Drogarias Pacheco SP cresce com 'integração light'

Leia em 3min 20s

Segunda maior rede de farmácias do país, a Drogarias Pacheco São Paulo (DPSP) enfrenta um processo de união parcial de seus ativos, numa "integração light", como tem sido chamado por fontes próximas à rede.

A prioridade é turbinar o crescimento, fazer a nova empresa ganhar musculatura e, em paralelo, tocar as ações do plano de integração - que não foi finalizado até o momento, três anos após anunciada a fusão das varejistas.

Essa linha deve nortear a estratégia de 2014, como apurou o Valor nos últimos dias com fornecedores e executivos ligados à empresa. Procurada, a companhia comandada pelas famílias Carvalho, da Drogaria São Paulo, e Barata, da Pacheco, não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Há informações no mercado de que esse forte crescimento da DPSP - a receita líquida subiu 14%, para R$ 5,47 bilhões em 2013, lucro cresceu 24% para R$ 186,6 milhões e 100 farmácias foram abertas no ano passado - tenha atraído o interesse da americana CVS no negócio. O comando da CVS já teria sondado a companhia neste ano para verificar o potencial para uma parceria. A CVS e a DPSP negam rumores de mercado.

Internamente, a DPSP tomou medidas para avançar em algumas áreas o processo de integração das redes. O Valor apurou que a integração caminha de forma mais lenta do que na rival Raia Drogasil - ambas fusões anunciadas no mesmo mês, em agosto de 2011. As lojas não estão operando sob mesmo número de CNPJ e os centros de distribuição, que fazem parte do projeto de integração logística, ainda não estão se comunicam completamente. A rede soma pouco mais de 800 lojas

O consumidor que mora na cidade de São Paulo e compra pelo site de venda on-line da Pacheco, por exemplo, recebe o produto do centro de distribuição da empresa no Rio de Janeiro, no prazo de 4 a 5 dias. Não consegue, portanto, usar da estrutura dos centros de armazenagem da Drogaria São Paulo espalhados pelo Estado, com prazo de entrega de até dois dias.

No entanto, fontes a par do assunto contam que áreas como o centro de serviços compartilhados (que engloba a compra de materias de escritório para as duas redes, por exemplo) está operando de forma integrada. E as duas empresas começaram a trabalhar sob o mesmo sistema de gestão - que reúne de forma conjunta as informações das áreas de recursos humanos, contabilidade, finanças, entre outras áreas das redes.

Na análise de um ex-executivo de uma das redes, existiria o que internamente se chama de "um namoro com união estável". "Um gosta do outro, dividem algumas contas e passam o dia juntos. Mas no fim do dia, cada um vai para sua casa", diz a fonte. "Não há muita pressa em terminar essa integração. Eles querem é crescer logo".

Redes com culturas diferentes - para ficar sob um aspecto, a Drogaria São Paulo sempre teve projeto de crescimento mais agressivo que a Pacheco - as empresas tiveram que pensar juntas uma nova estratégia de crescimento. E reforçaram o processo de expansão orgânica há um ano. A empresa decidiu usar a bandeira Pacheco para entrar, nos últimos meses, em dois novos Estados: Paraná (na cidade de Maringá) e Goiás (em Goiânia).

Quando se juntaram, em agosto de 2011, somavam 710 pontos. Após quase dois anos e meio, em dezembro de 2013, tinham 803 lojas, sendo que boa parte das aberturas aconteceu ao longo do ano passado.

Foram R$ 100 milhões investidos na abertura de 100 pontos (média de R$ 1 milhão por drogaria), apurou o Valor. Apenas a Raia Drogasil abriu mais unidades (131) no país em 2013. Ainda no ano passado, 70 pontos da DPSP foram reformados, segundo o relatório de resultados de 2013. O centro de distribuição em Contagem (MG) teve a capacidade duplicada e um novo centro está sendo construído em Osasco (SP), que vai atender as duas redes.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

'Boom' do mercado infantil acelera negócio segmentado

Foi-se o tempo em que a criança ficava na brinquedoteca e a mãe escolhia tudo. Hoje, a decisão da c...

Veja mais
Supermercado do Kuwait promove produtos brasileiros

Sultan Center realiza a Brazilian Week de 03 a 16 de junho. Evento irá destacar itens nacionais com degusta&ccedi...

Veja mais
Consumo crescerá em média 7,2% ao ano, diz Mintel

Após registrar crescimento médio de 11% ao ano entre 2008 e 2012, o consumo das famílias brasileira...

Veja mais
Açucar do varejo desafia usinas

Consequência do aumento da renda, combinado com um ritmo de vida mais acelerado, os brasileiros estão mudan...

Veja mais
Safra em Minas está estimada em 59,5 milhões de toneladas

Segundo informações da Siamig, devido ao clima, qualidade da produção está inferior &...

Veja mais
Panificação: empresas oferecem boas oportunidades de carreira

O setor da panificação é um dos que mais cresce no Brasil. Hoje, para agradar o perfil dos consumid...

Veja mais
Extremo sul da Bahia lidera a produção de mamão no País

Com 45% da produção brasileira de mamão, a Bahia é o maior produtor da fruta no país ...

Veja mais
Farmas avançam no segmento OTC

O mercado dos medicamentos que não exigem prescrição médica é o novo alvo de crescime...

Veja mais
Genéricos mais presentes no país

Remédios que custam até metade do preço dos de marca completam 15 anos e respondem por quase 30% do...

Veja mais