Comércio se prepara para semestre com "feriadões"

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Em ano de Copa do Mundo e eleições, o comércio varejista busca se adaptar para manter ritmo de vendas. Com o calendário concorrido no primeiro semestre, por conta dos feriados, o cenário fica ainda mais concorrido. As redes têm se preparado para o carnaval, com produtos mais voltados ao verão - que segue com altas temperaturas -, sem deixar de analisar o calendário que vai além da época de desfiles e festas.

Para não ter os negócios prejudicados pelas datas devido aos "feriadões", sendo que o carnaval deste ano será nos dias 3, 4 e 5 de março, e a próxima parada no calendário será no dia 18 de abril, sexta-feira, dia da Paixão de Cristo, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) alerta para a necessidade de adaptação no comércio nas grandes metrópoles.

A previsão é de um período de vendas mais amenas, diferente do impacto nas cidades litorâneas e no interior. Afinal, muitos turistas viajam para essas áreas em busca de lazer e descanso. Assim, as metrópoles viram regiões temporárias de consumo.

O dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, que cairá em uma segunda-feira, formando mais um feriado prolongado no primeiro semestre. E até o Dia do Trabalho, 1º de maio, cai em uma quinta-feira - o que poderá fazer com que algumas pessoas estiquem a pausa até o fim de semana.

Copa do Mundo


Ainda que seja somente no segundo semestre, a Copa no Brasil já começa a ter impacto na vida de alguns empresários. Há oportunidades na área da construção civil e tecnologia da informação (com aplicativos para turistas, por exemplo), como aponta levantamento do Sebrae. O órgão, aliás, estima que até agora os preparativos para o mundial de futebol tenham rendido R$ 281 milhões em negócios para micro e pequenas empresas - resultado baseado em rodadas de negócios (encontros de empresários).



Veículo: DCI


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