Rede Cybelar compra parte da Colombo em São Paulo e Minas

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A disputa pelo varejo de móveis e eletrodomésticos mostra nova etapa acirrada no Brasil. Depois de o Magazine Luiza adquirir as lojas do Baú e a Máquina de Vendas incluir a Salfer em seu portfólio de marcas, foi a vez da paulista Cybelar de adquirir parte das operações da gaúcha Colombo.

O fato acontece após rumores de que a rede estaria à venda, no começo deste ano. Mas, na última sexta-feira, a paulistana adquiriu 65 operações de São Paulo e Minas Gerais do player gaúcho Colombo. A rede agrega em sua operação, além das lojas, um centro de distribuição localizado em Sumaré, no interior de São Paulo.

A bandeira paulista havia afirmado anteriormente ao DCI que, para crescer 20% este ano e ultrapassar o faturamento de R$ 500 milhões, investiria no crescimento orgânico, e neste período não sinalizava que comprar uma rede estaria em seus planos. Ainda segundo afirmações anteriores de seus donos, a Cybelar tem ampliado em média 18% o seu faturamento ao ano, e pelo menos 10 novas operações são abertas por ano.

Com a aquisição, partir de agora, a Cybelar conta com 159 pontos de venda e reforça sua presença no interior, local que disputará espaço com empresas como Magazine Luiza e as marcas do grupo Máquina de Vendas.

Na opinião de Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), o anúncio da aquisição de parte das operações da Colombo pela Cybelar foi visto como uma surpresa e isso mostra que os empresários brasileiros estão mais atentos e estratégicos ao expandir seus negócios.
"Isso foi uma grande surpresa para nós, pois temos visto no mercado brasileiro crescer o número de aquisições ou fusões vindas de investidores estrangeiros", disse, em entrevista ao DCI.

Para o especialista no setor, isso é prova de que os gestores brasileiros têm feito "suas lições de casa" e querem organizar de forma mais estruturada as suas marcas no País. "Têm acontecido movimentos interessantes no varejo. Os empresários brasileiros começaram a se organizar, a fortalecer suas operações, ganhar musculatura. Isso, mais para a frente, pode fazer com que essas empresas [de médio e grande porte] possam fazer a abertura de seu capital na Bolsa de Valores", explicou.

Quem também se movimentou este ano foi a Máquina de Vendas - dona das marcas Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar, Eletro Shopping. Em abril deste ano, a empresa incluiu em seu portfólio de operações a rede catarinense Salfer. No mesmo mês, a fusão entre a Ricardo Eletro e a Insinuante foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A transação fez com que a Máquina de Vendas se tornasse a maior rede varejista do País em número de lojas, ultrapassando assim a Via Varejo - holding da Casas Bahia e do Ponto Frio - todas de propriedade do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

No ano passado, a movimentação partiu do Magazine Luiza, que agregou em sua operação a Lojas do Baú e a Lojas Maia, ambas em processo de conversão de bandeira - todas serão transformadas em Magazine Luiza - ao longo deste ano.

Para Ricardo Pastore, da ESPM, essa movimentação do setor mostra que esses players estão mais atentos à questão da expansão orgânica. "Ao invés de se arriscarem a abrir uma nova loja, esses empresários preferem comprar operações já firmadas em que o risco de dar errado é nulo", enfatizou ele.

Negociação

De acordo com nota enviada à imprensa, as negociações foram conduzidas diretamente pelos presidentes das duas companhias, Adelino Colombo, da Lojas Colombo, e Ubirajara Pasquotto, da Cybelar. O valor da transação não foi divulgado, e, para que o negócio se concretize, é necessário que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprove a aquisição.

O presidente da rede varejista gaúcha informou, na data, que a companhia vai canalizar investimentos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, estado em que é líder do seu setor. "Nosso plano estratégico para 2013 prevê grandes investimentos nos três estados do sul, onde também lançaremos novas linhas de negócios, sempre no setor do varejo", afirmou Adelino.

Sobre as redes

A companhia paulista Cybelar foi criada por Pasquotto há 60 anos na cidade de Tietê (SP). Tem 1.900 funcionários e faturou R$ 460 milhões em 2011. A expectativa da Cybelar é fechar 2012 com faturamento de R$ 480 milhões.

A Colombo faturou R$ 1,38 bilhão em 2011 com 325 lojas nos três estados da Região Sul, em São Paulo e em Minas Gerais e tem previsão de fechar 2012 com faturamento de R$ 1,5 bilhão.



Veículo: DCI


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