Renner aposta em novas lojas e franquia para a Youcom

Leia em 2min 30s

Por Cibelle Bouças | De São Paulo

Em evento realizado ontem para lançar a coleção primavera verão que chegou às lojas nesta semana, a Lojas Renner reforçou o discurso de que sua expansão de longo prazo será feita com investimentos em novas lojas, em lugar de aquisições. Em entrevista ao Valor, Laurence Beltrão Gomes, diretor financeiro e de relações com investidores da Renner, disse que o plano inclui a adoção de franquias para a marca Youcom e o investimento em um terceiro centro de distribuição automatizada em 2016, na região Sudeste.

A meta para 2021 é dobrar de tamanho, chegando a 408 lojas da Renner, 125 unidades da Camicado e 300 a 400 lojas da Youcom. A Renner fechou o primeiro semestre com 228 lojas da Renner, 55 lojas Camicado e 20 lojas Youcom.

A companhia já possui centro de distribuição automatizada em operação no Rio de Janeiro, por onde transitam em torno de 30% das mercadorias vendidas. No início de 2015, a Renner coloca em operação um segundo centro, em São José (SC), atualmente em construção e que neste ano deve consumir R$ 86 milhões. Entre o fim de 2016 e início de 2017, a companhia instalará um terceiro centro, também no Sudeste. "Para atender ao crescimento que estamos prevendo, será necessário ter um novo centro já em 2017", disse.

Gomes disse ver um grande potencial de crescimento orgânico para as lojas da Renner nos próximos anos. "Existem shopping centers em grandes centros onde a Renner ainda não está e há um processo de interiorização dos shoppings que a companhia deve acompanhar nos próximos anos", afirmou. Atualmente, 93% das lojas da Renner estão em shopping centers e o plano de longo prazo é manter uma presença majoritária nesses centros comerciais. A expansão, disse ele, será mais intensa nas regiões Nordeste e Norte.

Em relação à marca de moda jovem Youcom, Gomes disse que as lojas têm atraído principalmente o público jovem das classes A e B. "A rede tem um grande potencial de crescimento e nossa crença é que, em algum momento, o crescimento da marca se dará com lojas de franquias", disse. Embora projete para a Youcom um número de lojas similar ao de unidades da Renner até 2021, o executivo estima que mais da metade da receita do grupo ainda virá das lojas Renner.

Em relação à Camicado, Gomes afirmou que a meta é expandir a operação para as regiões Nordeste e Norte, onde o mercado é abastecido por empresas regionais. Para o segundo semestre deste ano, a varejista mantém o foco na melhoria da gestão operacional e na reformulação de lojas para elevar a produtividade. A Renner informou ainda que mantém a meta para o ano de investir R$ 532 milhões, 29,1% mais que o total aplicado em 2013. No primeiro semestre, os investimentos avançaram 88,5%, para R$ 193,4 milhões.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Mais sete empresas apresentaram suas propostas pela LBR

Por Alda do Amaral Rocha | De São PauloSete empresas apresentaram ontem suas propostas para a compra de ativos da...

Veja mais
Vendas de varejistas têm queda inédita na China

Por Ken Moriyasu | Nikkei, de Dalian (China)As vendas das cem maiores varejistas chinesas recuaram 0,2% no primeiro seme...

Veja mais
Coral e Suvinil reforçam linha premium em ano de dificuldade para segmento

THAIS CARRANÇASÃO PAULO - Fabricadas pela indústrias Basf e AkzoNobel, as marcas líderes no ...

Veja mais
Dobra a procura de armazéns para alugar

Márcia De ChiaraPuxada pela indústria e pelo varejo de bebidas e alimentos, dobrou a diferença entr...

Veja mais
Sandoz desenvolve canais de educação continuada para profissionais de farmácia

Iniciativas visam aprimorar conhecimento em sinergia com parceiros comerciais para garantir qualidade no atendimento ao ...

Veja mais
Da mesa para o pote: Jundiá lança sorvete de Pavê com 2L

Entre as opções em potes 2L, chega ao mercado o novo sorvete de Pavê, proporcionando ao consumidor a...

Veja mais
Fluxo de clientes aumenta 3,5%

SÃO PAULO - O movimento dos consumidores nas lojas do País subiu 3,5% em julho na comparação...

Veja mais
Grupo de Santa Catarina abre segunda fábrica na Bahia

Marjorie Moura O polo calçadista da Bahia ganha um novo fôlego no segundo semestre, com a instalaç&a...

Veja mais
Em oito meses, saca de café sobe mais de 50%

Após reclamar, protestar e brigar muito porque o preço do café não pagava o custo de produ&c...

Veja mais