Tok&Stok mantém expansão com novos modelos de lojas

Leia em 2min 40s

                               Hoje, 15% dos artigos são importados. A coleção conta com 12 mil produtos e todos os dias são lançados três novos itens com o conceito fast fashion



São Paulo - Três anos após a entrada do fundo de private equity Carlyle Group na administração da rede de móveis e decoração Tok&Stok, a empresa mantém plano de expansão, agora com novos formatos. A meta é passar das atuais 45 unidades para 60 lojas, até o final de 2018.

Em 2012, quando adquiriu 60% da empresa, que contava com cerca de 30 lojas, a intenção do Carlyle era dobrar de tamanho em cinco anos. "A meta agressiva está mantida. Apesar de hoje a economia estar difícil, a ideia continua no radar, ainda que seja até 2018", disse o vice-presidente de expansão da Tok&Stok, Paul-Edouard Dubrule, ao DCI.

A ampliação no projeto das unidades veio por conta da análise de áreas consideradas interessantes, mesmo com a concorrência com redes como a Etna e os home centers. Assim, a bandeira identificou formatos diferentes, dependendo das regiões. As lojas mais amplas são geralmente para capitais e grandes cidades. "As unidades vão de 10 mil metros quadrados a 500 m². A diferença é o potencial de consumo de cada lugar, além das oportunidades no mercado imobiliário".

Conforme o vice-presidente da rede, uma unidade com aproximadamente 1.700 metros foi aberta em Piracicaba, em agosto de 2014. Outra em maio último, em Guarulhos com 2 mil m² e dois pisos interligados por escadas e um elevador para pessoas portadoras de deficiência física. Esta última, aliás, é a 12º loja da marca no Estado de São Paulo e fica no Shopping Center Maia. A Região Nordeste é o novo alvo e a empresa inaugurou neste começo de mês a 45ª loja - a primeira em João Pessoa (PB), no Manaíra Shopping, com R$ 8 milhões.

Consumo e gestão

A respeito de o consumo estar em queda e da inadimplência subindo no comércio varejista, o executivo disse que a rede segue firme no propósito de crescer ao menos 10%. Como atraí clientes de maior renda, o movimento de caixa se mantém e a questão aspiracional ajuda. "Atendemos aos consumidores das classes B e C neste sentido. Eles se voltam a produtos com tíquetes menores e de listas de casamento."

A respeito da gestão, a chegada do fundo de private equity pouco interferiu no dia a dia da companhia. O Carlyle indicou um diretor financeiro, mas a gestão continuou nas mãos dos fundadores [Ghislaine Dubrule e Régis Dubrule] e da família. "Mas nos últimos três anos tivemos um ritmo de abertura mais agressivo. Aprimoramos a governança com comitês e o conselho".

Dubrule destacou também a área de treinamento das equipes, lembrando que ao crescer de maneira acelerada é essencial ter um programa de gestão de talentos para manter o padrão de atendimento.

"Na companhia, para assumir uma nova loja o gerente tem de ter sido treinado há pelo menos 12 meses. Todos os funcionários de uma nova loja ficam em capacitação no mínimo por 45 dias. Damos muita atenção a isso para manter o atendimento padronizado."



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Café mineiro está com o pé no Canadá

                    ...

Veja mais
Safra de café será de 44 milhões de sacas

                    ...

Veja mais
Pesquisa mostra que manter micro e pequena empresa no Nordeste custa menos

                    ...

Veja mais
RS: Produtores de queijo reiteram foco em qualidade

                    ...

Veja mais
UE aprova primeira soja transgênica brasileira

A primeira soja transgênica nacional chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. O produto...

Veja mais
Trama Internacional

Entre os cinco maiores mercados para o setor têxtil e de confecção, os Estados Unidos foram os que r...

Veja mais
Indústria ainda vê crescimento de vendas de roupas esportivas

Perspectiva. Fabricantes de moda fitness notaram impacto da desaceleração da economia nas encomendas, mas ...

Veja mais
Demanda por produtos vegetarianos ainda é maior do que a oferta no Brasil

País tem cerca de 16 milhões de adeptos, que ainda carecem de produtos e serviços específico...

Veja mais
País vai produzir matéria-prima para fraldas e absorventes

                    ...

Veja mais