Vendas de pneus em queda na Capital Mineira

Leia em 2min 30s

Retração acumulada no último bimestre atingiu 30% na comparação com idêntico intervalo do ano passado



Nádia de Assis


As revendedoras de pneus para carros de passeio, máquinas e caminhões reclamam dos prejuízos acumulados durante a Copa do Mundo. Segundo o Sindicato das Empresas de Revenda e Prestação de Serviços de Reforma de Pneus e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindipneus), a retração acumulada no último bimestre atingiu 30% na comparação com idêntico intervalo do ano passado. A queda também está relacionada à desaceleração da economia e ao índice mais elevado de endividamento do consumidor.

Segundo o presidente do Sindipneus, Paulo Bitarães, os resultados estão abaixo da média desde o início do ano, mas a situação se agravou nos últimos dois meses. Ele ainda demonstra pouco otimismo quando o assunto é um melhor desempenho no restante deste exercício. "Este é também um ano de eleições, o que interrompe obras e compromete grande parte do setor", argumenta.

Ele acrescenta que a comercialização de pneus não depende de estratégias de venda pois, neste caso, o que leva o consumidor a comprar é a necessidade e não o impulso, ao contrário de outros bens de consumo. Conforme Bitarães, o mercado deve reagir somente quando os indicadores econômicos melhorarem. "Se a economia está aquecida, o país transporta, as pessoas viajam mais. Logo, a procura pelos pneus aumenta", conclui.

Leia também
Reciclo Comunicação encerra primeiro semestre com crescimento de 35% Francesa BVST-Evac oferece solução de coleta a vácuo Belga Brigaderia muda de casa e tem novos desafios Centro de compras do Jardim Canadá reposiciona-se Panda, com 33 anos de mercado, se organiza para processo de sucessão

Revenda - O clima é de pessimismo na revendedora Pneusola, com 22 unidades espalhadas pela capital mineira e municípios da região metropolitana, onde são comercializados pneus para carros de passeio, máquinas e caminhões. De acordo com o diretor, Renato Antônio Costa, o endividamento em alta motiva os clientes a adiarem ao máximo a troca dos pneus. Ele acrescenta que a longa estiagem, que reduz o desgaste dos pneus, também ajudou a prejudicar as vendas.

Costa salienta que, tradicionalmente, as vendas melhoram a partir de outubro, devido à chegada da estação chuvosa e proximidade das férias de verão. Assim, ele espera encerrar 2014 com incremento de até 5% sobre 2013 e, com isso, reverter parte da retração acumulada durante os primeiros meses do ano e, sobretudo, durante o período da Copa. Contudo, ele pondera que as mesmas dificuldades observadas neste ano devem persistir em 2015.

A Toc Pneus, no bairro Calafate (região Oeste), especializada apenas em pneus para veículos de passeio, é mais otimista e estabelece perspectivas mais positivas para 2014. Segundo o diretor, Jorge Oni Peixoto, embora as margens de lucro estejam mais apertadas, a empresa conseguiu repetir índices semelhantes aos do ano passado na primeira metade deste exercício. Peixoto também projeta crescimento neste ano na comparação com 2013. "Os negócios tendem a melhorar muito no segundo semestre, principalmente em função das chuvas", enfatiza.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

As padarias sem padeiros

Uma das atrações da próxima Expoagas é um workshop na tarde de 20 de agosto sobre a opera&cc...

Veja mais
Ceasa Minas: 80% dos compradores vendem produtos em um raio de até 130 km

Uma pesquisa feita pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) identificou que 80% dos compradores que ...

Veja mais
Derivados de leite de ovelha vê mercado crescente

Pequeno laticínio de Itapecerica ampliará mix de produtos derivados do leite de ovelhasMichele ValverdeA d...

Veja mais
Aurora lança o Hambúrguer Picanha à granel

Em tamanho maior, cada unidade pesa 90g O Hambúrguer Picanha Aurora está, a partir deste mês, tamb&e...

Veja mais
Atacado cresce mais devagar em 2014

Por Sérgio Ruck Bueno | De Pinhais (PR)Depois de um desempenho abaixo das expectativas no primeiro semestre, o co...

Veja mais
Lactalis eleva valor de oferta por ativos da LBR

Por Alda do Amaral Rocha | De São PauloA francesa Lactalis elevou em R$ 100 milhões sua oferta pelas unida...

Veja mais
Volta do consumidor fortalece empresas dos EUA

Por Theo Francis | The Wall Street JournalMuitas grandes empresas americanas estão começando a ver algo qu...

Veja mais
Sucesso de picolé mexicano pode render R$ 55 mi à rede

Amauri VargasHá apenas dois anos dois brasileiros foram ao México conhecer o processo de fabricaç&a...

Veja mais
BRF adquire 75% de distribuidora de congelados do Oriente Médio

Bruna KfouriSÃO PAULO - A brasileira BRF assinou ontem (4) uma oferta vinculante com a Alyasra Food Company, a at...

Veja mais