Apostando na dificuldade do mercado de panificação de encontrar mão de obra especializada e na praticidade do produto congelado, o empresário mineiro, Eduardo Saraiva Valente, mudou os rumos de sua empresa e, há dois anos, tem visto seu faturamento crescer. Após seis anos de experiência na produção de pão de forma, Valente entendeu que era hora de começar tudo de novo, investindo R$ 2,5 milhões na Bread e Life, fábrica de pães congelados. Hoje, com cerca de 120 clientes em Minas Gerais, o empresário já trabalha na ampliação de sua produção, que deve dobrar em 2014.
"Percebemos que os pães congelados faziam muito sucesso em São Paulo, Paraná e Santa Catarina e entendemos que não teria como fugir desse mercado. A falta de mão de obra e a necessidade de padronização do produto levaria ao pão congelado", afirma Valente. Acreditando nisso, o empresário reconstruiu seu negócio, investindo em maquinários e na estrutura da fábrica. "Compramos um caminhão com termoquim para refrigerar o produto, um túnel de congelamento e câmaras de congelamento para armazenar os pães", diz. Hoje, a empresa cresce entre 5% a 12% por mês e a expectativa é que o faturamento de 2013 seja o dobro de 2012.
Ele destaca que o mercado em Minas Gerais é novo e a população ainda é um pouco resistente ao produto. "Há uma desconfiança porque no passado o pão não era fabricado com qualidade, mas hoje não é mais assim. Também é uma questão cultural, pois em Minas as pessoas gostam de falar que o pão foi feito ali mesmo", explica.
Mas, a adaptação não tem atrapalhado os negócios do empresário, pelo contrário, as vendas estão alcançado cada vez mais donos de supermercados e padarias. Valente explica que o pão congelado traz muitos benefícios para o comerciante e, por isso, é tão bem aceito. "O vendedor ganha espaço, pois o local que era usado para a produção do pão pode ser usado para a venda. Também reduz os custos do processo de produção e com a equipe de funcionários, que pode ser bem menor", diz. Além disso, o estabelecimento ainda ganha em padronização e diversidade de produto.
Produtos - Além dos tradicionais pães de sal e de doce, a Bread e Life produz bolo, baguete francesa e diferentes tipos de pão, como australiano, mexicano e alemão. Com sede em Florestal, a empresa tem 50 funcionários e atende, principalmente, supermercados, como a Rede BH Supermercados e Hiperminas, além de padarias. O produto é distribuído por toda Belo Horizonte e região metropolitana, além da Zona da Mata e o Centro-Oeste. Em 2014, a empresa vai dobrar o tamanho de sua fábrica a partir de um investimento de R$ 1 milhão. De acordo com Valente, a expectativa é que a empresa tenha o retorno desse valor em dois anos. Ele acredita que a ampliação também irá dobrar seu faturamento, assim como o número de clientes.
Um dos principais diferenciais da Bread e Life é que, além de oferecer o produto congelado, a empresa disponibiliza aos clientes todo o maquinário necessário para a venda dos pães. "Fornecemos freezer, armário e forno, que podem ser utilizados pelos empresários enquanto tiverem parceria conosco. Também oferecemos todo o treinamento para garantir que a qualidade do nosso produto será mantida até o momento de assar", afirma. Valente destaca que fornece toda a estrutura e ainda consegue manter o preço do produto competitivo. "O dono do estabelecimento consegue ter um lucro três vezes maior em relação ao valor que ele comprou da fábrica", garante.
Veículo: Diário do Comércio - MG