Como o pós-venda pode fidelizar clientes

Leia em 2min 30s

Especialmente em tempos de crise, vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor alternativa para garantir os resultados e fazer com que as metas sejam batidas. É fato que em períodos de retração econômica as pessoas e empresas arriscam menos, deixam de comprar novos produtos/serviços e também de procurar por novos vendedores. Ou seja, o vendedor deve se agarrar aos seus clientes e batalhar para que eles ampliem o tíquete médio, fatos que, claro, podem render indicações e novos contatos.

Segundo pesquisas de Fred Reichheld, criador do Net Promoter Score, índice que mede a lealdade do cliente, um aumento de 5% na retenção de clientes pode gerar melhoria de 25% a 75% nos lucros, principalmente se forem clientes estratégicos com muito potencial. O especialista classificou compradores entre: "promotores", que avaliam bem, sempre repetem a compra e insistem para que seus amigos façam o mesmo - empresas com 80% de clientes promotores estão no caminho certo para a excelência no atendimento e sucesso em vendas; "neutros", aqueles satisfeitos, mas pouco entusiasmados e que podem ser facilmente seduzidos pelo concorrente; e "detratores", os consumidores infelizes, responsáveis por mais de 80% da propaganda negativa de uma empresa.

Mas quais métodos utilizar para fidelizar o cliente? Como evitar que ele fale mal da minha empresa? Um desses métodos é praticamente infalível: garantir um pós-venda de qualidade! Sempre digo que o pós-venda é a pré-venda da próxima venda. E, apesar da repetição de palavras, essa é mesmo a melhor definição para essa técnica, que é tão importante quanto o primeiro atendimento, quanto a venda em si. É um erro acreditar que uma negociação se encerra com a assinatura de um contrato ou quando o comprador deixa a loja. A venda precisa ser encarada apenas como o primeiro passo de uma parceria que pode durar muitos anos.

É somente depois de fechar o negócio que o comprador tem a oportunidade de testar o produto ou serviço e, ao mesmo tempo, é quando dá a oportunidade para a empresa mostrar que não vendeu apenas "por interesse", que estava realmente empenhada em garantir a satisfação. Esse comprador espera receber a mesma assistência que teve durante a venda, e essa é a chance que o vendedor tem de não decepcioná-lo, de fortalecer a confiança e estreitar a relação comercial.

Assim como no processo da venda, é importante criar uma aproximação com o cliente e saber quais são as suas expectativas com o produto ou serviço adquirido. O comprador quer sentir a sensação de segurança ao fazer uma escolha e, por isso, as empresas precisam criar métodos para acompanhá-lo e garantir o bom funcionamento do produto.

É importante ter a consciência de que a pessoa satisfeita com o atendimento recebido cria uma imagem positiva da empresa e do processo de compra. O pós-venda é a pré-venda da próxima venda.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Retirada de produtos em loja física é a saída do on-line para reduzir frete

Após os custos com frete aumentarem significativamente no ano passado, lojas eletrônicas passaram a estudar...

Veja mais
Fabricantes apostam em ovos menores nesta Páscoa

Em tempos de crise na economia, nesta Páscoa os amantes de chocolate terão a opção de compra...

Veja mais
Aumenta busca por produtos perto do vencimento

Muitos consumidores aceitam comprar produtos próximos do vencimento em troca de um desconto. Alguns supermercados...

Veja mais
Hortaliças e legumes sobem menos e inflação pelo IPC-S desacelera

Alta nos preço de alimentos recuou de 12,23% para 3,75%. Da 2ª para a 3ª semana do mês, indicador...

Veja mais
Alface e banana estão mais em conta, diz Ceagesp

A Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) divulgou a lista de produtos com os pre...

Veja mais
Confiança do empresário industrial sobe 0,5 ponto em fevereiro, revela CNI

Com o difícil cenário, o índice de confiança do empresário industrial (Icei) cresceu ...

Veja mais
Varejo continua atento ao volume de estoques

Adotar cautela no volume de estoques tem sido uma estratégia escolhida cada vez mais pelo varejo, que busca se ad...

Veja mais
Consumidores brasileiros têm parcelado mais para consumir e pagar dívidas

                    ...

Veja mais
Consumo familiar tem recuo de 3,5%

As famílias brasileiras apertaram o cinto em todas as frentes possíveis em 2015. Desde os bens durá...

Veja mais