Líder em matéria-prima para alimentos planeja dobrar receita

Leia em 2min 50s

Duas Rodas, que produz aromas e sabores, quer crescer por meio de expansão internacional

 

No país, investimentos passam pela ampliação da unidade produtiva da região Nordeste, que dobrará de tamanho

 

A Duas Rodas Industrial, uma das maiores produtoras de matéria-prima para a indústria de alimentos da América Latina, quer chegar a R$ 1 bilhão de faturamento anual até 2015. Em 2009, faturou R$ 380 milhões.

 

A previsão de faturamento em 2010 é de R$ 430 milhões. O principal negócio da companhia é produzir sabores. No seu portfólio, tem vários produtos, como saborizantes para sorvetes, aromas e condimentos.

 

Para alcançar a meta de mais que dobrar o faturamento, o plano de investimentos da Duas Rodas para os próximos quatro anos inclui a ampliação da linha de ingredientes produzidos e a aquisição de novas fábricas.

 

A empresa já tem plantas na Colômbia, no Chile e na Argentina, além de três unidades fabris no Brasil.

 

"Nosso foco tem sido a expansão em aquisições, principalmente na América Latina. Resolvemos focar fortemente a questão de desenvolvimento primeiro onde existe uma similaridade no conceito e na forma de se alimentar", diz o diretor-superintendente, Leonardo Zipf.

 

Ele afirma que a empresa analisa de forma "muito particular" o mercado mexicano, por estar entre os maiores da América Latina, com um forte público consumidor, e por permitir acesso aos EUA.

 

Como trabalha com percepções de sabor, a companhia tem uma produção complexa. Zipf usa como exemplo o abacaxi, que é cultivado em vários lugares do Brasil e tem gosto diferente, dependendo da região.

 

"Quando desenvolvemos um aroma para o Sul, desenvolvemos uma característica de sabor; se for para o Nordeste, é um novo projeto."

 

Por isso, para ele, um fator determinante do sucesso da Duas Rodas é "pensar globalmente e agir localmente ".

 

CRESCIMENTO NO BRASIL

 

Os investimentos passam ainda pela ampliação da unidade do Nordeste, que dobrará de tamanho. Atualmente, a divisão exporta quase 100% do que produz.

 

Em 2009 e 2010, a Duas Rodas investiu R$ 26 milhões na montagem de uma fábrica de alta tecnologia e de um centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como no lançamento de novos produtos, como a acerola com mais vitamina C, que visa o mercado asiático.

 

A empresa atende 13 mil clientes em 25 países. No Brasil, segundo Zipf, a carteira de clientes é superior a 70% do PIB do setor de alimentos.

 

EMPRESA FAMILIAR

 

A Duas Rodas completa 85 anos em dezembro. Foi a primeira fábrica de óleos e essências do Brasil e afirma ser líder de mercado em todos os segmentos em que atua.

 

Foi fundada em Jaraguá do Sul (SC) por um casal de imigrantes alemão que chegou ao país após a Primeira Guerra Mundial.

 

Rudolph Hufenüssler, químico-farmacêutico, e a mulher, Hildegard, formada em física, já vieram para cá com o objetivo de fabricar extratos e essências naturais.

 

Hoje, o comando da empresa já está nas mãos da terceira geração familiar. Zipf é casado com a neta dos fundadores.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Cadeia da laranja já trouxe mais de R$ 110 bilhões ao país

Em outubro de 2009, começamos a discutir com a CitrusBR, uma nova organização setorial da ind&uacut...

Veja mais
Chilena Cencosud compra rede Bretas

Grupo chileno, que também é dono da rede GBarbosa, venceu disputa pela empresa com atuação e...

Veja mais
Grupo chileno compra Supermercados Bretas

A transação da maior rede mineira do setor terá custo de R$ 1,35 bilhão.    A co...

Veja mais
Verdemar: nova expansão

A rede de supermercados Verdemar, voltada para os consumidores das classes A e B vai aportar R$ 15 milhões nos pr...

Veja mais
Brasil reduz projeção de lucro global do Carrefour

O grupo francês Carrefour informou ontem que os ajustes contábeis em andamento nas contas da subsidiá...

Veja mais
Varejo esquece a política e aposta em Natal aquecido

A indecisão política no cenário nacional não deverá alterar o otimismo do varejo com ...

Veja mais
Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar mudam executivos e estratégias

Para analista, essas alterações indicam esforço de adaptação à expansão...

Veja mais
Famílias são barreira para nova onda de compras

O preço da ação da SABMiller subiu muito na semana passada, devido a rumores de que ela estaria de ...

Veja mais
Empresas barram genéricos, diz secretário

Cerca de 20 remédios genéricos importantes deveriam entrar no mercado nacional nos próximos dois an...

Veja mais