Chilena Cencosud compra rede Bretas

Leia em 3min 20s

Grupo chileno, que também é dono da rede GBarbosa, venceu disputa pela empresa com atuação em Minas Gerais, Goiás e Bahia

 

O grupo varejista chileno Cencosud venceu a acirrada disputa pelo Bretas, a quinta maior rede de supermercados do País, capitaneada pelo empresário Estevam de Assis. O Cencosud, que também é proprietário da rede nordestina GBarbosa, pagou US$ 813 milhões (R$ 1,35 bilhão) pelo negócio.

 

Consultorias e bancos de investimento apontavam o Bretas como alvo do interesse de uma série de compradores, incluindo fundos como o Tarpon, sócio da empresa de calçados Arezzo. No primeiro semestre, a estimativa era de que o interessado tivesse de desembolsar cerca de R$ 1 bilhão pela companhia, que administra 62 supermercados em Minas Gerais, Bahia e Goiás. O Bretas fechou o ano passado faturamento de R$ 2,1 bilhões.

 

Segundo o consultor Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD, o negócio vem para confirmar a boa fase do consumo interno nacional - de acordo com a consultoria, o varejo nacional pode fechar 2010 com o terceiro maior crescimento do mundo, atrás somente da China e da Índia. "O grupo Cencosud teve a visão de iniciar a atuação no País pelo mercado que mais cresceu nos últimos anos, no Nordeste. Agora, com o Bretas, vão ficar mais perto da jaula dos leões", afirma Souza, referindo-se ao mercado do Sudeste.

 

Para o especialista, a perspectiva de expansão do mercado interno atualmente atiça o apetite de grandes grupos pelo mercado brasileiro. Para o chileno Cencosud, trata-se de uma oportunidade de conquistar um flanco relevante em um País em que a atuação pode ganhar uma escala muito maior do que a operação original. "À medida que o mercado se consolida, ele vai se fechando a novos players", explica o consultor, salientando que os espaços de expansão por meio de aquisição que ainda existem devem ser severamente disputados.

 

No caso do grupo chileno, a cifra de US$ 813 milhões dispensada à compra do Bretas supera a projeção inicial de investimentos do Cencosud para o ano de 2010, de US$ 700 milhões. Além de estar presente no Brasil, o grupo chileno lidera o mercado de varejo no Peru, onde opera a bandeira Wong. A companhia briga pela dianteira em sua terra natal, com as redes Jumbo e Santa Isabel, e na Argentina (cadeias Jumbo e Disco). O Cencosud, que hoje contabiliza 100 mil funcionários, também tem operações na Colômbia.

 

O grupo entrou no Brasil em novembro de 2007, com a compra do GBarbosa, quarta maior rede de supermercados do País, presente em Estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Na época, o grupo chileno pagou o equivalente a R$ 730 milhões. Seguindo a estratégia de adquirir marcas de forte apelo regional, o Cencosud reforçou seu portfólio neste ano com a compra de duas redes nordestinas de pequeno porte: a baiana Perini e a cearense Família. Em ambos os casos, os desembolsos ficaram um pouco acima de R$ 50 milhões.

 

Trajetória. Criado nos anos 50 em Santa Maria de Itabira, cidade mineira com 6 mil habitantes, a rede Bretas era um armazém com sete funcionários e 170 metros quadrados até pouco mais de 20 anos atrás, quando o empresário Estevam de Assis e o irmão Ildeu assumiram o negócio do pai. Depois de reverter o quadro quase falimentar do armazém, os irmãos começaram a expansão como "empresa abutre", comprando lojas perto da falência quase de graça.

 

Foi só em 1994 que a primeira unidade dentro de uma estratégia própria de expansão foi inaugurada. Conhecida pela concorrência pela administração espartana e pelo rigoroso controle de custos, a cadeia Bretas é identificada hoje pelos "hipermercados compactos", com cerca de 30 caixas e área variando entre 3 mil e 4,5 mil metros quadrados.

 

Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Líder em matéria-prima para alimentos planeja dobrar receita

Duas Rodas, que produz aromas e sabores, quer crescer por meio de expansão internacional   No país,...

Veja mais
Cadeia da laranja já trouxe mais de R$ 110 bilhões ao país

Em outubro de 2009, começamos a discutir com a CitrusBR, uma nova organização setorial da ind&uacut...

Veja mais
Grupo chileno compra Supermercados Bretas

A transação da maior rede mineira do setor terá custo de R$ 1,35 bilhão.    A co...

Veja mais
Verdemar: nova expansão

A rede de supermercados Verdemar, voltada para os consumidores das classes A e B vai aportar R$ 15 milhões nos pr...

Veja mais
Brasil reduz projeção de lucro global do Carrefour

O grupo francês Carrefour informou ontem que os ajustes contábeis em andamento nas contas da subsidiá...

Veja mais
Varejo esquece a política e aposta em Natal aquecido

A indecisão política no cenário nacional não deverá alterar o otimismo do varejo com ...

Veja mais
Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar mudam executivos e estratégias

Para analista, essas alterações indicam esforço de adaptação à expansão...

Veja mais
Famílias são barreira para nova onda de compras

O preço da ação da SABMiller subiu muito na semana passada, devido a rumores de que ela estaria de ...

Veja mais
Empresas barram genéricos, diz secretário

Cerca de 20 remédios genéricos importantes deveriam entrar no mercado nacional nos próximos dois an...

Veja mais