Grupo chileno compra Supermercados Bretas

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A transação da maior rede mineira do setor terá custo de R$ 1,35 bilhão. 

 

A compra da maior rede supermercadista do Estado e a sétima do país, a Irmãos Bretas, Filhos e Cia (Supermercados Bretas) pela chilena Cencosud foi anunciada oficialmente na última sexta-feira, na Bolsa de Valores de Santiago, no Chile. O acordo foi fechado em R$ 1,35 bilhão e inclui, além das 62 lojas, a aquisição de mais oito unidades a serem inauguradas ainda neste ano. O grupo chileno também ficará com o Centro de Distribuição, que tem capacidade para atender até 300 lojas, cinco vezes mais que o tamanho do grupo.

 

O presidente da rede mineira, Estevam Duarte de Assis, deverá se pronunciar sobre a transação nesta segunda-feira, após reuniões realizadas durante o final de semana, com os demais integrantes da Diretoria, segundo informações da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

Através do comunicado, a Cencosud informou que deverá financiar a aquisição em duas partes, sendo US$ 290 milhões por meio de dívida bancária e o restante via fluxo de caixa da companhia.

 

Os supermercados Bretas são a quarta rede adquirida pela empresa chilena, sendo a terceira apenas neste ano. No início de março, a Cencosud anunciou a compra da rede supermercadista cearense Família, de Fortaleza, por US$ 33,1 milhões. Em abril, a varejista comprou a rede Perini, com operações em Salvador, por US$ 27 milhões. No final de 2007, a empresa chilena incorporou, por US$ 430 milhões, a sergipana GBarbosa, atualmente a 4ª maior rede supermercadista do Brasil, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

Além de passar a operar no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país, o grupo chileno atua também na Colômbia. Fora isso, é líder no mercado varejista peruano através da bandeira Wong e pretende ainda conquistar a primazia no Chile, onde disputa com as redes Jumbo e Santa Isabel, além da Argentina, onde as principais concorrentes são a Jumbo e a Disco. São mais de 100 mil funcionários nos cinco países em que a Cencosud está presente.

 

Disputa - Ao comprar a rede mineira, a Cencosud venceu uma disputa acirrada. Conforme o advogado Vinício Kalid, encarregado de intermediar as negociações já havia informado ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, a marca sempre foi assediada por diversas empresas, entre grupos estrangeiros e nacionais.

 

No início do ano, houve rumores sobre uma negociação para a venda de um terço da rede por R$ 500 milhões. O comprador seria o fundo Tarpon, que também é grande acionista da grife de calçados Arezzo e da incorporadora Direcional. Criado em 2006 por brasileiros, o fundo compra participação em empresas e é voltado para investidores estrangeiros.

 

Na ocasião, o presidente da rede e presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Estevam Duarte de Assis, afirmou que as fusões e incorporações são uma tendência mundial.

 

A rede, que possui sede administrativa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é composta por 62 lojas, sendo 45 delas em Minas.

 

Atualmente, o Bretas ocupa o sétimo lugar em vendas no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com faturamento de R$ 2,1 bilhões por ano. Em tamanho, a empresa mineira perde apenas para o Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e G Barbosa.

 

Apenas em 2010, a rede inaugurou três lojas no Estado. No primeiro quadrimestre foram abertas duas unidades: uma em Pirapora, no Norte de Minas, e outra em Paracatu, no Noroeste do Estado. Juntas, as lojas receberam mais de R$ 20 milhões em aportes e geraram cerca de 400 empregos diretos. Em maio, mediante investimentos de R$ 12 milhões, o município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, recebeu sua nona filial e criou mais de 200 postos de trabalho.

 

Ampliação - As novas lojas compõem o plano de expansão da empresa para 2010, que prevê a abertura de 12 estabelecimentos comerciais, com investimentos da ordem de R$ 70 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A rede já possui uma dívida com a instituição de fomento no valor de R$ 60 milhões. O projeto do grupo para 2011 também previa a abertura de mais 12 estabelecimentos.

 

Até o final do ano, o grupo prevê incremento de 20% nos negócios na comparação com 2009, superando o resultado do ano passado, quando a expansão foi de 17% em relação a 2008.

 

Nos últimos seis anos, a rede dobrou de tamanho. Atualmente, emprega cerca de 11,2 mil pessoas e deverá encerrar o ano com 12 mil funcionários. No ano passado, o Bretas inaugurou cinco unidades e fechou o exercício com faturamento de R$ 1,8 bilhão.

 

Com 55 anos de mercado, o Bretas começou sua história com um armazém de 170 metros quadrados e sete funcionários em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


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