Remédios têm vice-liderança no e-commerce

Leia em 2min 40s

Atrás apenas da categoria de moda e acessórios, o varejo farmacêutico assume a segunda posição no ranking on-line. Entre comércio físico e virtual, segmento faturou R$ 8,24 bilhões em 2014

 



O varejo farmacêutico aparece na contramão do cenário econômico atual, com um crescimento de 10,42% no primeiro trimestre deste ano. O segmento faturou R$ 8,24 bilhões. As vendas pelas internet surgem como um novo nicho, tanto que a categoria ocupa a segunda posição no ranking de vendas on-line.

A Drogaria Nova Esperança é um exemplo de empresa que obteve bons resultados após adotar as vendas on-line. Ela segue o exemplo de grandes marcas do setor, que tiveram sucesso ao trilhar o mesmo caminho, como Ultrafarma, Raia Drogasil (Droga Raia e Drogasil) e Drogaria São Paulo.

O fundador e diretor da Drogaria Nova Esperança, Marcos Antonio Dávida, diz que apesar do cenário desfavorável da economia do País, acredita em um crescimento de 22%, ou até mais. "Só no primeiro trimestre deste ano, o faturamento de vendas pela internet aumentou 9%". Segundo Dávida, o ano de 2015 será, sim, promissor, principalmente para as empresas que possuem o canal de vendas on-line. Hoje, a Drogaria Nova Esperança atende a todo o território nacional e possui apenas uma loja física na capital paulista, em Pirituba.

De acordo com dados divulgados pela consultoria E-bit, em volume de pedidos, os itens da categoria de cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais e saúde representaram 15% do total em 2014. O segmento está atrás só da categoria moda e acessórios.

Há 10 anos investindo no e-commerce , a Ultrafarma diz ter visto no canal uma ótima oportunidade para vender em grande quantidade. "Alcançamos um mercado cada vez maior e isso foi fundamental para solidificar um outro conceito-chave nos negócios: o de vender em grande quantidade", comentou o analista de e-commerce da empresa, Ricardo Vieira da Silva. A rede possui quatro lojas físicas na cidade de São Paulo, mas atende a pedidos em todo o País.

Estratégia


Conforme o diretor de comunicação e marketing da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), Gerson Rolim, a estratégia de ampliar a farmácia como um ambiente não somente para os cuidados com a saúde, mas também focado no bem-estar, tem influenciado a rentabilidade das empresas do ramo.

Para ele, o maior desafio das farmácias virtuais é não poder destacar em suas páginas iniciais as imagens de medicamentos que necessitam de prescrição médica. "Por não poder explorar os seus principais produtos, outras categorias como cosméticos e cuidados pessoais têm grande importância, tanto na captação de clientes quanto no aumento do tíquete médio."

Já o presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, acredita que "o e-commerce deve se integrar ao negócio tradicional por ser natural que o cliente busque comprar e receber em casa tudo o que ele encontra na loja física".

Sobre o estoque, na Drogaria Nova Esperança Dádiva explica que a empresa mantém, em média, 60 dias de reposição. Já a Ultrafarma ressalta que optou por trabalhar para manter atualizados todos os dados de estoque: "de modo a garantir aos seus clientes uma boa experiência de compra".



Veículo: DCI


Veja também

Acordo retira mais de 7 mil t de sódio de alimentos processados

Consumo excessivo de sal pode levar à hipertensão. No Brasil, índice de hipertensos atinge uma em c...

Veja mais
Nestlé transforma resíduo de leite em água diante de seca

Nestlé: medida fortalece a Nestlé contra as críticas no momento em que a Califórnia suporta ...

Veja mais
Frio aumenta movimento e vendas no varejo de Ribeirão

Nos últimos dias as vendas aumentaram em até 60%, principalmente em lojas populares   O frio chegou...

Veja mais
Alta na produção calçadista é insuficiente para zerar perdas

 Empresas esperam melhora nas vendas no segundo semestre, mas expectativa se baseia em fraco desempenho no ano pass...

Veja mais
Importação de café do Peru gera polêmica

Enquanto a Abic considera a medida positiva, entidades que representam os cafeicultores brasileiros são contr&aac...

Veja mais
Cresce o lucro líquido da vigor no primeiro trimestre

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Safra do Nordeste supera Sudeste pela 1ª vez desde 1974, diz IBGE

A região Nordeste deverá produzir este ano uma safra de 18,9 milhões de toneladas, um aumento de 20...

Veja mais
Polenghi conquista prêmio de 3º melhor estande na APAS 2015

Espaço Casa Polenghi na Feira APAS 2015   A Polenghi encerrou com chave de ouro sua primeira ...

Veja mais
Pão de Açúcar, Eletropaulo, Petrobras e Braskem em revisão

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais