Movimento do comércio aumenta em fevereiro

Leia em 2min 20s

Dados do MCV (Movimento do Comércio Varejista) mostram que fevereiro de 2016 ficou abaixo do esperado para o comércio de Campo Grande, se comparado ao mesmo período do ano passado, mas teve um aumento com relação ao mês de janeiro. O boletim divulgado hoje (15), mostra que os índices de transações não atingiram o recomendado que é de 100 pontos.

No mês de fevereiro deste ano, o boletim do MCV, divulgado pela ACICG foi de 78 pontos, ficando abaixo dos 91 registrados em 2015. Porém aumentou quatro pontos com relação a janeiro deste ano, que foi considerado um dos piores nos últimos quatro anos e havia resgistrado 74 pontos.

Para o economista da ACICG, Normann Kallmus, o diferencial dos primeiros meses de 2016, que contribuiu para tal resultado, foram os impostos estaduais que tiveram aumento significativo. "Todo ano tem pagamento de contas em janeiro e fevereiro, este ano, não foi diferente, porém os impostos estaduais aumentaram muito, temos muitas empresas fechando o ambiente está muito ruim", afirma.

Com relação ao MCV de pessoa jurídica, o economista aponta que em fevereiro deste ano foram registrados 75 pontos em 2016. O mesmo indicador apontou 95 pontos em fevereiro de 2014 e no no passado foram registrados 93 pontos. “Em um ano tivemos uma perda de 18 pontos. As razões para tal comportamento parecem ser: a queda do poder de compra do consumidor; a inflação de custos, que restringe ainda mais a demanda, e a alteração da carga tributária estadual, que freou a reposição de estoques para nova composição de preços”, analisa.

Questionado sobre as previsões para o mês de março, Kallmus comenta é um mês de melhora para o comércio, mas neste ano, os baixos índices devem permanecer. "Em março, de forma geral, aumenta o movimento, mas este ano, não podemos projetar um aumento do movimento".

Segundo o economista, os empresários devem estar atentos a alguns aspectos que podem se constituir em ameaças ou oportunidades aos negócios nas próximas semanas. “Na esfera federal, o enfraquecimento político do governo deverá aumentar a probabilidade de “impeachment”, resultando em afastamento total das condições para discutir aumentos ou criação de novos tributos".

Boletim - O MCV/ACICG é um índice apurado a partir da evolução dos dados do setor, englobando as transações realizadas entre empresas e também entre consumidores e o comércio. Considerando a sazonalidade característica da atividade comercial, o MCV foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014.

O Índice é composto de dois outros sub índices que ajudam a avaliar sua evolução: o MCV-PF, que analisa as transações entre Pessoas Físicas e as empresas do setor terciário, e o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas.

 



Veículo: Site Campo Grande News


Veja também

E-commerce deve faturar R$ 236 mi no Dia do Consumidor

O Buscapé Company promove amanhã, dia 16 de março, a terceira edição do Dia do Consum...

Veja mais
Vigilância sanitária fiscaliza produtos da páscoa nesta semana

A Vigilância Sanitária do Rio iniciou nesta semana as fiscalizações nos estabelecimentos que ...

Veja mais
França proíbe supermercados de jogarem comida no lixo

A fome é um dos principais problemas da humanidade. Mas há muito tempo que o mito de 'não há...

Veja mais
Com varejo físico em queda, vendas pela internet dão sobrevida a empresas

Enquanto as lojas físicas acumulam queda nas vendas, o e-commerce comemora lucros cada vez maiores. A Amazon, por...

Veja mais
Varejo online faz pequena Black Friday

Para tentar aquecer as vendas em um período sem grandes datas festivas, o comércio eletrônico faz ho...

Veja mais
Aumentos de preços desaceleram em 6 entre os 8 grupos do IPC-10 de março

O Índice de Preços ao Consumidor 10 (IPC-10) registrou taxas menores na passagem de fevereiro para mar&cce...

Veja mais
Castelo lança promoção de Páscoa com foco em novo produto

Nas compras acima de R$80, os consumidores levarão para casa o novo Sumo de Limão Castelo em embala...

Veja mais
Alta do leite deve durar até junho

O preço do leite aumentou neste ano nas prateleiras dos supermercados e deve continuar em alta até junho. ...

Veja mais
Compras em hipermercado ficam 9,27% mais caras em março

Os preços médios dos itens básicos para alimentação familiar em hipermercados da regi...

Veja mais