Produção de alimentos e bebidas surpreende e tem alta em junho

Leia em 2min 10s

Com os resultados positivos, a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve dois meses seguidos de recuperação


A produção da indústria de alimentos e de bebidas teve desempenho positivo em junho, com avanço de 3% e 3,6%, respectivamente, frente ao mês imediatamente anterior, informou o IBGE nesta terça-feira (4).

O setor de alimentos foi ajudado pela indústria do complexo de carnes, sobretudo de aves. No caso das bebidas contribuição positiva veio do ramo de sucos de laranja.Com os resultados positivos, a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve dois meses seguidos de recuperação, após sete meses consecutivos de queda.

Segundo Thaís Zara, economista da Rosenberg & Associados, o resultado da categoria foi o principal motivo para a produção industrial de junho ter ficado um pouco melhor do que o previsto pelo mercado.

Em junho, a produção recuou 0,3% na comparação ao mês imediatamente anterior, influenciada pela queda de produção dos ramos de máquinas e equipamentos e equipamentos de informática.Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, a queda da indústria em junho foi de 3,2%. Foi a 16ª queda consecutiva da produção industrial brasileira na comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Os economistas consultados pela agência Bloomberg esperavam, em média, recuo de 0,7% em junho sobre o mês anterior. E tivesse queda de 5% frente ao mesmo mês de 2014.André Macedo, técnico do IBGE, diz que ainda é cedo, porém, para falar em mudança de tendência na produção de bens semi e não duráveis, apesar dos dois meses de recuperação."Em sete meses de queda o setor acumulou uma taxa negativa de 8,5%. E em dois meses de alta, subiu 2,9% sobre uma base menor. Existe ainda um saldo negativo de 5,8% para o segmento recuperar", disse o técnico do IBGE.

Segundo ele, a avaliação sobre o desempenho do segmento de bens semi e não duráveis continua o mesmo do restante da indústria do país, pressionada por estoques elevados e queda da demanda.

O IBGE divulgou nesta terça-feira (4) que a produção industrial encolheu 6,3% no primeiro semestre deste ano, na comparação ao mesmo período do ano passado, o pior resultado desde 2009 (-13%).Para se ter uma ideia da situação da indústria, a produção que saem das fábricas do país está no mesmo patamar de julho de 2009, quando o setor ainda enfrentava a crise iniciada no mercado hipotecário dos Estados Unidos.Em comparação ao pico do setor, registrado em junho de 2013, a produção industrial está 12,2% menor, informou Macedo.




Veículo: Jornal do Commercio - PE


Veja também

Kellogg vai parar de usar produtos artificiais em cereais e lanches

                    ...

Veja mais
Preço dos alimentos usados para fazer tempero dispara e faz consumidor mudar hábitos

                    ...

Veja mais
Escolha certa do mobiliário e design impulsionam lojas físicas

                    ...

Veja mais
Frango e suco de laranja vão bem em junho

                    ...

Veja mais
Cotação internacional do leite em pó despenca

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Mercado de café apresenta forte oscilação

O mercado internacional de café teve um mês de julho negativo para os preços, em meio a muita volati...

Veja mais
Vendas no varejo da zona do euro caem 0,6% em junho ante maio

As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,6% em junho ante maio, segundo dados publicados nesta quarta-feira (...

Veja mais
Setor cafeeiro supera os gargalos

                    ...

Veja mais
TPV lança televisor da Philips para estimular venda no semestre

A TPV, fabricante de televisões da marca Philips, aposta no lançamento de uma nova linha de produtos para ...

Veja mais