Varejo está confiante para os próximos 3 anos

Leia em 2min 40s

Tendências do setor alimentam otimismo de lojistas do Brasil e do mundo presentes no Retail´s Big Show 2014



Nova York. É consenso e há confiança entre 69% dos principais varejistas globais que nos próximos três anos haverá expansão nas vendas do setor. A boa notícia foi lançada ontem na apresentação aos lojistas da delegação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), no Hotel Intercontinental New York Times Square, pelo professor Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo da ESPM, fez suas projeções para o mercado e deu dicas aos varejistas. Ele foi o convidado das referidas entidades, em Nova York, a traçar os cenários para o segmento no Brasil e as perspectivas da National Retails Federation (NRF), a Federação Nacional de Varejistas dos Estados Unidos.

Pastore, que é referência em consultoria no setor, faz uma lista de quatro tendências que devem reger o mercado em um futuro próximo: tecnologia, internacionalização, crescimento do consumo e sustentabilidade.


Tecnologia como aliada


Conforme disse aos empresários brasileiros, a tecnologia avançou muito no Brasil, sobretudo como ferramenta de controle de estoques, acompanhamento de preços e na carteira de clientes; e deve continuar a ser encarada como uma amiga e aliada.

"Estamos vendo várias inovações para melhorar a relação do ponto de venda com o cliente, a transformação da loja em espaço de relacionamento, e todos os tomadores de decisão devem considerar a tecnologia", orienta o professor da ESPM.

Segundo exemplificou, no stand da IBM da Retail´s Big Show 2014 existe um software que detecta o humor do cliente, auxiliando na condução da compra. Quanto à internacionalização, Ricardo Pastore afirma que ela está ocorrendo no Brasil não pela via de levar o negócio a outros países, mas no aspecto da convivência com os que estão vindo, já que o País vem recebendo vários investimentos do exterior. "Existe, portanto, uma grande demanda por resultados". Ainda segundo o consultor, o crescimento do consumo nesta edição da NRF ficou muito claro. "As empresas ligadas a este segmento vão ascender, mesmo que não queiram, pois há mais gente comprando e a regra é se expandir", projeta Pastore. Acrescenta, ainda, que a sustentabilidade é praticamente um mandamento para quem deseja avançar no mundo globalizado.

Após enumerar sua lista de macrotendências, o professor assinalou um quinto ponto que, segundo ele, deve ser foco dos lojistas atualmente: a valorização do varejo tradicional. "A loja deve ser vista como um ambiente de hospitalidade, com valorização do espaço físico", ressalta.


Razões do sucesso


Ricardo Pastore mostrou ainda aos empresários, incluindo os cearenses, as razões de sucesso para uma loja. Como exemplo, o consultor citou a Apple Store, considerado por ele um case por sua "destruição" constante, não do ponto de vista negativo, mas pelo fato de estar sempre buscando inovar. Além disso, comercializa soluções e não meramente produtos. Por fim, trata-se de uma companhia que valoriza os clientes e cria diferenciais para evitar ser copiada", ensina.


 

Veículo: A Tarde - BA


Veja também

Empresa logística investirá R$ 1 bilhão para escoar grãos pelo Tapajós

Em meio à acelerada expansão de negócios voltados ao novo terminal de transbordo fluvial de Miritit...

Veja mais
Rota do agronegócio favorece expansão de redes varejistas

A rede supermercadista Grupo Delmoro, em Lucas do Rio Verde, interior do Mato Grosso, cresceu em 2013 cerca de 24% no fa...

Veja mais
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica trará benefícios para compras

Encontro discutiu os benefícios da implantação do novo sistemaNo segundo semestre deste ano, o vare...

Veja mais
Mercado do algodão registra preços firmes, mas poucos negócios

O mercado nacional de algodão em pluma operou com preços mais altos nesta semana. No CIF de São Pau...

Veja mais
O futuro chega mais devagar no Brasil

Há pelo menos três anos, os maiores especialistas de varejo do mundo reúnem-se em Nova York em janei...

Veja mais
Sanofi vai explorar compostos naturais para antibióticos

O laboratório francês Sanofi fechou uma parceria com um centro alemão de pesquisas para encontrar no...

Veja mais
Setor de iluminação cresce 4% durante o ano de 2013

Com um faturamento de R$ 4 bilhões, o setor de iluminação fechou 2013 com crescimento de 4% nas ven...

Veja mais
Cencosud investirá US$ 41 mi na abertura de lojas e reformas

A rede chilena Cencosud, que atua no Brasil desde 2007 com as bandeiras nacionais GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e M...

Veja mais
DMCard reforça presença no Sul com private label para Rede Peruzzo

A parceria prevê a emissão de 15 mil cartões  private label nos seis primeiros meses de opera&c...

Veja mais