A rede chilena Cencosud, que atua no Brasil desde 2007 com as bandeiras nacionais GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues, anunciou que investirá US$ 425 milhões em seus cinco países de atuação, com a intenção de aumentar a rentabilidade das operações, além de consolidar as suas operações no Brasil e Colômbia.
Como o plano de investimento contemplará também o Chile e o Peru, o grupo Cencosud estima atingir uma receita entre US$ 20,4 a US$ 21,3 bilhões em 2014, terminando o ano com sua dívida líquida três abaixo do montante atual.
Para atingir as metas de vendas e rentabilidade, o Cencosud vai investir na ampliação da área de vendas de aproximadamente 135 mil metros quadrados. O plano de expansão orgânica inclui US$ 210 milhões para abertura de 51 lojas, um novo centro de distribuição na Argentina e a expansão de um dos centros de distribuição no Brasil. Estima-se que o Brasil receba novos 10 pontos de vendas - sem mencionar qual bandeira.
O diretor-presidente para operação brasileira da Cencosud, Silvio Pedra, afirmou [durante encontro setorial, em setembro do ano passado] que nos últimos 10 anos o Cencosud cresceu em 20 vezes o seu tamanho, além de ter 368 supermercados entre alguns países da América Latina. No Brasil, está presente com as suas diferentes bandeiras em nove estados e em 60 regiões diferentes. A chave do sucesso, segundo Pedra é o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos ofertados em suas redes e o respeito à regionalização das suas operações. Além da qualidade do que é ofertado e o mix que atende as necessidades regionais do consumidor, Pedra explicou que sistemas eficientes de gestão e de logística são essenciais para a saúde de qualquer empresa do segmento supermercadista.
Considerada a quarta maior rede supermercadista em operação no Brasil, a vinda para São Paulo, no meio do ano passado, pode ter sido estratégica. "Nós já estamos em São Paulo, só não temos lojas". Para completar as obras do Costanera Center serão investidos cerca de US$ 40 milhões. Para a manutenção das lojas atuais, o Cencosud destinará cerca de US$ 75 milhões. Outros US$ 100 milhões serão para o varejo virtual.
Veículo: DCI