Diferença na cobrança no cartão e em dinheiro puxará promoção

Leia em 2min 20s

Flávia Milhassi


O projeto de decreto legislativo (PSD) 31/2013 aprovado pelo Senado - que ainda passará por votação na Câmara - que autoriza a cobrança diferenciada em pagamentos feitos em dinheiro e cartões de crédito, em nada mudará o posicionamento dos empresários do comércio. Analista ouvido pelo DCI afirmou que, pode até melhorar as vendas se os empresários do setor optarem por dar descontos ao consumidor na hora da compra.

"A lei não mudará a política de precificação dos produtos. Hoje, as empresas se baseiam na demanda para isso. O máximo que pode ocorrer é as redes varejistas preferirem o pagamento em dinheiro e usar promoções para incentivar essa forma de pagamento", afirmou o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Fábio Pina.

Para o especialista no setor, por mais que o consumidor se assuste com a aprovação desse projeto, tanto ele, quanto as empresas podem vir a ser beneficiadas. "Com o pagamento em dinheiro o número de transações feitas por cartão cairá. Quem tem que se preocupar com aprovação dessa norma são as operadoras de crédito que terão de ser mais atrativas para o consumidor e para os lojistas", explicou.

Ainda na opinião de Pina, os programas de pontos e milhagens devem vir a ser usados como chamariz ao consumidor. "No caso dos empresários que têm como opção pagamento com cartão de crédito e débito, as operadoras podem mudar a cobrança de taxas, até reduzi-las. Para o consumidor, a estratégia será dar mais ênfase aos programas de milhagens e de pontos que são trocados por produtos e serviços", explicou ele.

Uma possível pressão do setor varejista para que as operadoras modifiquem suas cobranças, e evitem uma queda nas vendas e nas transações feitas por cartão está descartada. "No final os maiores impactados serão as operadoras. Elas é que devem começar a se movimentar para não perder", concluiu Pina.

Projeto

O projeto de decreto legislativo - (PSD) 31/2013 - aprovado na quarta-feira (6) pelo Senado cancela a resolução 34/1989 do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, que proibia a cobrança diferenciada.

Por meio de nota a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon estadual de São Paulo), afirmou estar em desacordo com a resolução aprovada pelo Senado Federal. "O Projeto é um retrocesso para as relações de consumo, além das consequências econômicas, financeiras e de segurança, uma vez que o consumidor pode optar por pagamentos em dinheiro em vez de utilizar os cartões", destacou o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi. A diferenciação de preços nas compras em dinheiro e as feitas com cartões de crédito é considerada abusiva por resultar em vantagem excessiva ao fornecedor, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.


Veículo: DCI


Veja também

Clima favorece culturas de inverno do Rio Grande do Sul

     Lavouras de trigo vêm apresentando boa recuperação no seu desenvolvimento, ...

Veja mais
Setor de higiene e beleza perde fôlego, após forte alta

Por Adriana Meyge | De São PauloDesde a criação do Plano Real, há 20 anos, as vendas do seto...

Veja mais
‘A era da megamarca onipresente acabou'

Autores do livro "As novas regras do varejo", Robin Lewis e Michael Dart acreditam que as grandes marcas terão, c...

Veja mais
Alimentação em domicílio fica mais barata em julho, diz IBGE

O grupo Alimentação e Bebidas registrou em julho o segundo mês consecutivo de deflação...

Veja mais
Dia dos Pais aquece setor lojista

Juazeiro do Norte. As comemorações em torno do Dia dos Pais devem voltar a movimentar o comércio ne...

Veja mais
Aprimoramento da produção de azeites

O especialista número um dos Estados Unidos em oliveiras, azeitonas e azeites de oliva, Paul Vossen, da Universid...

Veja mais
Multinacional terá fábrica de embalagem em Santa Catarina

A multinacional dinamarquesa Sanovo Greenpack, de embalagens para alimentos, vai construir uma nova fábrica no Br...

Veja mais
Embarques de milho à China não deslancham

Por Mariana Caetano e Fernanda Pressinott | De São PauloO Brasil conseguiu no fim de março a liberaç...

Veja mais
Dinheiro em caixa, a prioridade da LBR

Por Alda do Amaral Rocha | De São PauloAs empresas interessadas em adquirir ativos da LBR - Lácteos Brasil...

Veja mais