Preços de remédio variam em até 514% nas farmácias do DF

Leia em 2min

O brasiliense deve redobrar a atenção ao comprar medicamentos na capital federal. O preço do mesmo remédio pode variar até 514% entre as farmácias. Os genéricos, normalmente a melhor opção, são os que mais aparecem na lista de discrepâncias, segundo levantamento do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ), a que o Correio teve acesso com exclusividade. O governo federal regula o teto máximo que os comerciantes podem cobrar do consumidor, mas, para especialistas, o caminho é pesquisar, procurar similares e ampliar as alternativas de marcas, laboratórios e drogarias.

Das 30 farmácias analisadas, entre grandes redes e de bairros, o analgésico Tylenol 750mg, por exemplo, chegou a custar R$ 23,05 a mais em relação àquela que oferecia o menor preço (veja Calote no consumidor). Para os pesquisadores, as variações são explicadas pelo valor agregado ao medicamento. “O endereço comercial pode interferir no custo com aluguel, e essa despesa é repassada para o consumidor final. Impostos como o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também estão incluídos”, explica o diretor técnico do ICTQ e responsável pela pesquisa, Marcus Vinícius Andrade.

No DF, 49% preferem as farmácias menores, enquanto 48% dizem frequentar as grandes redes — essas últimas conseguem comprar medicamentos mais baratos dos laboratórios, pois a remessa é volumosa. Porém, as drogarias de bairro têm maior facilidade de fidelizar o cliente. “As farmácias mais simples não conseguem oferecer o mesmo desconto que as gigantes do setor, mas o atendimento de qualidade e a convivência são diferenciais. Além disso, a proximidade de casa é um fator difícil de vencer. As grandes marcas, geralmente, estão presentes apenas nos centros das cidades”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma-DF), Francisco Messias Vasconcelos.

Fiscalização
O comércio de medicamentos obedece a três regras básicas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): o Coeficiente de Adequação de Preços (CAP), que é o desconto mínimo obrigatório de 24,38 %; o Preço de Fabricante (PF), ou seja, o valor praticado pelas empresas produtoras, importadoras e distribuidoras; e o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), o praticado pelas farmácias. O cálculo se baseia no Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No DF, o índice é de 17%.

 



Veículo: Jornal Correio Braziliense - DF


Veja também

Crise econômica não atingiu a agropecuária

                    ...

Veja mais
Refresco contra a crise

Gostar de doce e de cozinhar é importante para quem pretende empreender no segmento. Mas só isso nã...

Veja mais
Tecnologia e produtividade são desafios para aumentar oferta de alimentos para o mundo

Setor que menos gera desgosto à economia gaúcha, a agropecuária deve receber mais investimentos em ...

Veja mais
Carrinho em Casa chega para inovar a maneira de comprar em supermercados

  Chega ao mercado brasileiro uma startup que promete mudar a forma de fazer compras de supermercado. Com opera&cc...

Veja mais
Faber-Castell promove os Marcadores Multiuso em situações divertidas

Campanha da DAVID brinca com momento de vida do público-alvo e ressalta multifuncionalidade do produto ...

Veja mais
Agricultura avalia medidas para garantir preços de trigo no Sul

As perdas na produção e na qualidade do trigo do Sul do Brasil causadas por problemas climáticos, e...

Veja mais
Vagas no comércio crescem após 8 meses

O comércio dos sete municípios registrou, em agosto, a geração de 510 empregos. Foi o primei...

Veja mais
Comércio varejista do PA tem saldo positivo de empregos

                    ...

Veja mais
Nova etapa do Sped Fiscal ainda gera dúvidas

Especialistas dizem que implementação do chamado Bloco K, no âmbito do novo sistema de declara&ccedi...

Veja mais