Proximidade da Copa do Mundo melhora o preço de TV no varejo brasileiro

Leia em 2min 40s

Quanto mais se aproxima a Copa do Mundo, mais baratos ficam os aparelhos de televisão. O preço desse tipo de produto vem caindo e, há pelo menos quatro semanas, o item aparece como uma das maiores influências de baixa dos principais índices de inflação do País, como o IPC-S, o IPC-Fipe e o IGP-M. Na avaliação de especialistas, existe a possibilidade de as vendas de TVs estarem abaixo do esperado e, por isso, o varejo estaria realizando promoções na tentativa de reduzir os estoques.

De acordo com o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado na quinta-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as televisões ficaram mais baratas em abril (0,49%) e em maio (1,63%). Neste mês, o item aparece como a terceira maior influência de queda do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), componente do IGP-M, atrás apenas de produtos do grupo de alimentos.

A medição semanal do IPC-S reforça a percepção de que o movimento de deflação dos televisores está acelerando. De acordo com a FGV, a retração no preço acentuou a queda de 0,40% percebida na primeira quadrissemana de maio para retração de 1,88%, na quarta medição, divulgada na segunda-feira (02). Entre a segunda e a quarta quadrissemanas do mês, as TVs figuraram na lista de principais influências isoladas de baixa no indicador.

Já de acordo com o IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a queda dos preços de TVs na cidade de São Paulo, em maio, foi de 0,85%. Ao longo das três primeiras quadrissemanas, a pesquisa também registrou deflação de 1,96%, 2,31% e 2,78% no item aparelhos de televisão. No acumulado do ano, segundo a Fipe, os televisores acumulam queda de 5,95%. De janeiro a maio de 2010, período que antecedeu a última Copa do Mundo, a queda nos preços foi de 6,31% no mesmo período.

Para o economista Rafael Costa Lima, da Fipe, o movimento de baixa nos preços dos aparelhos de TV na capital paulista pode ter duas explicações. Um dos motivos levantados é o de que a demanda não estaria tão aquecida quanto o esperado para esta época do ano, por conta da realização do Mundial de Futebol, que começa em junho. Já o outro argumento citado por Costa Lima é o de que as lojas já estariam promovendo descontos em televisores mais antigos, enquanto os lançamentos estariam com preços mais elevados. "O movimento (de queda) é compatível com as duas histórias. Pode estar ocorrendo ou uma procura menor ou promoções", afirmou.

Enquanto as TVs registram deflação, o Índice de Preços ao Consumidor apurado pela Fipe na capital paulista vem desacelerando, mas continuou positivo em maio: 0,25%, após registrar 0,53% em abril. A taxa acumulada em 12 meses é de 5,36%. No ano, o acumulado é de 3,02%. Em maio, a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, considerou que as vendas de TVs no varejo como um todo estão tendo resultados positivos em abril e maio, mas considerou que uma parte dos consumidores havia antecipado as compras para o primeiro trimestre. Procurado, o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) afirmou que não poderia se manifestar sobre o assunto porque não realiza pesquisas sobre tendências de preço e, portanto, não tem fundamentos para avaliar o tema.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Produtor de azeite em Minas começa a prospectar mercado

Fabricação no Estado está concentrada na região da Serra da MantiqueiraA produç&atild...

Veja mais
Exportações de café voltam a crescer

Faturamento entre janeiro e maio chegou a US$ 1,43 bilhão (alta de 5,11%); volume teve expansão de 19,2%As...

Veja mais
Prepare-se para mais um passo tecnológico ao nosso desenvolvimento

Por Marco Antonio Zanini* A Tecnologia da Informação (TI) é uma facilitadora do nosso cotidiano,...

Veja mais
Produção de grãos vai a 193,6 milhões de toneladas

A produção de grãos no Brasil, medida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgada ...

Veja mais
Vendas externas de soja somam US$ 15,58 bilhões

Entre janeiro e maio de 2014, o principal setor exportador do agronegócio foi o do complexo soja, com vendas exte...

Veja mais
Lâmpadas mais usadas no Brasil vão sumir das lojas em até 1 ano

Modelo incandescente de 60 watts deixará de ser feito em julhoDE SÃO PAULOAs lâmpadas incandescentes...

Veja mais
Cautela na indústria de lácteos

Incertezas econômicas e expectativas frustradas com a Copa fazem setor frear investimentosAs incertezas quanto ao ...

Veja mais
Cooperativas de Minas são selecionadas para vender seus produtos durante a Copa

Em campo, Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo disputam os holofotes para ver quem mais se exibe na Copa do Mundo. Fora del...

Veja mais
Plantio de soja avança em Paragominas

Por Camila Souza Ramos | De Paragominas (PA)Não foram poucas as transformações pelas quais Paragomi...

Veja mais