Crise econômica não atingiu a agropecuária

Leia em 2min 30s

                                    De acordo com André Nassar, as perspectivas brasileiras para o agronegócio em 2016 são otimistas.

A crise econômica é o melhor momento para abrir a discussão sobre o futuro do agronegócio no Brasil. Foi a partir dessa ideia que André Nassar, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, começou sua fala no EXAME Fórum Agronegócios, que aconteceu hoje (26), em São Paulo.

Nassar foi como representante do Ministério da Agricultura, chefiado pela ministra Katia Abreu. Segundo ele, o setor agrícola no Brasil está bem estabilizado e não sofreu grandes rupturas em meio ao ambiente econômico instável.

“A crise afetou mais o orçamento do Ministério e, claro, que ainda existe um reajuste em alguns produtos, como os fertilizantes. No entanto, tudo está voltando ao fluxo normal”, afirmou o secretário.

As estimativas para 2015 eram de queda de 6% em valor, devido aos menores preços internacionais. No entanto, se esperava um crescimento de 15% em volume. Já em 2016, a perspectiva é que o valor das exportações agrícolas volte a crescer.

Nassar acredita que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem um grande papel na realização dessas metas. “Nós queremos que a entidade tenha mais flexibilidade para trabalhar sozinha ou em parceria com negócios privados. Desse modo, o desenvolvimento de tecnologias para aumentar a produção de alimentos no Brasil será possível”, disse.

Outro foco da entidade está na sustentabilidade do agronegócio, segundo o secretário. “A Embrapa está investindo muito na lavoura, na pecuária, mas também na floresta.”

A longo prazo

Durante sua fala, Nassar apresentou uma variedade de dados sobre o futuro a longo prazo da agropecuária brasileira. Segundo ele, o Ministério da Agricultura espera que nos anos de 2024 e 2025, a produção de carnes tenha crescimento entre 31% e 54% sobre 2014 e a produção de grãos cresça entre 30% e 60% sobre 2014.

Para que isso se torne realidade, o secretário enumerou alguns desafios. O primeiro seria investir em logística e infraestrutura. “A irrigação e a eletrificação rural são extremamente importantes para o desenvolvimento e o crescimento da produção agrária”, afirma.

Além disso, ele também reforçou a necessidade do melhorar as rodovias, "principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil, para que o transporte dos alimentos seja mais eficaz".

O segundo investimento, de acordo com Nassar, está relacionado ao aprimoramento da política agrícola na direção da gestão de risco. "Nós queremos empacotar tudo em apenas uma lei: o seguro de produtividade e custo, e o apoio ao produtor para utilizar mecanismos de proteção de preço", explicou.

Quando o assunto foi crédito rural, o secretário foi taxativo. "O grande problema é que os produtores querem mais dinheiro e, na nossa cabeça, o crédito rural não deve crescer mais do que a produção." Ele afirma que, atualmente, está saindo mais crédito para a agricultura e menos para a pecuária.

 



Veículo: Jornal O Liberal - PA


Veja também

Antes da Black Friday, consumidores devem pesquisar preços

                       &n...

Veja mais
Festas de fim de ano devem impulsionar as vendas de bolos

                    ...

Veja mais
Refresco contra a crise

Gostar de doce e de cozinhar é importante para quem pretende empreender no segmento. Mas só isso nã...

Veja mais
Tecnologia e produtividade são desafios para aumentar oferta de alimentos para o mundo

Setor que menos gera desgosto à economia gaúcha, a agropecuária deve receber mais investimentos em ...

Veja mais
Preços de remédio variam em até 514% nas farmácias do DF

O brasiliense deve redobrar a atenção ao comprar medicamentos na capital federal. O preço do mesmo ...

Veja mais
Carrinho em Casa chega para inovar a maneira de comprar em supermercados

  Chega ao mercado brasileiro uma startup que promete mudar a forma de fazer compras de supermercado. Com opera&cc...

Veja mais
Faber-Castell promove os Marcadores Multiuso em situações divertidas

Campanha da DAVID brinca com momento de vida do público-alvo e ressalta multifuncionalidade do produto ...

Veja mais
Agricultura avalia medidas para garantir preços de trigo no Sul

As perdas na produção e na qualidade do trigo do Sul do Brasil causadas por problemas climáticos, e...

Veja mais
Vagas no comércio crescem após 8 meses

O comércio dos sete municípios registrou, em agosto, a geração de 510 empregos. Foi o primei...

Veja mais