Varejo: Brasil perde a liderança de país mais atrativo

Leia em 1min 30s

Depois de três anos na liderança, o Brasil perdeu a dianteira na lista de países com condições mais atrativas para o varejo, elaborada anualmente pela consultoria AT Kearney. O país caiu para a quinta posição.

Publicado desde 2001, o GRDI (Índice de Desenvolvimento do Varejo Global, na sigla em inglês) classifica os 30 principais países em desenvolvimento para o investimento mundial em varejo. O índice parte de 25 variáveis macro e microeconômicas, sociopolíticas e análises específicas de varejo para ajudar os investidores do setor a identificar novas oportunidades de investimento.

Segundo Pietro Gandolfi, diretor da AT Kearney, contribuíram para a queda do Brasil: a redução da velocidade de expansão da economia local, a aceleração de investimentos nos últimos anos – que leva a uma parada para avaliar se há saturação de mercado – e um pouco de cautela dos investidores com a política econômica.

– O Brasil foi líder do ranking nos últimos três anos e recebeu vários investimentos. A quinta posição que ele está agora ainda é boa. E ele pode voltar a ser líder, caso haja uma recuperação no nível de confiança da política econômica – afirma o executivo.

Nesse momento, Gandolfi vê um potencial maior para a vinda de comércios de nicho ao país.

– A abertura de lojas da Forever 21 (norte-americana de roupas) é um exemplo.

Para ele, reforça essa tese o anúncio da H&M, também varejista de moda, de que avalia a instalação no país.

O líder da vez é o Chile, onde, segundo o executivo da AT Kearney, o varejo é mais tradicional, com investimentos visando mais a população de classe média e média alta.

– O Chile já estava bem posicionado (era o segundo colocado no ano anterior) e tem a seu favor nível altíssimo de confiança dos investidores, além de baixos risco e saturação de mercado e crescimento econômico na faixa de 4% – explica Gandolfi.



Veículo: Diário Catarinense


Veja também

Varejo acelera abertura de novos pontos de venda

Empresas varejistas de grande porte enxergam na região um celeiro de oportunidades e investem na abertura de novo...

Veja mais
Polo de fruticultura irrigada avança nas vendas ao exterior

Conhecido internacionalmente pela exuberância de seus mais de 400 quilômetros de litoral, o Rio Grande do No...

Veja mais
Brasil e EUA buscam saída para caso do algodão

Integrantes do governo brasileiro se reuniram na quarta-feira em Washington com técnicos do governo americano par...

Veja mais
Preço de produtos "para namorados" subiu acima da média

O preço dos principais produtos e serviços procurados pelos consumidores no Dia dos Namorados, comemorado ...

Veja mais
Copa do Mundo: Supermercados e bares estão animados

População está ansiosa com a primeira partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo,...

Veja mais
Ypê terá fábrica de produtos de limpeza no CE

A Química Amparo, indústria paulista de produtos de higiene e limpeza doméstica dona da marca Yp&ec...

Veja mais
Lojistas comemoram aumento nas vendas de aparelhos de TV

Já no espírito da Copa do Mundo e atraído pelas liquidações, facilidade de cré...

Veja mais
Lojistas comemoram aumento nas vendas de aparelhos de TV

Já no espírito da Copa do Mundo e atraído pelas liquidações, facilidade de cré...

Veja mais
Varejo de São Paulo criou 886 empregos formais em abril

Setor encerrou o mês de abril com 1.007.376 trabalhadores formais.Houve contratação em supermercados...

Veja mais