Verdemar: nova expansão

Leia em 2min 50s

A rede de supermercados Verdemar, voltada para os consumidores das classes A e B vai aportar R$ 15 milhões nos primeiros seis meses de 2011 na abertura de uma loja na região Centro-Sul da Capital, em local ainda indefinido, e na construção do primeiro Centro de Distribuição (CD) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A nova unidade será a sétima da empresa. Neste ano a rede investiu R$ 7 milhões na abertura de um ponto de vendas no Jardim Canadá (Nova Lima), inaugurado em abril.

 

A decisão de ter um CD próprio, segundo o diretor da rede, Alexandre Poni, faz parte da estratégia para "equacionar a distribuição das mercadorias para as lojas" e leva em conta o congestionamento do trânsito na região central de Belo Horizonte e a política da Prefeitura da Capital de ordenamento do tráfego, limitando horários para os caminhões.

 

O CD do Verdemar terá 12 mil metros quadrados de área construída, em terreno de 20 mil metros quadrados. O espaço terá áreas refrigeradas e climatizadas (câmaras) e uma adega para até 1 milhão de garrafas de vinho. Poni disse que os produtos de hortifrúti, porém, continuarão com entrega direta nas lojas pelos fornecedores.

 

"Com um CD próprio, teremos condições de manuseio dos produtos e maior agilidade de reposição nas lojas, que deverá ser diária. Além disso, teremos menos estoques no ponto de varejo, o que nos dará, também, maior conforto. Mas não vamos alterar nossa política de termos sempre fornecedores de elevada qualidade", disse.

 

De acordo com Poni, os negócios estão sendo impulsionados pela expansão da atividade econômica do país. "Estamos acompanhando este processo de avanços no campo financeiro. Percebemos que nossos clientes estão comprando mais, assim como tem ocorrido com as redes voltadas para classes populares.  um efeito cascata que abrange todas as camadas", avaliou.

 

Em relação ao avanço da rede ele disse que o processo está dentro do cronograma da empresa. "As aberturas ocorrem na medida em que localizamos demanda. Se a economia mantiver este ritmo, é natural que avancemos mais rapidamente", disse.

 

Poni avalia que o desempenho de 2010 tem sido bastante favorável para os negócios. "Tivemos um ano muito bom, com vendas em escala crescente", afirmou. A perspectiva, segundo ele, é de que o faturamento da rede registre incremento de 30% neste exercício em relação a 2009, quando o Verdemar apurou R$ 280 milhões. A primeira loja foi aberta em 1993 e, atualmente, o mix de produtos da empresa gira em torno de 20 mil itens.

 

Atualmente a rede Verdemar gera 2,2 mil empregos diretos e, conforme Poni, a expectativa é de contratar outros 400 trabalhadores para a nova unidade que será aberta em 2011 na região Centro-Sul. Ele relatou que a empresa tem encontrado dificuldade para encontrar mão de obra especializada e até mesmo não especializada. "Localizar profissionais disponíveis não tem sido fácil, sobretudo para atividades que exigem algum tipo de especificidade", afirmou.

 

Para contornar o problema ele disse que a empresa optou por qualificar mão de obra internamente. "Essa foi a forma que identificamos para segurar nossos trabalhadores e aperfeiçoar o sistema de atendimento, uma de nossas prioridades", afirmou.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cadeia da laranja já trouxe mais de R$ 110 bilhões ao país

Em outubro de 2009, começamos a discutir com a CitrusBR, uma nova organização setorial da ind&uacut...

Veja mais
Chilena Cencosud compra rede Bretas

Grupo chileno, que também é dono da rede GBarbosa, venceu disputa pela empresa com atuação e...

Veja mais
Grupo chileno compra Supermercados Bretas

A transação da maior rede mineira do setor terá custo de R$ 1,35 bilhão.    A co...

Veja mais
Brasil reduz projeção de lucro global do Carrefour

O grupo francês Carrefour informou ontem que os ajustes contábeis em andamento nas contas da subsidiá...

Veja mais
Varejo esquece a política e aposta em Natal aquecido

A indecisão política no cenário nacional não deverá alterar o otimismo do varejo com ...

Veja mais
Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar mudam executivos e estratégias

Para analista, essas alterações indicam esforço de adaptação à expansão...

Veja mais
Famílias são barreira para nova onda de compras

O preço da ação da SABMiller subiu muito na semana passada, devido a rumores de que ela estaria de ...

Veja mais
Empresas barram genéricos, diz secretário

Cerca de 20 remédios genéricos importantes deveriam entrar no mercado nacional nos próximos dois an...

Veja mais
Embaré prevê faturar até 30% mais este ano

A produtora de lácteos mineira Embaré deve fechar o ano com aumento de 28% a 30% no faturamento, segundo e...

Veja mais