Economia de água atrai interesse de produtor

Leia em 2min 10s

Na Fazenda Alegre, localizada em Itaberaí (GO), está um dos maiores produtores de tomate para a indústria. Trata-se de Iron de Lima, que está revolucionando sua produção que, desde 2012, teve um expressivo aumento de produtividade e qualidade no tomate. De 80 toneladas por hectare passou para 140 t/ha. O motivo: adoção de tecnologia.

Trata-se da irrigação localizada por gotejamento subterrâneo da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento. Conhecida como "gota a gota", o sistema consiste na aplicação de água e nutrientes diretamente nas raízes das plantas.

"A adoção dessa tecnologia era para aumentar a produtividade e irrigar as áreas que ainda não possuíam métodos de irrigação. Depois disso, obtive melhores resultados e também consegui usar a água de forma racional e diminuir gastos com os defensivos", explicpi o produtor Iron de Lima.

O tomateiro é uma planta muito sensível à incidência de doenças. As irrigações convencionais, por exemplo, como a aspersão, causam excesso de umidade no solo e nas folhas, favorecendo a incidência destas doenças e obrigando o produtor a realizar muitas aplicações de defensivos para o controle.

"Neste sentido, a irrigação localizada por gotejamento subterrâneo combinada com a fertirrigação disponibiliza água e nutrientes diretamente no sistema radicular das plantas, na quantidade ideal e na fase que mais necessitam, não molhando as folhas e frutos, e não causando encharcamento do solo, diminuindo a proliferação de doenças e a necessidade de muitas aplicações de agroquímicos", explicou William Damas, coordenador Agronômico da Netafim.

Produtividade - Aumentar a produtividade, ter frutos de mais qualidade e economizar água são ganhos muito atrativos. Mas todo produtor quer ver isso em números. "Considerando somente o incremento médio de produtividadeáde 40 t/ha com a utilização da irrigação por gotejamento subterrâneo em comparação com o pivô central (sistema atual mais usado), e o preço da tonelada em todo de R$ 200, seria 40 x 200: R$ 8.000,00 por hectare", detalha o coordenador agronômico.

O produtor também consegue economizar cerca de 20% no faturamento por conta da redução de custos da produção. "Menos mão de obra, redução dos produtos durante as aplicações sejam de nutrientes ou defensivos, menor uso da água e de energia", afirma Damas.

A produção de tomate requer cuidados especiais na lavoura. "Monitoramento da irrigação, pois tanto a falta quanto o excesso de água são prejudiciais ao desenvolvimento do tomate; constante monitoramento e controle de pragas e doenças; realização de adubações adequadas, pois a falta de nutrientes debilita e atrasa o desenvolvimento das plantas", ressalta.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Verde Campo vai duplicar capacidade

                    ...

Veja mais
Uma carroça e muitos chucrutes depois

                Alimento foi o primeiro produto da Hemm...

Veja mais
Antes da Black Friday, consumidores devem pesquisar preços

                       &n...

Veja mais
Festas de fim de ano devem impulsionar as vendas de bolos

                    ...

Veja mais
Crise econômica não atingiu a agropecuária

                    ...

Veja mais
Refresco contra a crise

Gostar de doce e de cozinhar é importante para quem pretende empreender no segmento. Mas só isso nã...

Veja mais
Tecnologia e produtividade são desafios para aumentar oferta de alimentos para o mundo

Setor que menos gera desgosto à economia gaúcha, a agropecuária deve receber mais investimentos em ...

Veja mais
Preços de remédio variam em até 514% nas farmácias do DF

O brasiliense deve redobrar a atenção ao comprar medicamentos na capital federal. O preço do mesmo ...

Veja mais
Carrinho em Casa chega para inovar a maneira de comprar em supermercados

  Chega ao mercado brasileiro uma startup que promete mudar a forma de fazer compras de supermercado. Com opera&cc...

Veja mais