Aumenta busca por produtos perto do vencimento

Leia em 1min 10s

Muitos consumidores aceitam comprar produtos próximos do vencimento em troca de um desconto. Alguns supermercados têm até reforçado esse tipo de oferta, mas para aproveitar as vantagens sem risco é preciso tomar alguns cuidados.

A reportagem visitou uma rede de supermercados que decidiu investir nesse tipo de promoção. Os produtos ganharam um espaço específico nas lojas, com placas que alertam o consumidor para a validade.

“É uma ação ganha-ganha. Tanto pra gente, que não desperdiça esses alimentos e não acaba jogando eles fora, e pro consumidor, que ele consegue descontos de até quarenta por cento nesses produtos específicos”, diz Thatiana Zukas, coordenadora de sustentabilidade do supermercado.

Não é de hoje que os mercados usam os descontos para vender os produtos que estão próximos do vencimento, o que mudou é que agora mais pessoas estão dispostas a levá-los para casa para economizar nas compras. Mas fica o alerta: se não for para consumir dentro do prazo estabelecido na embalagem, melhor não levar.

“Você pode comprar um produto e consumi-lo até a data em que vai vencer, porque isso as fábricas e as indústrias garantem, após essa data, existe o início da proliferação de bactérias. Você pode ter as infecções alimentares, intoxicações e isso se tornar um risco”, explica a nutricionista Fernanda Aguiar.

Vale prestar atenção também no aspecto do produto. Um alimento congelado, por exemplo, não deve estar amolecido – é um sinal de problemas na conservação, o que pode encurtar o prazo de validade.

 



Veículo: Site Correio do Estado


Veja também

Retirada de produtos em loja física é a saída do on-line para reduzir frete

Após os custos com frete aumentarem significativamente no ano passado, lojas eletrônicas passaram a estudar...

Veja mais
Como o pós-venda pode fidelizar clientes

Especialmente em tempos de crise, vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor alternativa para garantir os result...

Veja mais
Fabricantes apostam em ovos menores nesta Páscoa

Em tempos de crise na economia, nesta Páscoa os amantes de chocolate terão a opção de compra...

Veja mais
Hortaliças e legumes sobem menos e inflação pelo IPC-S desacelera

Alta nos preço de alimentos recuou de 12,23% para 3,75%. Da 2ª para a 3ª semana do mês, indicador...

Veja mais
Alface e banana estão mais em conta, diz Ceagesp

A Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) divulgou a lista de produtos com os pre...

Veja mais
Confiança do empresário industrial sobe 0,5 ponto em fevereiro, revela CNI

Com o difícil cenário, o índice de confiança do empresário industrial (Icei) cresceu ...

Veja mais
Varejo continua atento ao volume de estoques

Adotar cautela no volume de estoques tem sido uma estratégia escolhida cada vez mais pelo varejo, que busca se ad...

Veja mais
Consumidores brasileiros têm parcelado mais para consumir e pagar dívidas

                    ...

Veja mais
Consumo familiar tem recuo de 3,5%

As famílias brasileiras apertaram o cinto em todas as frentes possíveis em 2015. Desde os bens durá...

Veja mais