O Boticário é marca preferida entre os brasileiros

Leia em 2min 30s


Empresa de cosméticos é mais lembrada que a Natura e possui a melhor imagem dentre os consumidores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela agência YouGov

A empresa O Boticário tem a melhor colocação na lista das dez maiores marcas do Brasil, elaborada por meio da ferramenta YouGov BrandIndex, plataforma que monitora a percepção de consumo das marcas por meio de pesquisas com o público brasileiro. Cada marca recebe uma pontuação (ou Buzz) baseada no fato de os indivíduos terem ouvido algo positivo ou negativo sobre uma marca nas últimas duas semanas, por meio de peças publicitárias, notícias, ou "boca a boca".


Apesar de ter uma parcela de mercado inferior à rival Natura, que ficou em segundo lugar no ranking de marcas, a rede O Boticário é mais reconhecida pelos compradores brasileiros. A marca de higiene bucal Oral-B é a terceira da lista, batendo a sua maior rival, Colgate, que ficou com o quinto lugar. A Colgate tem uma longa história no Brasil, mas, nos últimos anos, a Oral-B consolidou seus investimentos no país, o que tem surtido efeito com o consumidor.


As empresas tecnológicas também marcam presença como as maiores marcas para o consumidor brasileiro, com Facebook, Samsung e Google, na sexta, sétima e oitava posições, respectivamente. O Brasil é hoje o terceiro maior mercado para o Facebook, possivelmente pelo crescente uso de smartphones.


De acordo com o CEO do YouGov BrandIndex, Ted Marzilli, o Brasil se tornou um dos mercados mais interessantes do mundo, já que, atualmente, o consumidor brasileiro tem maior poder aquisitivo. "Companhias de todos os setores buscam manter uma boa imagem no País e, com a crescente competição por consumidores, empresas como O Boticário e Natura precisarão trabalhar muito para manter suas posições."


"Os brasileiros também adotaram as marcas de mídias sociais e tecnologia e esperamos que empresas como Facebook e Twitter continuem a fazer ações para aumentar sua base de usuários no país. Os indivíduos são claramente abertos a novas marcas e produtos, o que significa que há várias oportunidades para quem quer ingressar no mercado local", finaliza Marzilli.


Veja, abaixo, ranking com as dez maiores marcas do Brasil:



Colocação Marca Pontuação


1 O Boticário 74.6
2 Natura 70.7
3 Oral-B 63.6
4 Nestlé 62.5
5 Colgate 60.1
6 Facebook 58.4
7 Samsung 57.9
8 Google 56.7
9 Avon 56.2
10 Dove 54.2



Metodologia


Mais de 300 marcas de consumo utilizam o ranking do YouGov BrandIndex, que pergunta aos participantes: Se você ouviu falar qualquer coisa sobre a marca nas últimas duas semanas, por meio de anúncios, notícias ou "boca a boca", foi algo positivo ou negativo?


A tabela de resultados mostra as marcas com a maior média de pontuação entre abril, quando o serviço BrandIndex Brazil foi lançado, até dezembro de 2013. As pontuações são representações da população em geral.


Todas as pontuações foram reduzidas a uma única casa decimal. Entretanto, temos precisão adicional para estabelecermos o ranking.


Fonte: Comunicação YouGov BrandIndex


Veja também

Níveis de estoque estão ajustados, diz FecomercioSP

De acordo com o levantamento, 59,1% dos cerca de 600 empresários entrevistados disseram ter mercadorias em volume...

Veja mais
Produção deve oscilar entre 1% a+1,5% em 2014

A produção da indústria têxtil nacional deve girar em torno de -1% e +1,5% neste ano, de acor...

Veja mais
Preço de material escolar varia 550%

Pesquisa divulgada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justi&cce...

Veja mais
Comércio de BH é capacitado para atendimento a clientes de língua inglesa na Copa

O curso vai ajudar o lojista a usar as corretas formas de tratamento e diversas possibilidades de saudaçõe...

Veja mais
Unilever registra lucro de 4,84 bilhões de euros

A Unilever informou nesta terça-feira a sua primeira desaceleração no crescimento das vendas em um ...

Veja mais
Disputa no Brasil vai aumentar

A disputa no mercado brasileiro de preservativos vai esquentar. A Reckitt Benckiser, conhecida por produtos de limpeza c...

Veja mais
Supermercados gaúchos esperam crescimento de 6% nas vendas de papelaria

Dois em cada três itens para a volta às aulas deverão ser adquiridos em supermercados no RS   ...

Veja mais
Copa será oportunidade para vender cachaça

Produtores da bebida querem ampliar as exportações, que hoje representam apenas 1,3% da produç&atil...

Veja mais
Farmacêutica prevê melhor resultado e aguarda Pfizer

Apesar do ano difícil para a indústria farmacêutica - quando o aumento dos custos dos insumos e o ac...

Veja mais