Perfil do consumidor brasileiro está mudando

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Estudo feito pela Kantar Worldpanel mostra que 61% das donas de casa comparam preços antes de efetuar uma compra



São Paulo, Agosto de 2014 - A Kantar Worldpanel identificou em seu último levantamento uma grande mudança no comportamento do consumidor, que hoje prima pela racionalização entre tempo e dinheiro, busca por promoções, quer melhor atendimento durante as compras e procura pela experimentação de novos produtos no ponto de venda.


O estudo mostrou que 61% das donas de casa comparam preços antes de finalizar uma compra, principalmente por causa do orçamento familiar apertado, o que também as leva a procurar produtos em promoção no ponto de venda - 74% dos consumidores consideram promoções muito importante na hora da compra.

A experimentação também tem grande valor para o consumidor brasileiro, 42% buscam por produtos novos quando estão no ponto de venda e 44% reclamam por não conseguirem experimentar o produto antes de comprar. Informação é outro item importante para a dona de casa, 66% gostam de receber conselhos sobre benefícios e uso dos produtos antes de comprá-los.

Além disso, o consumidor está com menos tempo disponível e reduziu suas idas ao ponto de venda em 2013, resultando no aumento das compras de despensa e reposição. Em 2009, 67% das pessoas realizavam a compra do mês, em 2013 o número passou para 72%. Ou seja, o brasileiro está mais organizado, econômico e preocupado com as compras de bens não duráveis, que impactam diretamente nos seus gastos mensais.


Onde comprar?


A lealdade com canais de compras vem se mostrando cada vez menor. No ano de 2001, apenas 61% dos lares usavam pelo menos três formatos de estabelecimentos para se abastecer, porém atualmente 84% das famílias já fazem isso. Essa mixidade vem de necessidades diferentes por tipo de compra. O atacarejo, por exemplo, é um dos canais que mais vêm crescendo. Em 2013 este canal atingiu 13,5 milhões de lares e cresceu entre todos os consumidores.

As prioridades entre os compradores na hora de decidir onde ir está principalmente em locais com horários flexíveis, bebidas geladas e prontas para beber disponíveis, possibilidade de compra a granel, poucas filas e produtos que auxiliem a economia de tempo na cozinha.


Sobre Kantar Worldpanel


Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento e compreensão do consumidor por meio de painéis de consumo. Seu High Definition InspirationTM combina monitoramento, análises avançadas e ferramentas de pesquisa de mercado que facilitam tanto a visão global como de pequenos detalhes que inspiram ações para o êxito de seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram, o que usam - e porque - se tornou moeda corrente no mercado para marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.


Com mais de 60 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.500 funcionários e serviços que cobrem mais de 60 países, diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel apresenta High Definition InspirationTM em diversos campos, como produtos de consumo, de impulso, para bebês, telecomunicações, entretenimento, entre muitos outros.


Para mais informações, acesse www.kantarworldpanel.com/br


Sobre a Kantar


Kantar é uma divisão da WWP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 27.00 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. Para mais informações, visite-nos em www.kantar.com

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 


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