Embrapa e MDA orientam a pecuária leiteira familiar

Leia em 3min 10s

Até 2020, a demanda por leite em todo o planeta deve chegar a 1,125 trilhão de litros, se houver um consumo anual de 150 litros por pessoa, segundo a Organização Mundial de Saúde. Para que o Brasil e o mundo tenham condições de atender essa demanda, a palavra de ordem defendida pela Embrapa é organização da cadeia produtiva da pecuária leiteira familiar.

Em palestra em Teresina, no primeiro dia Oficina sobre a Pecuária Leiteira Familiar no Piauí e Maranhão, o analista Marne Moreira, do Departamento de Transferência de Tecnologias da Embrapa, falou dos cenários atuais e dos desafios para o setor nos próximos anos.

Defendendo a cooperação e integração da cadeia produtiva, Marne Moreira ressaltou que o diálogo entre os setores de insumo, produção, indústria, comercialização e o consumidor é e sempre será a lógica para o sucesso da pecuária leiteira familiar em todo o país.

Ele destacou a produção de leite como uma fonte de geração de empregos no país. Segundo o analista, para cada milhão de litros de leite produzidos hoje no Brasil, são gerados 197 empregos diretos, superando os setores de calçados, peças e veículos e a construção civil, indústria têxtil e material elétrico.

Os estados do Maranhão e Piauí, foco da oficina, ocupam hoje modestas posições no ranking da produção leiteira familiar na Região Nordeste. Segundo Marne Moreira, o Maranhão ocupa o quarto lugar com 366 milhões de litros de leite por ano. O Piauí é o lanterna: está na nona posição, produzindo apenas 78 milhões de litros, todo ano.

Em nível nacional, Minas Gerais ainda mantém a primeira colocação. Produz 8,2 bilhões de litros de leite por ano, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 3,7 bilhões de litros; e o Paraná, com 3,6 bilhões de litros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O calendário vai ajudar os supermercados a incrementarem suas vendas no Natal de 2013. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que comemora a ocorrência da data festiva em uma quarta-feira neste ano, ao contrário de 2012, quando o Natal caiu em uma terça. Conforme o dirigente, como a maioria dos gaúchos inicia as compras para a ceia no fim de semana anterior ao Natal, o “dia a mais” para que os consumidores busquem produtos em 2013 vai gerar um incremento de 5% nas vendas do setor. Ao todo, os supermercadistas esperam um crescimento de 7,7% nas vendas de Natal e Ano-Novo, em relação a 2012, conforme estudo promovido pelo Instituto Segmento Pesquisas a pedido da Agas.

Para Longo, a véspera do Natal (24) deste ano será o melhor dia de vendas da história para os supermercados gaúchos. “O produto mais vendido neste dia será a caixa de bombom, tradicional presente de última hora, com um crescimento projetado de 7,8% nas vendas em relação ao ano passado”, afirma o presidente da entidade. Ao todo, pelo menos seis milhões de caixas de bombons serão comercializadas pelo setor em dezembro.

Além dos produtos alimentícios e das bebidas, os supermercados também são o local escolhido para as compras de presentes por muitos gaúchos. “Os supermercados ganham força nesta semana imediatamente anterior ao Natal, quando os consumidores vão em busca de presentes menores para amigos, colegas e outras pessoas do seu convívio”, reforça o presidente da Agas, projetando que pelo menos metade dos presentes adquiridos na véspera do Natal sejam comprados em supermercados.

Em média, os preços dos produtos típicos das festas estão 7,4% superiores aos praticados em 2012. As aves natalinas (perus, chesters, frangões, etc.) estão com preços para todos os bolsos: a variação é de R$ 5,00 a R$ 20,00 o quilo. No total, 850 mil aves (ou 2,7 mil toneladas) serão vendidas pelo setor.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Varejo espera pelo 13º salário

O comércio varejista vive a expectativa do pagamento do 13o salário para esquentar as vendas de final de a...

Veja mais
Hora de comprar: Setor comemora resultados e estendem horário de funcionamento

Varejos comemoram resultados e estendem horário de funcionamento, de olho na segunda parcela do 13º sal&aacu...

Veja mais
Natal deve ser o 5º melhor da década

Números iniciais a respeito do desempenho do varejo em dezembro, melhor mês de vendas para o setor no ano, ...

Veja mais
Danone troca comando no mercado brasileiro

No dia 5 de dezembro, quinta-feira, quando Nelson Mandela morreu, o argentino Mariano Lozano correu para colocar seu pla...

Veja mais
Vestuário e eletro serão focos do varejo na Copa do Mundo

Para 2014, as principais expectativas do varejo estão em torno do segmento de vestuário e eletroeletr&ocir...

Veja mais
Campbell pode atrair investidores como 3G Capital e Warren Buffett

A Campbell Soup poderá ser a próxima companhia a mudar de dono após o 'takeover' da Heinz por US$ 2...

Veja mais
Varejo mobiliza surgimento de startups

A automação comercial começou a ser implantada há quase 30 anos no Brasil e poderia estar n&...

Veja mais
Soja ocupa lugar do milho nas plantações

Área destinada à oleaginosa será expandida em 8,5%, enquanto a do grão ficará 7% infe...

Veja mais
Varejistas mantém a vigilância sobre a Difa

Entidades não acreditam em sanção do governador sobre a matéria aprovada na semana passada p...

Veja mais