarde de ont...

Veja mais
São Paulo busca ser cidade mais competitiva da América Latina

São Paulo deve alcançar a primeira posição da América Latina em cidade mais competiti...

Veja mais
Supermercado impõe limite para compras em Buenos Aires

Em Buenos Aires, redes restringem venda de produtos com preço congeladoBUENOS AIRES – Mais uma vez, o fanta...

Veja mais
Luz, câmera, alface!

Documentário catarinense, que será lançado hoje no Estado, mapeia a produção saud&aac...

Veja mais
FAO diz alimentos pouco nutritivos prejudicam economia

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) disse nes...

Veja mais
Preço do feijão dispara

Queda de safra em Minas e no Paraná faz valor da saca chegar a R$ 240. Alta de 50% para produtor chega à m...

Veja mais