Estoque alto nas lojas ajuda a obter desconto na compra de bens duráveis

Leia em 3min 20s

                                                Número recorde de varejistas estocados este mês, segundo a Confederação Nacional do Comércio, favorece o consumidor nas negociações

Os estoques de geladeiras, fogões, TVs, móveis e até de carro zero-quilômetro voltaram a preocupar os lojistas. Neste mês, mais de um terço dos varejistas brasileiros (35,2%) está com volume de produtos acima do desejado nos armazéns, revela pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). É o maior resultado em quase quatro anos e meio, quando o levantamento foi iniciado.

O peso dos estoques acumulados por causa da queda superior a 10% nas vendas de bens duráveis no primeiro semestre é ruim para as lojas, mas pode ser favorável ao consumidor, especialmente para quem tem condições de pagar à vista e fugir dos juros altos.

“O varejo está nas cordas e hoje é um bom momento para comprar bens duráveis”, diz o economista da CNC, Fabio Bentes. A afirmação se contrapõe ao resultado deste mês da pesquisa, também da CNC, que mostra que sete em cada dez brasileiros não pretendem se arriscar em levar para casa hoje um bem durável por causa dos juros altos do crediário e da insegurança em relação ao emprego.

Na avaliação de Bentes, o momento é favorável à compra porque os preços da maioria desses itens estão subindo abaixo da inflação. Nos últimos 12 meses até agosto, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial, subiu 9,6% e os bens duráveis tiveram alta de 3,1%, em média. “É um terço da variação do IPCA-15”, diz.

O levantamento feito pelo economista mostra também que dos 27 produtos que compõem a cesta de bens duráveis no IPCA-15, 21 registraram variação abaixo da inflação nos últimos 12 meses. No mesmo período de 2014, o número de itens cujos preços perdiam para a inflação acumulada em 12 meses até agosto era bem menor: 13.

O economista observa que, neste ano, apenas um item, o colchão com alta de 11,2% no preço – acumulada em 12 meses até agosto -, teve variação superior à inflação do período. Em 2014, nove itens estavam nessa condição.

Deflação. Além de a maioria dos preços dos bens duráveis que compõem o IPCA-15 estar perdendo feio para a inflação, o estudo da CNC mostra que cinco itens registraram deflação no período: celular, máquina fotográfica, televisão, automóvel usado e microcomputador.

Para José Domingos Alves, supervisor-geral da Lojas Cem, rede especializada em móveis e eletroeletrônicos, os preços desses itens não baixaram. “Eles ficaram praticamente estáveis”, afirma. Ele diz, no entanto, que a renovação tecnológica muito rápida que ocorre em produtos, como TVs, celulares e computadores, força os preços para baixo. A rede varejista acumula neste ano até agosto queda de 6% nas vendas em relação a igual período de 2014. “É o pior desempenho em seis anos.”

Com estoques altos, as lojas adiam as compras da indústria, que também registra queda nas vendas. Os fabricantes de eletroeletrônicos encerraram o primeiro semestre com um recuo de 17% na quantidade comercializada de fogões, 10% em refrigeradores, 37% em TVs e 1,0% em lavadoras, segundo a Eletros, que reúne as indústrias do setor.

Lourival Kiçula, presidente da Eletros, diz que a perspectiva é que a venda de TVs, afetada pela base forte de comparação do ano passado por causa da Copa, melhore. Mas para os outros produtos, se o desempenho ficar igual ao do ano passado será um bom resultado.

Câmbio. Mesmo com o mercado frouxo, os fabricantes de linha branca e da linha marrom, que inclui TVs e aparelhos de som, começam a indicar aumento de preços, alegando pressões de custos por causa da alta do câmbio e da energia, diz Alves, da Lojas Cem. Kiçula confirma a necessidade de aumento de preço por causa de elevação de custos. “O preço de hoje pode ser menor do que o preço de amanhã.”

 



Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo


Veja também

Granizo provoca estragos na cafeicultura

                    ...

Veja mais
Rede de supermercados Walmart suspende venda de rifles nos EUA

A rede de supermercados Walmart anunciou que vai parar de comercializar rifles AR-15 e outras armas semiautomátic...

Veja mais
33% das compras por impulso acontecem nos supermercados

Das compras feitas por impulso, 33,2% acontecem dentro do supermercado, segundo uma pesquisa do SPC Brasil. As compras n...

Veja mais
Setor têxtil de Pernambuco aposta em retomada

                    ...

Veja mais
Supermercado: mude hábitos e pesquise

Nas últimas semanas, abordei neste espaço algumas impressões de um trabalho que venho desenvolvendo...

Veja mais
Governo estuda mudar Ceagesp de endereço

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Cooxupé aposta no setor de cosméticos

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a Aqia Química Industrial lanç...

Veja mais
Queijaria familiar do Sul de Minas se transforma em modelo de qualidade

Queijo Minas Artesanal, cabacinha, nozinho, muçarela e defumado. Essas são algumas das variedades de queij...

Veja mais
Setor de franquias tem crescimento de 11,2% no semestre

                    ...

Veja mais