Polo calçadista aposta no público feminino

Leia em 2min 10s

Com forte concorrência externa, indústrias da região optam pela diversificação para evitar queda no faturamento

Após um ano sem crescimento na produção, o polo calçadista de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, agora aposta em diversificação do mix para mudar essa realidade. Se antes os sapatos que vinham da região eram, em sua maioria, esportivos e voltados para o público masculino, o público-alvo agora são as mulheres.

Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana, Pedro Gomes da Silva, a produção do polo permaneceu estável em 2013 ante o exercício anterior. Porém, o faturamento apresentou pequena elevação, de cerca 4%, em decorrência da alta dos preços dos produtos. O resultado reflete uma série de fatores como a alta concorrência com produtos importados e o mau desempenho da economia brasileira, que derrubou o consumo no mercado interno.

Como se não bastasse esse quadro, que afeta diversos outros segmentos na mesma proporção, o polo calçadista ainda sofre com outra questão: "A mudança do perfil dos consumidores é o que mais pesou. Antes os calçados esportistas que fazíamos tinha grande procura. Agora não, nós estamos buscando alternativas e novos modelos para atrair os clientes", afirma.

Um caminho que vem sendo trilhado pelos produtores locais é no sentido de cair no gosto feminino. A maior propensão ao consumo das mulheres é uma das explicações para que o segmento seja visto como uma nova mina de ouro capaz de salvar os números do segmento. Não é à toa que a expectativa para este ano é a de uma produção cerca de 8% maior no polo. "A nossa inserção no mercado feminino está positiva. Então já devemos começar a colher frutos neste ano", ressalta.

Expectativa - Um exemplo dessa realidade é a Cromic Indústria e Comércio de Calçados Ltda, que só conseguiu salvar o ano de 2013 em decorrência de alguns modelos para o público feminino lançado no período. Segundo o proprietário da empresa, Júnior César Silva, o exercício anterior foi marcado por um acréscimo de 10% no faturamento frente ao exercício anterior.

Além da diversificação do mix, o resultado reflete também uma pequena base de comparação, uma vez que em 2012 havia ocorrido uma retração de 8%. Dessa forma, o que ocorreu foi praticamente uma recuperação e retomada aos mesmos patamares de 2011.

Para 2014, a expectativa do empresário é de alcançar alta entre 10% e 15%. E a justificativa é prospecção dos novos mercados com os modelos lançados. "O que produzimos no ano passado já foi bem recebido pelo público feminino. Agora, vamos trazer nesse ano mais novidades. O resultado deve ser positivo por isso", enfatiza.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Colheita de maçãs deve ter crescimento de 10% em SC

Frutas maiores e de qualidade superior devem garantir bons preços para os produtoresQualidade e quantidade devem ...

Veja mais
Volta às aulas amplia estoque para vender até 20% mais

Os varejistas mostram-se mais otimistas com as vendas de artigos escolares este ano, em relação a igual pe...

Veja mais
Rede farmacêutica estuda venda do controle ou fusão

A comando da Farma Delivery, varejista on-line de medicamentos criada em 2007, avalia a hipótese de vender o cont...

Veja mais
Alta de preços elevará receita das marcas de material escolar

O período de volta às aulas deve aumentar em até 20% a receita de alguns fabricantes de material es...

Veja mais
Coca-Cola lança mundialmente vídeo em que jogadores cegos tocam na taça da copa do mundo da FIFA

Vídeo já foi assistido mais de 5,7 milhões de vezes no Brasil e agora será lançado em...

Veja mais
Em 2014, Dori investirá no desenvolvimento de embalagens inovadoras e funcionais

Centro de Inovação e Tecnologia, em Mairinque, desenvolverá novos produtos e embalagens, em parceri...

Veja mais
MID® e FIT criam refresco azul que vai premiar consumidores

Ação promocional contempla prêmios instantâneos e o sorteio de uma casa e um carro Os consu...

Veja mais
Agronegócio encerra 2013 com superávit de US$ 82,91 bilhões

Principal setor exportador foi o complexo soja, responsável por US$ 30,96 bilhões em vendas externasA bala...

Veja mais
Logística ganha importância nas empresas

Boa política na área garante cumprimento de prazos e orçamentos e informações sobre t...

Veja mais