Começa a ‘maratona’ do e-commerce

Leia em 2min 30s

                      A tradição americana de realizar grandes promoções na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, conhecida como.

Black Friday, ganhou força por aqui. É a hora de comprar aquele produto tão desejado a preços baixos. Os sites de comércio eletrônico estão mobilizadíssimos. Por esta razão, os Correios montaram uma verdadeira operação de guerra para atendê-los. A empresa já finalizou seu plano de ação para fazer frente ao aumento de fluxo de encomendas que ocorre durante o período promocional da Black Friday que, em terras brasileiras, dura até o fim do ano.

Segundo Janio Pohren, vice-presidente de encomendas dos Correios, várias providências já foram adotadas para atender às necessidades dos lojistas nesse período, incluindo ações para controle e execução operacional, composição do quadro de mão de obra e montagem da infraestrutura logística para garantir as entregas.

Todo esse aparato foi organizado com base em projeções da demanda, expectativas de vendas dos principais clientes, análises de mercado e histórico de anos anteriores. Os Correios vão operar à plena capacidade, com seus 43 Centros de Triagem, mais de 1.100 Centros de Distribuição e 26 mil veículos. Também foram dimensionados recursos temporários para aumento da capacidade de coleta, tratamento, transporte e entrega.

“Os Correios possuem contratos com transportadoras para realização de rotas de transporte extra, visando ao atendimento em sazonalidades com pico de demanda, como a Black Friday e o Natal”, assinala o vice-presidente. Segundo ele, já há previsão de trabalhos em fins de semana e reforço no atendimento pós-venda aos clientes do comércio eletrônico. “Além disso, instalamos um grupo de gerenciamento nas regiões para solução rápida de possíveis problemas”, elenca Pohren.

A mão de obra também foi preparada para enfrentar a “maratona”. Os Correios possuem um efetivo de 120 mil empregados, sendo 60 mil carteiros e 14 mil operadores de triagem que atuarão na operação Black Friday. Além desse efetivo, foi feito um dimensionamento de pessoal temporário, que tomou como base a projeção de aumento de carga no período. No total, cerca de duas mil pessoas serão agregadas ao quadro. Pohren explica que o principal desafio é a absorção do grande volume de encomendas no fluxo postal num curto período de tempo, bem como a realização de todas as entregas dentro dos prazos definidos. Mas ele assegura que os Correios possuem uma estrutura logística preparada esse tipo de operação e garantirá a prestação dos serviços com os melhores índices de qualidade.“A expectativa é de que, em 2015, o volume de encomendas seja 20% superior ao registrado em 2014”, diz.

Os Correios são líderes no mercado de entrega de encomendas do comércio eletrônico e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, nove em cada dez lojistas que operam no e-commerce utilizam os serviços da empresa. Janio Pohren informou ainda que os níveis de serviço praticados para o SEDEX (expresso, com entregas no dia seguinte nas capitais) e para o PAC (serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria) serão mantidos no período.

 



Veículo: Jornal O Globo - RJ


Veja também

Conab realiza chamada pública para aquisição de sementes de milho e feijão

Estão abertas as inscrições para a venda de sementes de milho e feijão de agricultores famil...

Veja mais
Minas perde receita com embarques de café

                    ...

Veja mais
Consumidor vai usar 1ª parcela do 13ª para pagar dívidas

O número de brasileiros que vão usar a primeira parcela do 13º salário para pagar dívid...

Veja mais
Consumidor online está mais maduro e consciente

Cerca de metade da população brasileira já tem acesso à internet – no fim de 2014, era...

Veja mais
De sorvete a shopping, entrega em domicílio conquista espaço

Delivery Muito além das pizzarias, sorveterias, shoppings e supermercados encontraram no modelo de negócio...

Veja mais
Produção de café cresce 10,3% no Espírito Santo, segundo IBGE

Pesquisa da Produção Agrícola de 2014 foi divulgada nesta quinta-feira (5). Produção ...

Veja mais
Mais segurança nas compras pela rede

Entre as mudanças que vêm ocorrendo no comportamento do consumidor está a crescente preocupaç...

Veja mais
Agricultura: Minas se destaca por produção diversificada

                    ...

Veja mais
Consumidor de BH tem hábito de poupar

                    ...

Veja mais