MMA e Nielsen Ibope lançam nova pesquisa de hábitos dos usuários de smartphones

Leia em 3min 10s

Whatsapp sobe de 53% para 74% de usuários desde setembro


Métricas são fundamentais para direcionar e fomentar mais ações de mobile marketing. Por isso, a Mobile Marketing Association e a Nielsen Ibope, a cada trimestre, lançam pesquisa sobre o mercado e comportamento do consumidor de smartphones. Nesta edição, a pesquisa ainda teve o patrocínio da Vivo, Spring Mobile Solutions, Agência Ginga e Fidelity Mobile.

Todos os dados detalhados serão apresentados hoje, segunda-feira dia 28 de abril, apenas para associados da MMA e para alguns convidados representantes de marcas e agências. “A Mobile Marketing Association está se tornando a referência em informação relacionada ao mercado de mobilidade”, diz Fabiano Destri Lobo, diretor da MMA Latam. “Queremos munir as marcas com dados precisos sobre seus consumidores e fomentar ações direcionadas e eficazes”, completa.

 Uma prévia da nova leitura da pesquisa foi divulgada em evento no início de abril. Entre os números adiantados ao público por Thiago Moreira, da Nielsen: em 2013 as vendas cresceram 95% comparadas ao ano de 2012; a distribuição da tecnologia ainda está com a maioria (51,2%) no 3G e apenas 1,2% no 4G; Andróid tem penetração de 73% enquanto IOS 14%. Windows phone 8%. Blackberry perdeu força e só tem 1% de penetração no mercado. 33% das pessoas usam o smartphones como principal meio de acesso à internet. Em primeiro lugar usam email, praticamente empatado com as redes sociais (77%). Em seguida usam mais vídeos (54%); os três momentos em que os usuários mais conectam em seus dispositivos: 52% em momento de espera (médico, trânsito e cinema). 48% antes de dormir e 42% logo após acordar.


Novos dados


Entre os dados que serão apresentados hoje, estão:


 

·  6% entram em redes sociais por meio de aplicativos; 15% entram por navegador e 33%, por ambos.

·  Nos últimos 30 dias, 14% dos donos de smartphone fizeram alguma compra pelo aparelho

·  Dos que compraram, 27% gastaram mais de 300 reais.

 

· Em 2013 as vendas cresceram 95% comparadas ao ano de 2012.

· Em dezembro foram vendidos mais smartphones do que outros tipos. 55% smart, 22% multimídia, 23% feature

· Distribuição da tecnologia: 51,2% 3G e apenas 1,2% 4g

·  Tablets: aumento no varejo de vendas em 2013 foi de 312%

· Os abaixo de 1000,00 aumentaram 509% e já representam 87% do mercado.

·  Mais mulheres que homens usam smartphones em faixa etária mais jovem. Acima de 50 anos a tendência se inverte e mais homens usam.

· Andróid tem penetração de 73% enquanto IOS 14%. Windows phone 8%. Blackberry perdeu força e só tem 1% de penetração no mercado.

· São 33% das pessoas usam o smartphones como principal meio de acesso à internet.

· Em primeiro lugar usam email, praticamente empatado com as redes sociais (77%). Em seguida usam mais vídeos (54%).

·  Whatsapp foi o que mais cresceu. Em setembro 53% dos usuários de smartphones usavam. Hoje são 74%.

·  Mais jovens usam mais whatsapp do que facebook.

· 29% dos usuários lembram de terem visto produto ou marca anunciados em smartphones nos últimos trinta dias.

·  Os três momentos em que os usuários mais conectam em seus dispositivos: 52% em momento de espera (médico, trânsito, cinema) 48% antes de dormir e 42% logo após acordar.

 A Mobile Marketing Association (MMA) é a Associação global que tem como objetivo fomentar o crescimento do Marketing Mobile no mundo e suas tecnologias. A MMA quer derrubar os obstáculos para o desenvolvimento desse mercado, estabelecer orientações e melhores práticas para mídias mobile, educando o mercado para o uso dos canais móveis.  Os mais de 700 membros representam mais de 40 países ao redor do mundo. O escritório central da MMA está localizado nos EUA e suas unidades regionais incluem América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. www.mmaglobal.com

 

Fonte: Mobile Marketing Association/Portal ABRAS


Veja também

Atacado distribuidor fatura R$ 197 bilhões em 2013, diz ABAD

Empresários do setor atacadista estão otimistas. ABAD prevê crescimento de 3,5% em 2014 Por...

Veja mais
Colgate-Palmolive lucra 16% menos no primeiro trimestre

A Colgate-Palmolive registrou lucro líquido de US$ 388 milhões no primeiro trimestre deste ano, representa...

Veja mais
NESTLÉ PURINA® investe US$ 5 milhões e lança PURINA® Revena

Com o lançamento, a marca inaugura novo segmento e chega ao ponto de venda já com linha completa para filh...

Veja mais
Setor de latas de aço projeta alta de 2% da produção neste ano

A indústria de latas de aço está se preparando para um aquecimento dos negócios no segmento ...

Veja mais
Nestlé amplia investimentos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição, pela Nestlé, das a&...

Veja mais
Promoções visam ampliar as vendas no período

Com previsões bem positivas para o Dia das Mães, o Complexo Tatuapé, formado pelo Shopping Metr&oci...

Veja mais
Diretor da Associação Sergipana de Supermercados, Josias Peixoto, recebe Comenda José Ramos de Moraes

O supermercadista e diretor da Associação Sergipana de Supermercados (Ases) Josias Nunes Peixoto, recebeu ...

Veja mais
ABIA discute redução do sódio nos produtos alimentícios industrializados

A Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) realizou hoje em S&atild...

Veja mais
Cooperativa busca parceria para garantir qualidade do leite

O encontro teve como tema “Políticas sobre qualidade do leite”, e foi realizado com o propósit...

Veja mais