Exportações de frutas mineiras crescem 45%, mas potencial é bem maior

Leia em 2min 40s

Volume embarcado somou US$ 5,8 milhões em 2013


As exportações mineiras de frutas e derivados somaram US$ 5,8 milhões em 2013, o que representou incremento de 45% sobre o valor gerado no ano anterior. O volume embarcado - 5,3 mil toneladas - ficou 26,1% maior. Apesar dos resultados positivos, o déficit na balança comercial das frutas e derivados no Estado ainda é alto, somando US$ 20 milhões. Para tentar mudar essa realidade e explorar mais o potencial que o Estado tem para a atividade, são necessários mais investimentos em logística, certificações, padronização e melhoria da qualidade dos produtos. A avaliação é da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Considerando somente frutas in natura, as exportações mineiras somaram US$ 4,1 milhões, enquanto as importações foram de US$ 11,4 milhões. O volume, de 4,6 mil toneladas, ficou 31,2% maior. O volume embarcado das frutas sem processamento representou 87,2% das vendas externas de frutas e derivados.

O valor médio das frutas mineiras exportadas atingiu US$ 879,4 a tonelada em 2013, incremento positivo de 8,9% em relação ao montante do ano anterior. Para frutas e derivados, o valor médio da tonelada foi de US$ 1,088 mil, expansão de 12,7% em relação a 2012.

No país, as exportações somaram US$ 3,1 bilhões com um volume de 2,9 milhões de toneladas de frutas e derivados embarcados. Minas Gerais responde por apenas 0,18% do volume destinado ao exterior pelo país. A representatividade das frutas e derivados nas exportações do agronegócio mineiro é inferior a 1%.

De acordo com o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, o Estado tem muito espaço para crescer e os investimentos no processo para exportar tem retorno. "Enviar frutas para o mercado externo é agregar valor à produção, mas Minas Gerais ainda exporta um volume muito abaixo do potencial.  necessário que sejam feitos investimentos diversos na logística, nas certificações - já que o mercado internacional tem várias barreiras na qualidade e padronização das frutas", disse.


Destinos -
A Holanda se manteve na liderança dos compradores de frutas in natura e de frutas e derivados originários de Minas Gerais. As compras holandesas de frutas in natura e de processadas cresceram 35,3% e 30,8%, respectivamente.

Mas os mercados que mais ampliaram importações das frutas mineiras in natura foram o Reino Unido e a Alemanha, que se destacaram pelo crescimento das importações de 337,2% e 238,5%, respectivamente, entre 2012 e 2013. Em ambos os países, o aumento das compras de limão contribuiu para a expansão.

No caso das frutas e derivados, destacaram-se Reino Unido e Estados Unidos, com aumentos de 300,6% e 72,3%, respectivamente, impulsionados, pelo incremento das compras de sucos.


Mais vendidos -
Em 2013, as exportações de limão representaram a maior parcela das vendas externas de frutas in natura de Minas. Ao todo foram embarcadas 4 mil toneladas, frente às 2,7 mil toneladas enviadas em 2012. A representatividade é de 79,7% do volume destinado ao exterior. A segunda fruta mais vendida é a manga, cujas vendas cresceram 1.283,5%, atingindo US$ 528,5 mil. Foram embarcadas 332,8 toneladas, respondendo por 13% do total. Em seguida, aparece o abacaxi, com 300 toneladas exportadas e participação de apenas 5,3%.


Veja também

Com faturamento de R$ 156,7 bilhões, eletroeletrônico cresce 5 % em 2013

A indústria de eletroeletrônicos faturou R$ 156,7 bilhões no ano passado, aumento real de 5% em rela...

Veja mais
Fipe: Cesta básica em SP tem maior avanço desde 2008

O preço médio da cesta básica na cidade de São Paulo avançou 3,22% em março. D...

Veja mais
Safras: tendência é que os preços voltem a subir

O mercado brasileiro de suínos continua aquecido, atingindo novos patamares recordes na média Centro-Sul d...

Veja mais
Mercado de café esteve volátil em março

No mercado internacional de café, março vai ser lembrado como um mês de extrema volatilidade e de in...

Veja mais
Mili lança campanha que estimula a criatividade das crianças

Promoção "Dê vida à imaginação do seu filho" transforma desenhos infantis em br...

Veja mais
Forno de Minas participa de feira de alimentos no Canadá

Empresa mineira apresenta o tradicional pão de queijo ao mercado internacional durante a SIAL 2014 Firme no...

Veja mais
Vendas a prazo na semana de Páscoa devem crescer 3,5%

As vendas a prazo na semana de Páscoa devem crescer 3,5%, em relação ao mesmo período do ano...

Veja mais
Ambev abre inscrições para o Programa Trainee Industrial

Selecionados tornam-se imediatamente funcionários efetivos da companhiaOs interessados em se tornar lídere...

Veja mais
Colheita do milho pressiona preços

O mercado brasileiro de milho teve um mês de março de maior pressão da colheita da safra verã...

Veja mais