Supritape aposta na ampliação do mix para lucrar no varejo

Leia em 2min 10s

Há 17 anos no mercado de distribuição de suprimentos em tecnologia de informação em Belo Horizonte, a Supritape acrescentou ao seu mix cerca de 1,5 mil novos itens para aumentar sua variedade e sobreviver ao varejo. De acordo com o proprietário da empresa, Euler Ricardo Bottaro, os supermercados são seus principais concorrentes. "O cliente prefere comprar no supermercado porque lá divide em até 12 vezes, então estamos investindo na diversidade de produtos. Agora, meu cliente sai satisfeito porque procurou o produto em vários lugares, mas encontrou na minha distribuidora", afirma.

Bottaro afirma que percebeu uma diminuição na procura em produtos, como cabos de rede, teclado, mouse, que são peças mais ligadas ao uso de desktops. Por outro lado, registrou crescimento da venda de produtos wireless, como roteadores. Outra linha de produto que deu um salto de venda foi à relacionada a iPhone, como capinhas, cabos de conexão com televisão, carregadores veiculares e película. "Sempre tenho que me adaptar e estar um passo à frente do mercado. Com a globalização, os clientes já sabem que existe um produto novo na praça, então tenho que tê-lo disponível", diz. O empresário afirma que investe, também na qualidade do atendimento para se diferenciar.

Da mesma forma, a Brasil Informática, com sede no bairro Letícia, na região Norte de Belo Horizonte, registrou queda de até 35% na venda de desktops. "O público quer mobilidade e aparelhos que concentram internet, telefone e outros serviços. Os smarthphones e tablets suprem essa demanda que os desktops não conseguem atender", afirma o gerente da distribuidora, Rodrigo Leite Muniz. De acordo com ele, até início do ano passado, a empresa só tinha parceria com a marca Samsung, mas com a necessidade de investimento em dispositivos móveis, foram fechados mais três contratos com outras fornecedoras desse tipo de tecnologia.

A queda na venda de cabos também foi percebida na Brasil Informática, conforme relata Muniz. Ele afirma que os consumidores substituíram esses produtos por outros, como roteadores wireless, aparelhos repetidores de sinal e adaptador USB para a melhoria de sinal da internet em notebooks. "O consumidor final não quer mais saber de cabo, está focado mesmo é na mobilidade", analisa.

A concorrência com o varejo também é destacada pelo gerente como uma vilã para a distribuidora, sendo os magazines os principais concorrentes. "Elas começaram vendendo produtos mais simples e de uma linha só. Mas agora estão aprendendo a comercializar equipamentos mais de marca, concorrendo conosco", diz. Para sobreviver a essa realidade, Muniz afirma que a estratégia é investir em diversidade. "Tem que ter de tudo, inclusive produtos periféricos, como acessórios e suprimentos", conclui.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Rede varejista seleciona estudantes para seu Programa de Estágio 2014

O rede Walmart.com abre inscrições para seu Programa de Estágio 2014, que este ano oferecerá...

Veja mais
Reforço na frota garante a entrega

Mais 47 caminhões Volkswagen vão reforçar a frota da Vonpar, distribuidora das marcas Coca-Cola e H...

Veja mais
Empresa de logística da Vale planeja novo terminal

A VLI, empresa de logística controlada pela Vale, vai construir um terminal ferroviário em Uberaba, no Tri...

Veja mais
Calor esvazia estoques de produtos de refrigeração

Apesar da reposição dos aparelhos, lojas não estão conseguindo atender à grande deman...

Veja mais
Calor eleva preços de legumes e frutas em Sorocaba

As perdas causadas pelo calor excessivo e a falta de chuva fizeram subir os preços de verduras, legumes e algumas...

Veja mais
Trigo: Derivados ajudam no lucro do varejo

Os preços de pães, massas e biscoitos sobem no varejo do Brasil, ao contrário do que acontece no at...

Veja mais
Grãos especiais cultivados em Minas rendem bebidas sofisticadas e grandes negócios no café

Enquanto o grão comum perde valor como commodity, produtores apostam nos tipos especiais, que chegam a ser comerc...

Veja mais
Cor branca sai de moda entre eletrodoméstico de alto padrão

Chamada de linha branca, a categoria de eletrodomésticos que reúne geladeiras, fogões e lavadoras t...

Veja mais
Setor do algodão vê piora na nova lei agrícola dos EUA

A nova lei agrícola dos Estados Unidos, a Farm Bill, sancionada na sexta-feira, 7, pelo presidente norte-american...

Veja mais